CAUSA ANIMAL
Assembleia instala Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS
Olga Arnt - 14323 | Agência de Notícias - 13:59 - 29/09/2021 - Foto: Vinicius Reis
A Assembleia Legislativa instalou, no início da tarde desta quarta-feira (29), a Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS. A iniciativa é do deputado Rodrigo Maroni (PV), que irá presidir o órgão.

No próximo período, a frente deverá percorrer municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul para fazer um diagnóstico do uso de tração animal com o propósito de embasar a elaboração de um projeto de lei sobre o tema. O estudo, segundo Manori, será encaminhado também ao governador Eduardo Leite e ao Ministério Público. “Sabemos que as carroças são necessárias. Mas, em muitos casos, os animais são tratados como escravos e se encontram desnutridos e vulnerabilizados”, apontou o parlamentar.

Ele ressaltou que, embora muitos municípios da Região Metropolitana já tenham proíbido a circulação de carroças com tração animal e promovido a substituição por carros de ferros para garantir a atividades como as dos papeleiros, a fiscalização é falha. “Não adianta só proibir. É preciso garantir a fiscalização efetiva, pois muitos animais só saem das carroças na morte.”

Marroni ponderou ainda que é difícil, mas não impossível, para o Parlamento fazer o debate sobre o tema, que envolve a situação social das periferias e a própria atividade agrícola. “Queremos fazer um debate democrático, ouvindo todas as posições para criar um consenso. Quem sabe assim o Rio Grande do Sul será o primeiro a ter uma lei estadual que pelo menos tire das ruas os animais em situação de vulnerabilidade”, exortou.

O evento ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e contou com a participação de diversos ativistas da causa animal.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Instalação da Frente parlamentar

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30