COMISSÃO DE AGRICULTURA
Deputados debatem instalação de biodigestores e adição de recursos orçamentários para agricultura
Vicente Romano MTE 4920 | Agência de Notícias - 10:48 - 07/10/2021 - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS
Reunidos na manhã desta quinta-feira (7), os deputados que integram a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa discutiram a importância da instalação de biodigestores no estado e a necessidade de aumento dos recursos orçamentários para a agricultura, especialmente para os programas direcionados à energia renovável, irrigação e agricultura familiar.

O debate se desenvolveu a partir do relato da deputada Zilá Breitenbach (PSDB) sobre a audiência pública ocorrida no dia 4 deste mês, que tratou dos benefícios econômicos e ambientais do uso de biodigestores na região circunscrita à bacia do Rio Passo Fundo. Conforme a deputada, o debate contou com palestras de entidades que narraram experiências práticas com biodigestores em Seberi, além de exposição da importância do uso do equipamento para melhorar a qualidade da água e do tratamento dos dejetos de origem animal, possibilitando que o biofertilizante chegue ao solo sem nenhuma contaminação e com mais renda para a propriedade. 

Durante a sua manifestação, a deputada propôs que o Governo do Estado subsidiasse parte dos juros nos investimentos em equipamentos e implantação de biodigestores, assim como fazem os estados de Santa Catarina e Paraná. A solicitação da parlamentar recebeu o apoio do presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (PP) e dos deputados Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT). 

O deputado Elton Weber observou que os programas existentes, como do uso de biodigestores, Pró-etanol, irrigação necessariamente precisam de aporte de recursos orçamentários ou do Programa Avançar do Governo do Estado. Ele anunciou a realização de audiência com o secretário de Planejamento, Gestão e Governança, Cláudio Gastal, para discutir o tema. 

O deputado Zé Nunes, por sua vez, disse que se os dejetos animais forem transformados numa forma de energia, através do Biogás, é uma iniciativa das mais importantes, que tem um potencial muito grande pela característica da produção animal existente no estado. O deputado falou também da necessidade de incentivos para a geração distribuída, através de isenção de parte do ICMS para projetos associativos, como acontece em Minas Gerais (5%).

Presenças
Participaram da reunião a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Aloísio Classmann (PTB), Beto Fantinel (MDB), Carlos Búrigo (MDB), Dr. Thiago Duarte (DEM), Elton Weber (PSB), Luiz Marenco (PDT) e Zé Nunes (PT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, reunião ordinária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30