ARTIGO
A privatização do Banrisul e os impactos à população gaúcha 
Zé Nunes * | PT - 11:12 - 11/05/2021
O governo do Estado segue com seu plano de acabar com o maquinário público, vendeu a CEEE-D e se aproxima da Procergs, Corsan e Banrisul. A PEC 280, de origem da base aliada, quer acabar com o plebiscito para privatizações. Com o Banrisul, por exemplo, traria impactos seríssimos à população gaúcha.

O banco sendo público, permite que a ferramenta esteja próxima à administração, sendo possível a operação de políticas públicas que impactam a vida de milhares de gaúchos, contribuindo para o desenvolvimento, como por exemplo linhas de microcrédito com condições favoráveis, dinamizando o comércio.

O Banrisul é um banco regional. Possui agências em quase todos os municípios do RS e em muitos, é a única agência bancária. Isso lhe dá capilaridade, inteligência do sistema produtivo e capacidade de investir nas potencialidades regionais. A privatização do Banrisul acaba com isso.

O Banrisul é um banco lucrativoe muito. Ano passado, apresentou um lucro líquido de R$ 824 milhões. Esqueça aquele discurso de o Estado deixar de gastar com empresas para gastar em saúde e educação. O Banrisul é quem financia o Estado, a saúde e a educação. Um exemplo é o caso da governadora Yeda Crusius, que vendeu as ações do Banrisul. Desde lá, o Estado deixou de receber mais recursos de dividendos destas ações do que o valor da sua venda. A venda das ações do Banrisul não aliviou a crise do Estado, a agravou, pois ficou sem o patrimônio e sem a renda.

A crise gaúcha está em outros lugares. O acordo desastroso da dívida feita entre Britto e FHC e a enorme isenção fiscal a grandes empresas para citar alguns. Sem atacar estes problemas de fundo, Leite vende patrimônio para custear o dia a dia, desta vez atacando o imponente Banco de 93 anos que ajudou a construir o Rio Grande. Não podemos deixar que esta tragédia aconteça por governantes preguiçosos sem capacidade de enfrentar os problemas verdadeiros.

*Deputado Estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
22/10/2021 15:00 Semana AL em 60 segundos
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30