FRENTE PARLAMENTAR
Instalada Frente Parlamentar para debater a utilização de carroças no Rio Grande do Sul
Fabio Paranhos - MTE 16.267 | PV - 15:09 - 29/09/2021 - Foto: Vinicius Reis
Instalação da Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS, proposição do de
Instalação da Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS, proposição do de
A primeira frente parlamentar para debater a utilização de veículos de tração animal (carroças) no Estado, foi instituída nesta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa. Em solenidade realizada no salão Júlio de Castilhos, foi instaurada a frente, a iniciativa da formação foi do deputado estadual Rodrigo Maroni (PV). 

O objetivo é realizar um estudo aprofundado em diversas cidades gaúchas sobre a realidade dos cavalos exercendo este trabalho. Maroni que é o proponente da Frente Parlamentar, destaca que em vários municípios já é proibida a utilização de carroças, mas que há um grande problema de fiscalização. “Com a instauração desta frente, a gente vai agora, fazer um estudo percorrendo o Estado do Rio Grande do Sul para avaliar a realidade destes animais, principalmente o sofrimento deles nas carroças, temos exemplos de cidades como Porto Alegre, Montenegro, Pelotas, São Leopoldo e Novo Hamburgo que já tem iniciativa de proibição, mas que na prática não há fiscalização. O nosso objetivo é ver o número de animais que é utilizado em carroças, como é a qualidade de vida destes animais, qual o órgão que fiscaliza à saúde dos cavalos e, entregar este estudo nas mãos do governador e dos órgãos competentes para que finalmente a gente consiga viabilizar leis efetivas para a defesa destes animais de grande porte”, disse. 

 O deputado ressaltou ainda que atualmente o Brasil é terceiro maior rebanho de cavalos em todo o mundo, e que o RS hoje tem em torno 522 mil animais. Maroni salientou também que milhares de pessoas tem utilizado andar à cavalos como forma terapêutica de tratamento.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Instalação da Frente parlamentar

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30