Cultura
PLs de Valdeci são aprovados e festivais de teatro do interior passam a integrar o Calendário do RS
Marcelo Antunes - MTB 8511 | PT - 12:36 - 05/10/2021 - Foto: Divisão de fotografia
As artes cênicas do RS ganharam um importante reforço às suas atividades com a aprovação, nesta terça-feira, 5, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, de dois projetos de lei de autoria do deputado Valdeci Oliveira (PT). Os PLs 53 e 54/2021, que em agosto haviam recebido pareceres favoráveis na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento estadual, incluem, no Calendário Oficial de Eventos do RS, o Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, de Rosário do Sul, e os festivais realizados em 16 municípios que compõem o Coletivo Interior em Cena.

Por terem caráter terminativo, ambas as propostas estão aptas a virarem lei. Assim, o segmento teatral do interior gaúcho recebe uma chancela que contribui na busca de apoiadores e patrocinadores às suas atividades. "O Festival de Rosário do Sul está consolidado, tem 20 anos de brava atuação e precisava desse reconhecimento, não apenas para fortalecer a cultura do município, mas de todo o estado", afirma Valdeci sobre o evento que reúne artistas do RS, SP, RJ, SC e PR, além de grupos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Paraguai.

Já o Coletivo Interior em Cena é composto por realizadores e curadores de festivais de teatro de diversos estados brasileiros e que recebem trupes de vários países da América do Sul. Integram o Coletivo grupos teatrais de Santa Rosa, Rolante, Itaqui, Gravataí, Uruguaiana, Santiago, Canoas, Três Coroas, Viamão, Santo Ângelo, Erechim, Osório, Sapiranga, Canela e Capão da Canoa. “São festivais que merecem receber todo o apoio para se consolidarem dentro da rota turístico-cultural do Rio Grande do Sul”, acrescentou Valdeci.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Assuntos Municipais, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30