MANDATO
PL para prevenção e combate à violência contra os idosos avança na Assembleia Legislativa
Fabiana Calçada - MTE 18693 | PSB - 15:00 - 28/09/2021 - Foto: Elaine Martins
Com o objetivo de chamar a atenção da população e das entidades de atendimento públicas e privadas para a questão da violência contra a pessoa idosa, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 95/2021. A matéria teve parecer favorável aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, durante reunião realizada nesta terça-feira (28). A proposta institui o mês Junho Violeta , potencializando ações de enfrentamento e prevenção à violência contra a pessoa idosa por meio de diversas ações voltadas, principalmente, a  conscientização sobre os diversos tipos de violações  -  sociais, econômicas, físicas e psicológica - e sobre como denunciar esses atos aos órgãos competentes.“A violência contra os idosos é um problema social que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção de todos”, defende.

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, a negligência, violência psicológica e abuso financeiro e econômico estão entre os tipos de violência mais praticados contra as pessoas idosas, denunciados através do Disque 100 em 2019. Com a pandemia do coronavírus, as denúncias de violações contra essa parcela da população têm aumentado. “Infelizmente, as estatísticas apontam que a maioria dos agressores de pessoas idosas são os filhos e netos e com a pandemia as visitas e convivência dos mais velhos com outras pessoas ficou restringida, o que pode esconder a situação que estão enfrentando”, lamenta.

O Projeto de Lei, aprovado por unanimidade, segue agora para ser apreciado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30