ARTIGO
Democracia ativa e interativa
Gabriel Souza* | MDB - 10:29 - 05/02/2021
A base da política, e especialmente de um parlamento, é a representação. Mas não apenas no sentido formal, técnico ou normativo. Me refiro à representação em seu sentido popular: como verdadeira materialização da vontade social. Como pertencimento.

A pandemia de Covid-19 antecipou inúmeros fenômenos sociais e nos fez avançarmos muitos anos em um. A consequência destas transformações é uma sociedade com novas dinâmicas e comportamentos e um Parlamento que precisa estar atualizado diante de tantas mudanças.

Assim, assumo a presidência da Assembleia Legislativa consciente da necessidade de defender e fortalecer a democracia, a partir da modernização do Legislativo e da defesa de atualização do Estado, Lato sensu, para encontrarmos a necessária sintonia entre o que quer a sociedade e as ações do Estado que a governa. Neste processo, o Parlamento tem função primordial por ser o canal de ligação de ambos.

O Legislativo, quando em consonância com o povo – seu representado –, evita questionamentos sobre o próprio sistema e suas instituições democráticas, estas imprescindíveis para garantir os direitos fundamentais da população. Dessa maneira, à frente do Parlamento gaúcho, vamos trabalhar para implementar uma política de atualização dos fluxos e práticas da Assembleia Legislativa, para que ela seja ativa e interativa.

Nossa gestão também atuará – prioritariamente –  para retomar a atividade econômica e garantir que os 11 milhões de gaúchos tenham melhores perspectivas e oportunidades de emprego e renda. Para tanto, será necessário que a população esteja imunizada. A presidência do Parlamento se baseará na ciência para defender as medidas a serem praticadas em meio à pandemia. Trabalharemos junto com o Poder Executivo para contribuir na solução da crise econômica e do processo de vacinação da população.

O ano de 2021 será de retomada. Temos nele a oportunidade de, mais do que nos adaptarmos, corrigirmos práticas desatualizadas para que todos os gaúchos sintam-se representados pelo Legislativo.

*Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30