Mandato
Infraestrutura da educação no foco de Edegar Pretto
Leandro Molina - MTE 14614 | PT - 09:00 - 11/10/2021 - Foto: Brayan Martins
Em Santa Maria, o parlamentar visitou mais três instituições de ensino, ouvindo demandas e dialogando sobre melhorias urgentes 

No município, considerado um polo da educação no Rio Grande do Sul, o deputado Edegar Pretto (PT) iniciou a sexta-feira (8) visitando duas escolas na parte da manhã e, na parte da tarde, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAr). Edegar lembrou da revolução no ensino, ocorrida nos governos Lula e Dilma e na gestão de Fernando Haddad à frente do  Ministério da Educação. “Foi uma época de muitas conquistas positivas para a educação brasileira. Só no ensino superior foram implantadas mais de 360 unidades de institutos federais, em todo o Brasil e foram criadas 18 novas universidades e 173 campus universitários”, salientou. Com isso, o número de estudantes praticamente duplicou entre 2003 e 2014, passando de 505 mil para 932 mil.  

No IFFAr, o deputado foi recebido pela reitora, Nidia Ninger, pró-reitores e outros servidores da instituição. “A pauta da educação é, fundamentalmente, a pauta de todos os cidadãos do estado e nós gostaríamos de fazer parte do plano de gestão do próximo quadriênio, que tenha na educação uma pauta prioritária. Independente do partido e independente das vinculações, a educação faz toda diferença para o povo brasileiro e gaúcho. Nós somos parceiros para esse tipo de discussão e para fazer parte desse processo”, disse a reitora. 

Ao todo são 12 unidades do IFFAr no estado, atendendo 13 mil estudantes: Santa Maria, Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari,  Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana. Em 2017, cinco unidades do instituto receberam o debate promovido por  Edegar Pretto na presidência da Assembleia Legislativa. Naquele período, o Ministério da Educação (MEC) havia anunciado o bloqueio de 30% no orçamento das universidades e institutos federais. A partir de uma mobilização estadual liderada por Pretto, com reitores, reitoras e comunidade acadêmica, o governo federal restituiu parte do orçamento cortado das instituições. 

“A nossa agenda direcionada para a educação está sendo realizada em Santa Maria porque aqui tem um polo de estrutura educacional muito interessante. Estamos buscando o direito de sermos escutados, pois defendemos a valorização dos servidores e garantia de um ensino de qualidade para os estudantes”, explicou o deputado. Mais de 80% das escolas estaduais não têm pátio. Conforme o deputado, isso precisa mudar, pois as crianças e adolescentes necessitam desses espaços, para atividades físicas e de lazer.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, o deputado foi recebido pela diretora, Evelise Mostardeiro Borges Pereira, professores e funcionários. “A gente que trabalha com educação sempre vai lutar por melhorias. Somos uma das escolas mais tradicionais de Santa Maria e enfrentamos dificuldades de infraestrutura”, disse a diretora. A escola, que está completando 80 anos de atividades,  atende mais de 1.100 alunos, conta com cerca de 100 professores e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. 

No Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Edegar Pretto falou da sua tarefa de escutar, por todo o estado, e da sua preocupação com a educação pública. A diretora, Simone Degrandi, entregou um documento com as demandas prioritárias da escola ao deputado, que tratam de restauros e melhorias na infraestrutura. Essa é uma instituição de ensino centenária que teve a sua origem em 1901 e faz parte do  patrimônio histórico do município. 

Atualmente atende cerca de 1.300 alunos e funciona nos três turnos. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que acompanha o roteiro de trabalho em Santa Maria, disse que a grande luta das lideranças políticas é ter um projeto de melhorias dessa escola. Atualmente tramita na Câmara dos Deputados uma emenda do deputado federal Paulo Pimenta que solicita a recuperação da estrutura da escola, que está em situação precária. 

Também acompanharam o deputado o vereador Valdir Oliveira (PT), o ex-vereador Luciano Guerra (PT), e o presidente do PT de Santa Maria, Sidinei Cardoso.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30