PRESIDÊNCIA
Presidentes da Assembleia e da Cotrijal têm audiência com Bolsonaro em Brasília
Maicon Bock - MTE 11813 | Presidência - 13:48 - 12/01/2021 - Foto: Marcos Corrêa
Em encontro intermediado pelo deputado federal Sanderson, Ernani Polo tratou da vacina contra a Covid-19 e pediu medidas para setor de eventos e entretenimento

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), e o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, tiveram audiência nesta terça-feira (12), em Brasília, com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Na reunião intermediada pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) e realizada no Palácio do Planalto, Polo tratou da vacina contra a Covid-19  e solicitou a prorrogação, para o setor de eventos e entretenimento, do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Bolsonaro informou que irá analisar o tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O segmento de eventos é um dos mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia. Por isso, representantes buscam a prorrogação, até sua retomada concreta e definitiva, do programa federal que se encerrou no mês passado. O programa consiste no pagamento de um benefício emergencial, a redução proporcional de jornada e de salário e até a suspensão temporária do contrato.

Além do grupo de Live Marketing do RS, a demanda foi apresentada a Polo pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Gramado, Canela e Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau, Bento Convention Bureau e Agepes (Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos).

O presidente da Assembleia relatou a Bolsonaro as dificuldades do setor e de artistas da música regional e grupos de baile, que estão impedidos de trabalhar e sem qualquer receita, o que inviabiliza a retomada do pagamento integral dos salários dos funcionários durante o mesmo período em que foi concedido o benefício federal.

Também foi apresentada a Bolsonaro uma lista de propostas da Ubrafe (União Brasileira de Promotores de Feiras e Exposições) para o segmento garantir emprego e renda. Entre os pedidos estão redução de impostos para o setor, criação de fundo para realização de eventos que tiveram de ser cancelados devido à pandemia e a colocação, se possível, de grandes pavilhões públicos à disposição de feiras e exposições a custo zero.

Bolsonaro confirma presença na Expodireto
Na mesma audiência, o presidente Bolsonaro foi convidado para a Expodireto Cotrijal 2021, que ocorrerá em março em formato híbrido em Não-Me-Toque. O presidente da República foi informado de que receberá o Troféu Brasil Expodireto na categoria Liderança Nacional pelo apoio ao setor agro. O convite foi entregue pelo deputado Ernani Polo, pelo presidente da Expodireto, Nei César Mânica, e pelo embaixador da Expodireto, Paulo Sérgio Pinto. Bolsonaro garantiu presença no evento.

Vacina contra covid-19
Após questionamento do presidente da Assembleia, Bolsonaro disse que a vacina contra a covid-19 será adquirida logo que houver aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois já há recursos garantidos, segundo ele.

Obras de infraestrutura
Ernani Polo aproveitou a visita para agradecer o governo federal, em especial ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pelos investimentos que estão sendo realizados em território gaúcho.

"Esses investimentos são de extrema importância para que possamos recuperar nossas rodovias, ferrovias e aeroportos. Com melhor infraestrutura, teremos mais competitividade no cenário nacional", afirmou Polo.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30