MANDATO
RS terá semana de combate ao bullying nas escolas
Fabiana Calçada - MTE 18693 | PSB - 14:06 - 24/09/2021 - Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (24), o governador Eduardo Leite sancionou o projeto da deputada estadual Franciane Bayer (PSB) que prevê a implantação de um programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas. A nova lei institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de abril. “Será uma semana para instruir os professores, pais e alunos para identificar o problema, orientar as vítimas e envolver as famílias no processo de construção da cultura de paz e de respeito nas escolas”, destaca Franciane. 

As atividades educativas, durante esta semana, poderão ser programadas e realizadas pela Secretaria de Estado da Educação, com supervisão do Conselho Estadual de Educação, em parceria com as secretarias municipais de educação e com as escolas privadas. 

Na solenidade, realizada em ambiente híbrido, Leite destacou a importância da iniciativa. “Precisamos combater o bullying que acaba gerando sequelas e problemas de ordem social no futuro desses jovens, futuros cidadãos. Sabemos que os deputados encampam lutas que vêm na esteira de mobilização de parte da sociedade para combater diversas causas, como é o caso do projeto de lei da deputada Franciane, que é uma luta contra o bullying. É a voz da sociedade através dos deputados, então, sempre fazemos questão de solenizar esse momento.”

Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio, Franciane Bayer ressaltou que o bullying pode desencadear diversos problemas, afetando a saúde mental, a convivência social, o desempenho e a frequência escolar. “As consequências para a vítima, que na maioria dos casos sofre em silêncio, são inúmeras e imprevisíveis, muitas vezes acarretando danos físicos e psicológicos e, em situações extremas, levando a pessoa a tirar a própria vida. Por isso, abordar o tema e envolver toda comunidade escolar e fundamental”.

Rodovia Missionário Alcides Bayer

No mesmo ato, o chefe do Executivo sancionou o PL 40/2020, do deputado Elton Weber, que denomina “Rodovia Missionário Alcides Bayer” a VRS 805, no trecho de 21km, que liga os municípios de São Pedro do Sul e Toropi. A iniciativa presta uma homenagem ao pai da deputada Franciane Bayer, primeiro líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Rio Grande do Sul, falecido em dezembro de 2018.

Os chefes de gabinete, Michel Florença e Thais Gules, representaram presencialmente a deputada Franciane Bayer que acompanhou a solenidade de forma virtual.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30