PRESIDÊNCIA
Missão gaúcha participa da abertura do South Summit Madrid
Juliane Pimentel - MTB 16.656 e Juliane Soska - MTE 15510 | Presidência - 17:49 - 05/10/2021 - Foto: Gustavo Mansur
Porto Alegre deve sediar o evento de inovação em 2022. Anúncio acontece nesta quarta (6)

O segundo dia da missão gaúcha na Europa iniciou com a abertura da South Summit Madrid, evento de inovação, nesta terça-feira (5). Realizada no Centro de Convenções La Nave, na capital espanhola, a feira retorna ao formato presencial após a pandemia, e segue até quinta (7), reunindo empreendedores, investidores, startups e corporações com foco na tecnologia e empreendedorismo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), e os deputados Frederico Antunes (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Vilmar Zanchin (MDB) acompanharam a abertura com a presença do Rei Filipe VI de Espanha.

Nesta quarta-feira (6) será anunciada a cidade-sede da edição 2022 e deverá confirmar a candidatura de Porto Alegre para receber a programação em março. Esta será a primeira vez que a South Summit ocorrerá integralmente fora da Europa. “É uma oportunidade para nossa capital, que tem um hub de inovação muito importante, receber um dos maiores eventos do mundo e, com isso, mais negócios, novas tecnologias, aprendizado e relacionamentos na área, além de gerar mais renda, emprego e riqueza a partir da criação de produtos e serviços nas startups gaúchas”, destacou o presidente Gabriel.

Investimentos para o RS
Na sede do grupo Cobra, empresa espanhola que trabalha no desenvolvimento, construção e operação de instalações industriais, a comitiva foi recepcionada pelo presidente Jose Maria Castillo e diretores, entre eles o diretor de operações da Cobra Brasil, José Carlos Herranz. A companhia já atua no RS com linhas de transmissão dos consórcios Chimarrão e Pampa, que estão em fase de conclusão. Ao todo, os investimentos somam R$ 3 bilhões e geram em torno de quatro mil empregos. Segundo o governador Eduardo Leite, o principal tema do encontro foi a tratativa para viabilizar o projeto da termelétrica a gás natural no porto do Rio Grande, em Rio Grande, na zona sul do estado. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões.

Para a empresa Sacyr o Governo do Estado apresentou uma série de projetos a serem desenvolvidos no RS e que podem gerar interesse do grupo espanhol, que trabalha com foco na infraestrutura e serviços. Entre eles, estão a concessão de rodovias e a privatização dos serviços de saneamento básico no estado. Há 35 anos no mercado, a Sacyr iniciou suas atividades no Brasil em solo gaúcho em julho deste ano, com a concessão da ERS-287, que liga a Região Metropolitana e o centro do estado.

A capacidade de implantação de novos projetos para geração de energia no estado foi tema de reunião na sede do grupo Elecnor, finalizando as agendas do dia. A Enerfín do Brasil, filial da Elecnor, é responsável pela administração do complexo eólico no Rio Grande do Sul (parques de Osório e de Palmares). Gabriel lembrou que o parque do Litoral foi a primeira instalação de grande porte realizada no Brasil pela empresa. "O complexo eólico gaúcho é referência internacional no segmento de geração de energia renovável e sustentabilidade. Não geramos apenas energia, mas sim valorizamos o potencial da região", reforçou o parlamentar.

De acordo com o governador, a companhia tem projetos para a região, inclusive prevendo novas iniciativas para geração de energia eólica. A comitiva foi recebida pelo conselheiro delegado grupo, Rafael Martin de Bustamante, com quem discutiram sobre licenciamento e outras tratativas para ampliação das atividades.

Próximas agendas
Nesta quarta-feira (6) a missão gaúcha volta à South Summit Madrid para acompanhar o anúncio da cidade-sede da edição 2022 do evento. Também está na agenda uma visita à Iberdrola, empresa espanhola que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica.

A comitiva do RS é liderada pelo Executivo Estadual, representada pelo governador Eduardo Leite e secretários estaduais, pelo presidente da ALRS, deputado Gabriel Souza (MDB), pelos deputados deputados Frederico Antunes (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Vilmar Zanchin (MDB), além do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O grupo finalizará os encontros com empresas e órgãos europeus em Toulouse, na França, na próxima sexta-feira (8).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30