ARTIGO
Precisamos da indústria forte na retomada do crescimento!
Dalciso Oliveira * | PSB - 15:52 - 10/02/2021
Informações atuais mostram que, no terceiro trimestre de 2020, atingiu-se no RS o menor nível de ocupação laboral desde 2012. O número de gaúchos ocupados caiu para 51,5% do total de pessoas em idade de trabalhar. Somente no último ano perdemos 596 mil empregos, mais que a população de Caxias do Sul. Praticamente 60% do RS que produz reconhece perdas no ano que passou.

O parlamento gaúcho tem mantido seu compromisso institucional pelo crescimento econômico do Estado, liderando iniciativas importantes pela reabertura responsável das atividades, continuidade das ações políticas, unidade para superar diferenças e transparência nas relações.

A expectativa de todos é que 2021 seja, de fato, o início da retomada do crescimento, com a vacina controlando a pandemia e o tão esperado retorno da nossa vida cotidiana aos padrões normais.

Mas não podemos esquecer da indústria neste processo! Desde 2014, o Brasil vem sofrendo um grave e intenso processo de desindustrialização, perdendo o posto de 10ª maior indústria do mundo para ser a 16ª atualmente.

Apesar de representar hoje apenas 21% do PIB nacional, a indústria ainda gera 33% dos impostos, 31% da arrecadação previdenciária, 70% das exportações e 69% do investimento empresarial em pesquisa, inovação e desenvolvimento, aspecto fundamental para aumentar nossa competitividade e autonomia, inclusive na área da saúde.

Como representante direto, sei que a indústria é o setor da economia que mais gera empregos, bem como paga os melhores salários. Apenas a indústria de manufatura gera 6,8 milhões de empregos diretos no Brasil.

Não podemos mais aceitar um sistema tributário que penaliza o setor com a maior agregação de valor na nossa economia, retraindo a produção e o consumo. Também não vamos ter sucesso apenas com a exportação de commodities.

A indústria é vital para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego, aumento da arrecadação e distribuição de renda.

 Não existe nem existirá economia forte sem uma indústria sólida. 

*Deputado estadual e empresário
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30