PISO REGIONAL
Comissão de Economia aprova proposta de Mainardi para criar subcomissão sobre piso regional
João Ferrer - MTE 8078 | PT - 11:06 - 29/09/2021 - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS
Na manhã desta quarta-feira (29), a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa aprovou o requerimento do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, para a instalação de uma subcomissão para debater políticas de valorização do salário mínimo pago no Rio Grande do Sul. Além da subcomissão, foi aprovada, também, a realização de uma audiência pública sobre o tema, que se realizará ainda este mês.

“Queremos ampliar o debate sobre o piso salarial estadual. Esta política foi criada pelo ex-governador Olívio Dutra aqui no RS e visava a dar maior valor ao trabalho dos nossos trabalhadores. Com o tempo, entretanto, o salário mínimo regional foi perdendo valor em relação ao salário mínimo nacional. Entendemos que um salário maior impacta positivamente na economia. E temos dados que comprovam isso, com o crescimento econômico superior do estado, tanto no governo de Olívio quanto no de Tarso, que também valorizou o salário mínimo regional”, justifica o deputado Mainardi.

O Piso Salarial Estadual recebeu seu último reajuste há dois anos. Em 2021, o governo do Estado enviou o Projeto de Lei 237 estipulando reajuste de 2,73% para o piso, equivalente a 50% da variação do INPC nacional no ano de 2020, o que significará uma perda no valor real do salário. Mainardi também é o relator na CCJ do projeto do Executivo e protocolou, junto com a bancada do PT, um Projeto de Lei que prevê um reajuste automático para o mínimo regional equivalente à inflação mais o PIB de dois anos antes.

A subcomissão será instalada assim que tiver a sua composição definida e deverá ser lançada na audiência pública, para a qual serão convidadas representações do poder público, dos trabalhadores, de empresários e especialistas.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30