MANDATO
Zanchin defende punição a responsáveis por preços abusivos de medicamentos
Gonçalo Valduga - MTE 17699 | MDB - 11:23 - 07/10/2021 - Foto: Divulgação

Após a aprovação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (AL-RS) que investiga os preços abusivos de medicamentos, o deputado Vilmar Zanchin defendeu que os responsáveis sejam punidos. "Se confirmadas na Justiça as ilegalidades de aumentos exorbitantes no valor de remédios e insumos usados no combate à Covid-19, estes fornecedores devem ser punidos com rigor", enfatizou o parlamentar, que é membro titular da comissão.

O documento sugere o indiciamento de três indústrias farmacêuticas e 68 distribuidores que teriam cometido as irregularidades durante a pandemia. Entre as práticas inadequadas e ilícitas, estão a venda casada ou o pagamento antecipado dos produtos. "Não podemos admitir preços abusivos enquanto milhares de gaúchos perdem a vida, aguardam na fila por um leito de UTI ou ficaram sem emprego devido às restrições de circulação", ressaltou Zanchin.

Além do relatório, que seguirá para apreciação no plenário da Assembleia Legislativa, um dossiê será encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério Público do estado (MP-RS), à Polícia Civil, entre outros órgãos das administrações estadual e federal, incluindo os conselhos regionais de Farmácia, de Medicina e de Enfermagem.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30