ARTIGO
Nada substitui as salas de aula
Gabriel Souza* | MDB - 10:23 - 16/04/2021
Entre saúde e educação, é necessário e possível escolher as duas. A Assembleia Legislativa vem trabalhando fortemente pela inclusão dos professores e funcionários da rede de ensino no grupo prioritário para vacinação. Nosso propósito é garantir o retorno gradual, da forma mais segura possível, às aulas presenciais e híbridas. Da maneira como vem se desenrolando o ano letivo, perdemos todos.

A vacinação dos profissionais da educação não é a solução plena para superarmos esta etapa, mas é um passo determinante. Por mais eficientes que sejam as ferramentas da tecnologia da informação, nada suplanta a interação direta estabelecida entre professor e aluno. O afastamento prolongado dos estudantes das salas de aula já representa risco de forte impacto em termos de qualidade do aprendizado e, como consequência futura, da desigualdade social.

O parlamento gaúcho tem articulado uma série de movimentos para viabilizar a vacina a esse grupo, incluindo a ida nos próximos dias a Brasília para reforçar o pleito junto ao Ministério da Saúde. Além disso, em março, a Assembleia Legislativa cancelou uma sessão para estar presente, junto ao Executivo e ao Cpers, na assinatura de documento com a mesma reivindicação.

A ausência de aulas presenciais, há mais de um ano, vai resultar não só em aumento da desigualdade social e da pobreza, mas também na dificuldade do ingresso no mercado de trabalho altamente competitivo que deverá emergir no pós-pandemia. Por isso, acredito que, se não tivermos condições de ter vacinas suficientes para todos, certamente teremos que iniciar as aulas mantendo os cuidados sanitários e promovendo uma escala de imunização, priorizando os professores com comorbidades.

Ninguém tem a solução ideal para esta difícil encruzilhada que nos é apresentada. No entanto, temos o dever de nos conscientizar de que esta ausência prolongada de ensino vai representar um atraso significativo, principalmente para alunos das séries iniciais. Não temos o direito de deixar que nossos filhos percam mais um ano letivo e, com ele, a socialização, a interação, e todo o amplo aprendizado que só a volta às escolas pode compensar.

*Presidente da Assembleia Legislativa
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
22/10/2021 15:00 Semana AL em 60 segundos
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30