MANDATO
“Não há nação nem estado desenvolvidos sem a valorização do conhecimento”, afirma Edegar Pretto
Leandro Molina - MTE 14614 | PT - 16:59 - 07/10/2021 - Foto: Leandro Molina

“Não há nação nem estado desenvolvidos sem a valorização do conhecimento”, afirmou Edegar Pretto, em visita à UFSM, de Santa Maria

Na universidade, que é a 10ª instituição do mundo com maior produção científica realizada por mulheres, o deputado destacou a importância de retomar os investimentos e a valorização do ensino superior acessível e de qualidade 

Uma visita ao reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Paulo Burmann, abriu a agenda de compromissos do deputado Edegar Pretto, nesta quinta-feira (07), na Região Central do Estado. Conforme o deputado, o objetivo desse roteiro é focar na questão da educação e mostrar a importância da universidade na vida das pessoas de todas as classes sociais. “Nossa proposta é de desenvolvimento regional e de valorizar todas as experiências que a universidade tem. Essa nossa jornada faz parte da missão de percorrer o Rio Grande para buscar humildemente o direito de escutar e de ser escutado.”

Quando foi Presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto teve um grande envolvimento para restituir parte do orçamento das universidades, que havia sido cortado pelo governo, desde 2017. “Não podemos mais permitir que nos tirem um legado construído com tanto esforço nos governos Lula e Dilma, que elevou o número de estudantes do ensino superior de 505 mil para 932 mil”, disse o parlamentar. 

Para  Burmann, a questão da redução orçamentária é um grande estrago que tem sido feito sobre a educação, como em outros setores de serviços públicos. “Um país como o nosso não pode abrir mão da educação pública e gratuita de qualidade. Nós temos um número inimaginável de jovens que dependem da estrutura pública para a sua formação. E o que foi feito nesses últimos anos, foi uma sequência de cortes no orçamento que vem abalando de fato os projetos de ampliação de oportunidades que a universidade pode oferecer.”  

Tecnologia e inovação na UFSM

Na visita ao Centro de Tecnologia da UFSM (CT), o deputado conheceu a produção de um carro elétrico, com energia renovável, além do primeiro carregador rápido para veículos elétricos do RS. O CT é referência em inovação e tecnologia para Energia Sustentável, assunto de primeira ordem mundial, para enfrentamento ao aquecimento global. “Aqui na nossa Universidade de Santa Maria nós podemos ver a  importância de investir em pesquisa e técnicas inovadoras. É importante lembrar também que estamos falando de uma instituição pública federal, acessível aos nossos jovens das diversas classes sociais”, ressaltou o parlamentar. 

A professora  Luciane  Canha, responsável pelo Laboratório Móvel do grupo de pesquisa do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP), disse que os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, no país, são extremamente importantes. “Especialmente para as universidades, onde a gente gera conhecimento que chega diretamente à população. Pesquisas na área de desenvolvimento sustentável, de gerações renováveis precisam desse investimento, justamente para tentar fomentar mais a pesquisa e trazer a aproximação da universidade com a indústria, onde o conhecimento gerado aqui possa chegar às pessoas na forma de produtos.” 

Universidade Franciscana

Na Universidade Franciscana, Edegar Pretto foi recebido pela reitora, Irmã Irani Rupolo, e falou da sua origem de formação com as comunidades eclesiais. “Sei da luta que vocês fizeram para se tornarem universidade e estou aqui também para desejar parabéns. Na presidência  da Assembleia Legislativa, uma das nossas ações foi trabalhar contra os cortes nas universidades.” Falou também da importância de fortalecer a educação para aqueles que não têm acesso. “Esse é o nosso compromisso”, salientou.

A irmã falou ainda  do avanço da instituição ao passar de centro universitário para universidade, conquista que teve o apoio do Governo Dilma, com Fernando Haddad no Ministério da Educação.“O importante é que essa construção aconteceu com diálogo interno com os professores, mas também com a sociedade e com as representações políticas. Nós não somos exclusivistas pela educação, porque sabemos que ela interfere e qualifica, na medida que se tem recursos, vontade política, saúde”, finalizou.  A Universidade Franciscana tem mais de 30 cursos de graduação presencial e EaD, cursos de pós- graduação, mestrado e doutorado, além de cursos de capacitação e especialização profissional.

Acompanham Edegar Pretto, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o presidente do PT de Santa Maria, Sidinei Cardoso, e o coordenador regional do PT, Paulo Conceição. O roteiro de trabalho na região Centro passa por Santa Maria, São Sepé, Ivorá e São Pedro do Sul. Nas agendas, o foco está em escuta e conversas sobre temas de desenvolvimento regional, educação, tecnologia, visita à Feicoop e Feira do Livro de Santa Maria, e encontros com prefeitos, empresários e juventude.


© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30