PANDEMIA
Assembleia instala comissão para acompanhar a vacinação contra o coronavírus no RS
Olga Arnt - 14323 | Agência de Notícias - 14:38 - 25/02/2021 - Foto: Joel Vargas
Deputado Pepe Vargas (PT) coordenará os trabalhos da Comissão
Deputado Pepe Vargas (PT) coordenará os trabalhos da Comissão
A Assembleia Legislativa instalou, na tarde desta quinta-feira (25), a Comissão de Representação Externa para Acompanhar o Processo de Planejamento e Execução das Ações de Imunização contra o Coronavírus da População do Rio Grande do Sul. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB).

O colegiado, que será coordenado pelo médico e deputado Pepe Vargas (PT), tem prazo de 30 dias para concluir suas atividades. A intenção do parlamentar é apresentar no máximo até segunda-feira (1º) o plano de trabalho para que seja aprovado pelos demais integrantes da Comissão ainda na próxima semana. “Nosso principal desafio é colaborar para resguardar a saúde da população e compatibilizar o funcionamento da economia com os indicadores da pandemia”, frisou.

Pepe afirmou também que a Assembleia Legislativa deu uma importante contribuição ao combate ao novo coronavírus ao aprovar, na última terça-feira (23), autorização para que o Executivo compre vacinas. “Diante das dificuldades de a União assumir isso de forma eficaz e ágil, o Rio Grande do Sul tem como buscar os meios de proteger sua população”, apontou.

Apelo à população
O presidente da Assembleia lembrou que Comissão de Representação Externa terá papel fundamental neste momento, mas que o acompanhamento da vacinação é uma tarefa dos 55 deputados e das 17 bancadas que integram a Casa “dado o interesse público do assunto”. Gabriel Souza defendeu a unidade dos parlamentares no enfrentamento à pandemia, especialmente, no atual estágio. “A hora é de união de esforços, independente de ideologia e sigla partidária. Estou muito impactado com os relatos que venho recebendo de prefeitos, diretores de hospitais e de cidadãos desesperados por leitos para familiares”, revelou.

O presidente do Parlamento fez também um apelo à população gaúcha: “se pudesse fazer um pedido aos gaúchos, pediria que observassem as restrições sanitárias e cumprissem as orientações dos especialistas. Não é brincadeira. A situação é muito grave”, alertou.

Composição
A Comissão de Representação Externa será integrada pelos deputados Pepe Vargas (PT), Patrícia Alba (MDB), Aloísio Classmann (PTB), Vilmar Lourenço (PSL) e Frederico Antunes (PP). A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Zilá Breitenbach (PSDB), irá acompanhar os trabalhos. Além disso, a parlamentar representará o Legislativo gaúcho na Comissão Nacional para Acompanhar a Vacinação contra a Covid-19 no Brasil, criada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Representação Externa de acomoanhamento do planejamento da vacinação contra a Covid-19

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30