MANDATO
Projeto de Weber que busca preservar línguas locais tem sinal verde na CCJ
Patricia Meira Cardoso - MTE 9327 | PSB - 10:43 - 28/09/2021 - Foto: Patricia Meira Cardoso
Quase um ano e meio após ser protocolado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 36/2020, de autoria do deputado Elton Weber (PSB), finalmente avançou no Parlamento com a aprovação, nesta terça-feira (28), do parecer  do Tenente Coronel Zucco (PSL) pelos deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça. O projeto reconhece como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul as Línguas e Culturas Locais e institui o Dia Estadual da Língua Maternal e das Línguas e Culturas Locais a ser comemorado anualmente em 21 de fevereiro. A data é a mesma definida pela Unesco como Dia Internacional da Língua Materna.  O principal objetivo é inverter a tendência de morte das identidades locais e tradições. A proposição partiu de integrantes do Projeto Hunsrik Plat Taytx e tem apoio do grupo de difusores da língua Talian.

No país, existem falantes de cerca de 220 línguas indígenas e de imigração, mas a falta de estímulo a multiplicação e exercício diário coloca muitas delas em risco. Autor da proposição, o deputado Estadual Elton Weber (PSB) enfatiza que esse reconhecimento e valorização são importantes para preservação cultural de diferentes povos no Estado e contribuirão para as manifestações populares. "A diversidade linguística amplia as possibilidades de escolha à disposição de todos. É uma das origens do desenvolvimento, entendido não somente pelo crescimento econômico, mas como ferramenta de acesso a experiências intelectuais, morais e afetivas. Tudo na história está ligado à linguagem", frisa Weber,

O projeto deve seguir diretamente para o Plenário. Outra demanda de grupos e organizações educacionais e culturais como o Colegiado Setorial da Diversidade Linguística do Rio Grande do Sul é que haja a inclusão da disciplina “Línguas e Culturas Locais” no currículo escolar do Estado, o que provocou uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em 2019 (foto). Mesmo com a pandemia, no Estado várias experiências ocorrem em sala de aula em cidades como Camargo, Canguçu, Nova Hartz e Santa Maria do Herval. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30