ARTIGO
2021: o ano da cura 
Dalciso Oliveira* | PSB - 13:31 - 13/01/2021
O ano que se encerrou foi complexo e desafiador. É muito pouco provável que qualquer um de nós tivesse a mais vaga noção, lá em dezembro de 2019, do que, de fato, tivemos que enfrentar no ano de 2020. Assim, sob este clima de profunda consciência de que não temos o controle do destino em nossas mãos, dou início a esta tentativa de prospectar este ano de 2021.

Começo pelo mais profundo dos desejos, não apenas meu mas, presumo, de todos.  2021 será o ano da “cura”. Coloquei assim entre aspas mesmo pois é no sentido amplo que este termo deve ser utilizado em 2021. Será um período, penso eu, de afirmação da cura, ou mesmo de uma terapêutica adequada e mais madura para o tratamento do COVID-19 e esperamos que, com a graça de Deus e o trabalho da ciência, possamos vencer em definitivo a pandemia no curso do ano.

Será igualmente um período para curarmos as feridas produzidas na economia, já que tivemos uma retração econômica em nível mundial jamais vivenciada por esta geração. Empresas fecharam, pessoas ficaram desempregadas, cadeias econômicas inteiras foram solapadas. E, da mesma forma que tratamos das doenças, não será o acaso que produzirá a cura. Será um ano em que o poder público, em todas as suas esferas, precisará ser muito proativo e eficiente na geração de empregos e na invenção de um futuro próspero e seguro.

Confio que possamos nos curar, enquanto homens e mulheres, dos imensos muros que nos separaram nos últimos anos. Fomos, ao longo dos anos, enfatizando as nossas diferenças, observando e militando sobre os pontos em que divergimos, a tal ponto que nos vimos incapazes de dialogar. Esta era dos extremos, especialmente na política, tem se mostrado inócua, boa para discursos mas ruim para a ação. Que a cura de 2021 nos reaproxime como irmãos, que possamos novamente trilhar um caminho coerente, respeitando as divergências, mas agindo movidos pela união e o bem comum.

Termino esta pequena reflexão agradecendo muito por tudo aquilo que pudemos fazer em 2020. Encerro o ciclo de meu segundo ano como parlamentar ainda mais comprometido com as pautas que me trouxeram até aqui. O Rio Grande que produz terá neste mandato um esteio, ainda mais forte e experiente. Vamos, passo a passo, curar este Estado, devolvendo-o a um patamar de competitividade e desenvolvimento.

*Deputado Estadual 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30