Boate Kiss
Assembleia pede celeridade na análise de denúncia sobre tragédia da Kiss
Marcelo Antunes - MTB 8511 | PT - 13:47 - 19/05/2021 - Foto: Divisão de fotografia
Valdeci: “Uma tragédia que demonstrou que o poder econômico era muito mais importante do que a vida
Valdeci: “Uma tragédia que demonstrou que o poder econômico era muito mais importante do que a vida
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa acolheu, nesta quarta-feira (19), uma solicitação feita pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) a respeito do incêndio da Boate Kiss. O episódio, que ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013, provocou 242 mortes e deixou mais de 600 feridos. Os deputados e deputadas da CCDH confirmaram que o órgão vai reforçar o pedido para que a denúncia encaminhada pela AVTSM a respeito da tragédia seja analisada o mais rápido possível. Na petição internacional encaminhada em 2017 para a CIDH, que é vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), a entidade santa-mariense cobra a responsabilização do Brasil pela violação dos direitos das famílias das vítimas do incêndio da boate Kiss.

“Recorremos à Corte Interamericana porque tivemos nossos direitos barrados dentro do nosso país, o que é inadmissível. As consequências da tragédia continuam acontecendo. Perdemos quase 15 pais (de vítimas da tragédia) nesses últimos 8 anos. Os pais vêm morrendo aos poucos ao longo dessa luta. Essa tragédia continua matando”, afirmou o presidente da AVTSM, Flávio Silva, em manifestação na reunião da CCDH nesta quarta-feira.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que formalmente, junto com o deputado Jeferson Fernandes, reivindicou o endosso da CCDH ao pedido da AVTSM, reafirmou a necessidade da reparação de direitos na tragédia da Kiss. “É uma tragédia que a gente nunca pode esquecer, porque ela demonstrou que o poder econômico era muito mais importante do que a vida das pessoas. Precisamos de ações concretas para que a justiça aconteça. Ninguém quer vingança, mas sim justiça. A Assembleia está contribuindo para que isso não fique parado”, assinalou.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
21/01/2022 12:54 Semana AL em 60 segundos
BALANÇO - COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
BALANÇO - COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30