MANDATO
Edegar Pretto ressalta importância de combater o machismo em evento em Canoas
Leandro Molina - MTE 14641 | PT - 15:06 - 29/09/2021 - Foto: Brayan Martins
O deputado Edegar Pretto (PT) participou da solenidade de 10 anos de fundação do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência de Canoas, Patrícia Esber. O espaço, que tem a manutenção da Prefeitura Municipal de Canoas, em parceria com a ONG Coletivo Feminino Plural, oferece serviços especializados às vítimas dos diversos tipos de violência, como cuidados de saúde da mulher, apoio psicossocial, além de orientação para o acesso a programas sociais. O centro já atendeu mais de 5.700 mulheres vítimas de violência doméstica.

Para a coordenadora da instituição, Telassim Levandovski, um dos maiores desafios durante essa década de trabalho, em especial neste tempo de pandemia, é tratar dessa epidemia que é a violência doméstica. “É importante trabalhar a individualidade de cada uma, acolhendo-as com respeito e sabedoria e reacolhendo quantas vezes for necessário, até que elas se fortaleçam e possam seguir a sua vida. Cada mulher que passa por nós tem uma representatividade no sentido de ser livre, podendo repensar a sua vida de forma feliz, com condições de seguir em frente”, afirmou.

“Se há preconceito e se há machismo, eles são praticados pelos homens, mas infelizmente os homens escolhem o caminho mais cômodo, não participam, não opinam, e a sociedade segue sendo injusta para as mulheres”, destacou Edegar Pretto. O deputado fez referência a sua adesão à causa, ainda no ano de 2011. “Foi essa consciência, de defender as mulheres vítimas de violência, que nos levou a fazer do nosso mandato um instrumento para conversar com os homens e para lutar pela igualdade de gênero”, pontuou.

A deputada federal Maria do Rosário agradeceu a Pretto por abraçar a causa das mulheres, com o Movimento Eles Por Elas - He For She da ONU Mulheres, e por olhar nos olhos dos homens, falando o quanto é importante, para uma melhor escuta, que haja movimentos masculinos nesse sentido. “Ou a humanidade avança para um grau de civilidade, onde ninguém agrida outro ser humano, onde a lei maior ética, que está acima da lei, seja o respeito e a dignidade humana do outro e da outra, ou nós seremos um mundo que terá grandes dificuldades de evoluir”, completou.

O Prefeito Jairo Jorge ressaltou a importância das políticas públicas para vencer a cultura do machismo, e disse que se orgulha de ter 50% das funções de comando do município ocupadas por mulheres. “Isso não é fruto do acaso, é fruto de uma escolha, a escolha da igualdade”, afirmou. O prefeito concluiu a sua fala invocando a memória de Patrícia Esber, que foi vítima do seu companheiro e que foi homenageada com o nome do centro de referência. “Tantas mulheres já perderam a vida. Essa luta é de todos nós, homens e mulheres que estão aqui, e vale a pena.”

Também participaram da solenidade a secretária especial da coordenadoria de mulheres do município, Vani Piovesan; a secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, a vereadora de Canoas, Maria Eunice Dias Wolf; a delegada especializada no atendimento às mulheres, Clarissa Demartini; além de representantes da Brigada Militar, conselheiros tutelares e outras lideranças de movimentos ligados à proteção às mulheres vítimas de violência.

*Com informações de Silvana Granja
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30