COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA
Relatório final da CRE sobre incêndio na SSP é rejeitado pelo colegiado
Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Agência de Notícias - 15:30 - 22/09/2021 - Foto: Divulgação
Na tarde de sexta-feira (17) foi realizada reunião para apreciação do relatório final da Comissão de Representação Externa (CRE) para acompanhar as investigações sobre o incêndio e desabamento do prédio que abrigava a Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS). O relatório foi rejeitado com três votos contrários.

A comissão foi aprovada em plenário no dia 17 de agosto, e instalada em 20 de agosto. Teve como coordenadora a deputada Luciana Genro (PSol) e como demais integrantes os deputados Jeferson Fernandes (PT), Clair Kuhn (MDB), Frederico Antunes (PP) e Dirceu Franciscon (PTB). Com 

 A CRE teve prazo de 30 dias para analisar informações e produzir um relatório. Ao longo desse período foram realizadas sete reuniões. Destas, uma foi para aprovação do plano de trabalho, e outra para apreciação do relatório final. As outras cinco ouviram representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Associação dos Bombeiros do Estado do RS (Abergs), e de entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do RS (Crea-RS), Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), Hospital da Brigada Militar; além das viúvas dos bombeiros militares Deroci de Almeida da Costa e Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, que faleceram no incêndio, ocorrido em 14 de julho.

Relatório final
O relatório concluiu que uma provável falha elétrica deu início às chamas e que a deficiência no sistema de primeira resposta ao fogo propiciou sua propagação rápida. De acordo com o documento, os extintores não foram suficientes para deter o incêndio e, na sequência, o fato de o sistema hidráulico do prédio estar desativado e não haver um plano de contingência teria levado ao desfecho do desabamento e da morte dos dois bombeiros.

Votação
Os deputados Clair Kuhn (MDB), Frederico Antunes (PP) e Dirceu Franciscon (PTB), presentes à reunião, votaram contrariamente ao relatório. O deputado Frederico Antunes leu uma detalhada justificativa do seu voto contrário, e foi seguido no mesmo entendimento pelos deputados Franciscon e Kuhn.

A principal objeção apontada pelos parlamentares foi o fato do relatório apresentar conclusões que eles consideraram prematuras, uma vez que as investigações do acidente ainda estão em andamento. “Deve ser destacado que os trabalhos da CRE encerraram antes da conclusão das próprias investigações dos órgãos competentes, e da conclusão da investigação da prova pericial, imprescindível em acontecimentos trágicos como este”, pontuou Frederico. O deputado avaliou que o relatório não teria apresentado provas técnicas, e sim conclusões opinativas. “Em nenhum momento do relatório é transcrita a posição do Instituto Geral de Perícias, que detém profissionais qualificados e que estão trabalhando incansavelmente na avaliação de todas as causas do acidente”, criticou.

A deputada Luciana Genro lamentou a posição dos colegas. “Não há acusações no relatório. Aponta-se indícios que devem ser melhor investigados, e recomenda-se acompanhamento do Ministério Público.” A deputada mencionou que pretende encaminhar o documento em seu próprio nome. “Vou assumi-lo como meu, e encaminhá-lo às autoridades competentes”. Os deputados presentes registraram que o posicionamento contrário deles também deve se manter anexo ao documento, como parte dos resultados do trabalho da Comissão.

Transmissão pelo YouTube
A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal da TV AL no YouTube. Reveja em https://www.youtube.com/watch?v=iLVHMx1zNec
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Representação Externa para acompanhar as investigações do incêndio no prédio da SSP, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30