SARAU DO SOLAR 2021
Assembleia Legislativa lança novo edital para o projeto Sarau do Solar
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 09:00 - 26/02/2021 - Foto: Marcos Eifler
Edição 2021 terá aumento dos cachês oferecidos aos artistas
Edição 2021 terá aumento dos cachês oferecidos aos artistas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul lança, no dia 3 de março, às 11 horas, edital para seleção e contratação de artistas para a temporada 2021 do Projeto Sarau do Solar. O evento terá formato híbrido – presencial no Solar dos Câmara e com transmissão simultânea pela TV AL e pelos canais digitais do Parlamento gaúcho. Na ocasião, serão divulgadas as informações sobre a seleção e contratação de artistas, incluindo o incremento no valor dos cachês oferecidos.

O edital foi aprovado pela Mesa Diretora no final do ano passado e prevê a valorização dos artistas em termos financeiros, com cachês de R$ 3.500,00 para o Sarau do Solar e de R$ 10.000,00 para o Sarau Especial. Também contempla a realização de 18 espetáculos dos mais variados gêneros musicais. “Para a edição deste ano, estabelecemos um aumento substancial para a participação dos artistas – um acréscimo de 169% e 76% nos valores do Sarau Solar e do Sarau Especial, respectivamente. A categoria foi bastante afetada pela pandemia de coronavírus e merece ser reconhecida e prestigiada”, defende o presidente da AL, deputado Gabriel Souza (MDB).  

Reconhecido e premiado, o Projeto Sarau do Solar foi criado em 1993, com o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende de março a dezembro de cada ano. O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e também o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Teatro São Pedro.

A iniciativa visa incentivar a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional. As apresentações são realizadas na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, com edições especiais no Teatro Dante Barone e no jardim do Solar. Já o Sarau Especial é realizado em datas comemorativas e homenagens, com repertório ajustado para a festividade.  

Transmissão digital
Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, e ratificando seu apoio à classe artística do Rio Grande do Sul, o Sarau do Solar inovou e passou a produzir espetáculos musicais virtuais, transmitidos pela TV Assembleia e canais de mídias sociais do Parlamento gaúcho. A primeira edição digital levou aos palcos dezenas de artistas classificados em edital público e que representam os mais variados gêneros e ritmos musicais. Entre eles a cantora Valéria, Luciano Leães e Tamiris Duarte.

Saraus Especiais também foram produzidos para ocasiões festivas e datas comemorativas, como a abertura e encerramento da temporada 2020, homenagem aos 162 anos do Theatro São Pedro, Semana Farroupilha e Semana da Consciência Negra, entre outros. 

Inscrições
As inscrições para a edição 2021 do projeto Sarau do Solar iniciaram nesta quarta-feira (24) e serão recebidas até 28 de março, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em www.al.rs.gov.br/saraudosolar.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fotos ALERGS Espaços

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30