SETEMBRO VERDE
Seminário aborda cenário da doação de órgãos e reúne especialistas na Assembleia Legislativa
Fabiana Calçada - MTE 18693 | PSB - 18:40 - 27/09/2021 - Foto: Vinicius Reis
Com o objetivo de conscientizar e informar a população gaúcha sobre a importância dos transplantes para salvar vidas e derrubar algumas barreiras no que diz respeito ao processo de doação de órgãos, foi realizado nesta segunda-feira (27),  o Seminário Desmistificando a Doação de Órgãos. O evento, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foi promovido a pela Secretaria de Saúde (SES/RS), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), em parceria com o gabinete da deputada estadual Franciane Bayer, presidente da Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgãos, com o apoio da Legislativo gaúcho. “A falta de informação e mitos sobre a doação e o transplante de órgãos são empecilhos que levam muitas famílias a não autorizarem a doação. Por isso e tão importante a realização de eventos como este e também falarmos sobre o tema em todos os dias do ano e não apenas durante a Campanha Setembro Verde”, destaca Franciane.

Representando a Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgão, a chefe de gabinete da deputada Franciane, Thais Gules, reforçou que a negativa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no Brasil. “Em 2018, 43% das famílias, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), recusaram a doação de órgãos de seus parentes", disse. 

O diretor do Departamento Estadual de Regulação da SES/RS, doutor Eduardo Elsade, representou a secretaria da Saúde, Arita Bergmann na abertura do seminário, quando afirmou que apesar de a pandemia ter afetado várias áreas da saúde, a dos transplantes foi a mais atingida. “O processo de doação de órgão precisa estar muito bem encadeado em todas as esferas e fluxos. Desde a detecção de um possível doador até a mesa de cirurgia têm vários elos de uma corrente que precisa estar muito integrada. E no momento em que tivemos uma pandemia que fez uma ruptura nos fluxos assistenciais dos hospitais, inevitavelmente fomos muito atingidos.

O Seminário Desmistificando a Doação de Órgãos contou com cinco painéis. O primeiro abordou o processo de doação de órgão e transplantes no Estado e teve como palestrantes o médico Intensivista e coordenador da Central Estadual de Transplantes, Rafael Rosa, e o diretor Eduardo Elsade, com mediação da diretora da Escola de Saúde Pública e enfermeira, Teresinha Valduga, uma das idealizadoras do evento.

Logo após, foi realizada uma mesa redonda que tratou do processo de doação sob o olhar de especialistas. O painel foi apresentado pelo médico cardiologista Roberto Tofani Sant’Anna, responsável pelo programa de Transplante Cardíaco no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e pelo coordenador do Comitê Científico de Doação e Transplantes da AMIB e coordenador Hospitalar de Transplantes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Cristiano Frank.

A equipe multiprofissional e o seu envolvimento com a família doadora foi o tema da segunda mesa redonda que teve depoimento da equipe do Hospital Nossa Senhora Pompéia de Caxias do Sul, representada pelas psicólogas Juliana Corso Britto e Ely Camila dos Santos da Cruz, além da Luciana Feijó que trouxe um relato como integrante de família Doadora. O painel foi mediado pela enfermeira Karen Cardoso, diretora-adjunta da ESP.

Por fim, a psicóloga e idealizadora da Entidade Social Via Pró-Doação e Transplantes/VIAVIDA, Maria Lúcia Kruel Elbern, e os transplantados James Cassiano da Silva e Jackeline Bernandes de Freitas abordaram a perspectiva do transplantado e a rede de apoio, com mediação da assessora parlamentar da deputada federal Liziane Bayer, Michelle Marques Gonçalves.

O seminário teve transmissão ao vivo pelo canal da TVALRS no Youtube. Acesse aqui 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Seminário

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30