PRESIDÊNCIA
AL, UFRGS, PUC e Senai firmam parceria para qualificar egressos do serviço militar
Juliane Soska - MTE 15510 | Presidência - 11:52 - 30/09/2021 - Foto: Joel Vargas

A Assembleia Legislativa, UFRGS, PUCRS e Senai firmaram nesta quinta-feira (30) um termo de cooperação para qualificar os jovens egressos do serviço militar obrigatório. O documento foi assinado pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB), em conjunto com a vice-reitora da UFRGS, Patricia Pranke, o vice-coordenador do Senai, José Luiz Bozzetto e o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira. A iniciativa tem o apoio da Frente Parlamentar em Apoio à Empregabilidade e à Qualificação dos Jovens que Prestam o Serviço Militar Obrigatório, presidida pelo deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL). 

O objetivo da medida é disponibilizar cursos de extensão, oficinas e planejamento de carreira de forma gratuita, ampliando o conhecimento e aperfeiçoamento dos militares para ingresso no mercado de trabalho. O presidente Gabriel destacou as dificuldades de empregabilidade nesta faixa etária. “Temos uma grave estatística brasileira, que chega a 35% de desemprego entre os jovens de 18 a 25 anos. A juventude precisa de formação qualificada para disputar vagas de qualidade”, afirmou. 

O parlamentar citou também a pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa, que identificou que 45% dos gaúchos estão vivendo com menos da metade da renda obtida antes da pandemia, além de apontar dados de alerta sobre estudantes que precisaram trancar suas matrículas em cursos de ensino superior ou reduzir o número de disciplinas por causa da crise. Diante destes indicadores, Gabriel apresentou alternativa que visa a destinação de 0,5% da receita do Estado para a compra de bolsas de estudo para alunos de baixa renda em universidades comunitárias, em cumprimento à Constituição Estadual. Em 2020 o Estado aplicou 0,29% da sua receita própria líquida em ensino superior. Com o percentual restante, será possível aplicar mais R$ 70 milhões no setor, impactando entre 8 e 20 mil estudantes.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Assinatura do Termo de Cooperação entre entidades para apoiar a empregabilidade do jovem egresso do serviço militar

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30