EDUCAÇÃO
Reunião Técnica da Comissão trata da oferta de Educação para jovens e adultos
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 12:32 - 23/02/2021 - Foto: Reprodução / ALRS
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa reuniu-se, na manhã desta terça-feira (23), para tratar da oferta da modalidade de ensino destinado a jovens e adultos (EJA) no Rio Grande do Sul. O encontro, em ambiente virtual, agrupou deputados, professores, representante da Defensoria Pública e diretores do CPERS/Sindicato.

Ao final da reunião, a presidente do colegiado, deputada Sofia Cavedon (PT), apresentou as ações a serem adotadas pelo órgão técnico, a partir do debate de hoje sobre o EJA. Conforme a deputada, o colegiado vai encaminhar pedido de reunião presencial com a secretária adjunta de Educação do Estado, Ivana Flores, para apresentar as sugestões da Comissão. Entre as propostas estão a prorrogação das matrículas da modalidade até o final de março; aberturas de vagas em número correspondente a janeiro de 2020; campanha de busca ativa de alunos; fim do fechamento de turmas e definição de escolas que ofertem a modalidade tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio e parcerias para oferta de ensino profissionalizante. A Comissão também vai procurar o Conselho de Educação para dialogar sobre o assunto e vai propor uma audiência pública em março para acompanhar a oferta de EJA no estado.
 
Sofia Cavedon avaliou que a redução de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos e uma ação deliberada, pois o governo Leite tem fechado turmas antes mesmo do início das matrículas, levando estudantes ao abandono dos estudos. Para ela, a ação ratifica a intenção de diminuir a presença do Estado na área, entregando a tarefa a iniciativa privada. Ela entende que a educação de adultos é obrigação do Estado em cumprimento a deliberação constitucional de educação para todos.

Manifestações
Além da deputada Sofia Cavedon, também se manifestaram os deputados Issur Koch (PP) e Fernando Marroni; a presidente do Cpers/Sindicato,  Helenir Schurer, os vice-presidentes da Entidade, Cândida Rosseto e Edson Garcia; o professor Mauro Rogério da Silva, do núcleo do Cpers de Pelotas; os professores Elmar Soero e Lenon Morales Abeijon; a representante do Fórum de EJAs gaúcho, Elaine Silveira Ferreira; a coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra e a defensora pública, Andreia Paz Rodrígues.

Participação
Participaram da reunião técnica, as deputadas Sofia Cavedon (PT), Any Ortiz (Cidadania), Fran Somensi (Republicanos) e Luciana Genro (Psol) e os deputados Fernando Maroni ( PT), Valdeci Oliveira (PT) e Issur Koch (PP).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Reunião técnica Comissão Educação, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30