SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Servidores da Fase e Hospital da Brigada pedem vacina e medicamentos
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 13:20 - 15/04/2021 - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS

Em reunião ordinária virtual, na manhã desta quinta-feira (15), a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), aprovou duas matérias: parecer favorável a um projeto de lei (PL) e requerimento de audiência pública. Já no período de Assuntos Gerais, os deputados ouviram o Sindicato dos Empregados de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais (Semapi/RS) e a Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada (ABAMF). 

O diretor do Semapi, Luiz Leonel Costa Rodrigues, fez um apelo para que os servidores da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) e da Fundação de Proteção Especial (FPE) fossem incluídos no grupo prioritário da vacinação. Disse que estavam em campanha pela inclusão de 13 entidades, mas que essas duas trabalhavam com internação coletiva, 24 horas por dia, e enfrentavam situação muito grave. Segundo ele, na Fase, foram registrados 400 infecções, 22 hospitalizações e cinco óbitos. Na FPE, foram 150 infectados, 10 hospitalizados e cinco óbitos. “Não podemos mais conviver com essa insegurança no local de trabalho”, disse.

Os deputados manifestaram solidariedade aos servidores assegurando estarem pleiteando a inserção desses grupos entre os prioritários e que isso poderá ocorrer já com as próximas remessas de vacina. O presidente da Comissão, Edegar Pretto (PT), disse que encaminharia o pedido formalmente à Secretaria da Saúde. 

O vice-presidente da Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada (ABAMF), Jairo Rosa, relatou a situação do Hospital da Brigada Militar, que estaria enfrentando falta de medicamentos, tendo sido necessário, inclusive, transferir, na semana passada, seis policiais militares entubados para outros hospitais. Segundo Jairo, a Secretaria Estadual da Saúde classificava o estabelecimento como particular e por isso não estaria encaminhando medicamentos, embora se tratasse de um hospital do Estado, administrado pela Brigada Militar, que atendia a associados do IPE-Saúde. Ele disse que o medicamento em falta não podia ser adquirido pelo hospital por ser de aquisição exclusiva da Secretaria Estadual da Saúde. O deputado Faisal Karam (PSDB) pediu cautela nas conclusões, dizendo que as informações que tinha sobre o assunto divergiam daquelas e que buscaria mais detalhes com a Secretaria. O deputado Jeferson Fernandes (PT), por sua vez, disse que era preciso celeridade diante da gravidade do problema.

Matérias aprovadas
O projeto com parecer aprovado na reunião foi o PL 175/2020, do Poder Executivo, que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) a transferir ao município de Monte Belo do Sul a titularidade de trecho da rodovia ERS-444. A matéria teve como relator o deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) e foi aprovada por 11 x 0.

A audiência pública aprovada, também por 11 x 0, foi proposta pelo deputado Luiz Marenco (PDT) com o objetivo de discutir a viabilidade de implantação do “Plano de Modernização de Carreira” na Brigada Militar.

Além disso, antes da Ordem do Dia, cinco proposições foram distribuídas para relatoria:

  • PLC 219/2017, de Tiago Simon (MDB), que institui, no âmbito da administração pública estadual, o Estatuto Estadual da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual. Relator: Tenente-Coronel Zucco (PSL).
  • PL 220/2008, do Poder Judiciário, que altera o artigo 41 da Lei nº 7.356 de 1º de fevereiro de 1980, que dispõe sobre o Código de Organização Judiciária do Estado. Relator: Elizandro Sabino (PTB).
  • PL 222/2018, de  Zé Nunes (PT), que denomina “Rodovia José Cândido de Godoy Netto”, o trecho da ERS-350, entre Camaquã e Arambaré e dá outras providências. Relator: Fábio Ostermann (Novo).
  • PL 92/2019, de Kelly Moraes (PTB), que dispõe sobre destinação de vagas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, nas condições que especifica. Relator: Faisal Karam (PSDB).
  • PL 549/2019, de Adolfo Brito (PP), que denomina “Viaduto Fritz e Frida”, o Viaduto na RSC-287, Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. Relator: Elizandro Sabino (PTB).
Ao término da reunião ordinária, teve início na comissão audiência pública sobre a possibilidade de suspensão dos prazos de validade de concursos públicos da área da segurança e o chamamento de aprovados para o cargo de delegado de polícia.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
21/01/2022 12:54 Semana AL em 60 segundos
BALANÇO - COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
BALANÇO - COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30