ARTIGO
Bombeiros Voluntários, a serviço da comunidade
Elton Weber* | PSB - 09:23 - 09/07/2021
Criada em outubro de 2019, a Frente Parlamentar de Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nasceu com o objetivo de incentivar e contribuir para a organização destes profissionais, fortalecendo os serviços prestados às comunidades gaúchas. Defender ações concretas em prol do atendimento de emergências em municípios onde o Poder Público não chega é fundamental para a segurança de todos.

No dia 13 de julho comemoramos o Dia do Bombeiro Voluntário, que marca o início da Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade, datas previstas na Lei nº 15.184, de minha autoria. E chegamos a este momento muito próximos de um marco histórico para os quase 1,5 mil homens e mulheres que atuam em 64 municípios onde o Estado não está presente com o Corpo de Bombeiros Militar. A regulamentação dará segurança jurídica para prestação deste serviço, gratuito.

A partir da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 143/2020 que tramita na Assembleia Legislativa e será votado em breve, os Bombeiros Voluntários poderão trabalhar por meio do estabelecimento de convênios com as Prefeituras Municipais e não mais sob o guarda-chuva do governo estadual. Será competência dos municípios a criação, regulamentação, organização e fiscalização dos serviços civis auxiliares de combate ao fogo, buscas, salvamentos e atividades de defesa.

Uma vitória do tamanho destes verdadeiros heróis, construída ao longo de dois anos de luta em parceria com a Voluntersul – Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul e os 37 deputados estaduais que, junto comigo, assinam esse projeto.

Um projeto que ratifica a estreita relação entre corporação e comunidades, como em Nova Prata, instituição mais antiga em operação, fundada em 24 de junho de 1977, desde quando os bombeiros voluntários prestam ininterruptamente seus serviços. Após esta data, surgiram inúmeras associações que realizam esse relevante serviço e são apoiadas pelas comunidades e ente público municipal. Parabéns a todos e todas!

*Deputado estadual e presidente da Frente de Defesa dos Bombeiros Voluntários
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30