MANDATO
Agricultura familiar cobra melhor atendimento da RGE
Patricia Meira Cardoso - MTE 9327 | PSB - 14:07 - 23/02/2021 - Foto: Divulgação
Em reunião virtual com representantes da RGE, nesta terça-feira (23), o deputado Elton Weber (PSB) cobrou da empresa maior eficiência no atendimento direto ao consumidor, agilidade no restabelecimento da energia elétrica, troca de postes antigos de madeira que estão podres, ampliação da poda de vegetação sobre as redes e acesso à rede trifásica, indispensável para a atividade agrícola. As reivindicações foram reforçadas por presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais das Regionais Serra do Alto Taquari e Vale do Taquari da Fetag-RS, além do prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon. 

As comunidades rurais afetadas estão localizadas nos municípios de Anta Gorda, Nova Bréscia, Encantado, Muçum, Vespasiano Corrêa, Estrela, Teutônia e Roca Sales. Os representantes dos agricultores relataram que algumas comunidades ficam até uma semana sem luz e que o 0800 não funciona. Segundo o prefeito, são problemas crônicos e alguns deles poderiam ser resolvidos com a criação de equipes técnicas locais para agilizar o atendimento.

O gerente de relacionamento da RGE Fábio Calvo, apresentou dados sobre investimentos em manutenção e expansão do sistema no Vale do Taquari, num total de R$ 39,9 milhões em 2020. O executivo explicou que a licença ambiental da Fepam limita a poda de árvores a extensão de sete metros de cada lado da rede e ressaltou que a empresa cumpre os padrões de eficiência de fornecimento determinados pela Aneel. Disse ainda que a distribuidora ampliou canais digitais de contato com o consumidor.

De acordo com Weber, esses canais de comunicação não resolvem o caso dos agricultores já que 60% do território rural do Estado não possui sinal de Internet. No quesito da poda, o deputado se colocou à disposição para, juntamente com os STRs e a Fetag, solicitar que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente reavalie a extensão do trecho de roçada em áreas de reflorestamento, caracterizadas por possuírem árvores de grande porte. 

No encontro, ficou acordado que consultores da RGE irão procurar os sindicatos de trabalhadores rurais e prefeituras da região para mapear os problemas e, baseada em um plano de trabalho, prever um cronograma de ações de manutenção. Outro encaminhamento, será o agendamento de uma reunião com a ANEEL, que deve ocorrer até 20 de março. Weber quer explicações sobre temas como as regras para instalação da rede trifásica, previstas na Resolução 414 da agência reguladora. "Foi bastante esclarecedora a reunião para prosseguirmos o nosso trabalho, conseguimos avanços, mas temos muito chão pela frente", disse o deputado.

REPRESENTAÇÕES:

Regional Serra do Alto Taquari:

Presidente Sindicato de Trabalhadores Rurais de Encantando – Gilberto Zanatta 
Presidente do Sindicato de Trabalhadores de Anta Gorda - Delmar Moresco
Presidente Sindicato de trabalhadores Rurais de Muçum – Adair Villa 
Presidente Sindicato de trabalhadores Rurais de Nova Bréscia – Celito Turatti 
Presidente Sindicato de Trabalhadores Rurais de Vespasiano Corrêa – Nilton Tremarin 

Regional Vale do Taquari:

Presidente Sindicato de Trabalhadores Rurais de Estrela -  Rogério Hemann 
Presidente Sindicato de Trabalhadores Rurais de Teutônia – Liane Brakmann 
Presidente Sindicato de Trabalhadores de Roca Sales -  Gilmar Bernstein
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30