MANDATO
Zé Nunes recebe homenagem do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas
Marcela Santos - MTE 11679 | PT - 15:05 - 11/10/2021 - Foto: Divulgação
No domingo (10), a contribuição do deputado estadual Zé Nunes (PT), para a cadeia leiteira do RS, foi destacada em homenagem realizada pelo Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas.

“Com muito orgulho recebemos esta distinção. Lembramos da nossa trajetória, desde os estudos, passando pela criação da Coopar, pela experiência na Prefeitura de São Lourenço e chegando na Assembleia. Há quatro anos instalamos o Grupo de Trabalho do Leite, coordenado pelo nosso mandato. Estava sendo dado mais um passo na mobilização para enfrentar a pior crise que o setor enfrenta nas duas últimas décadas”, contou.

De lá pra cá foram inúmeras reuniões e audiências do GT. Algumas questões evoluíram, e outras seguem na pauta de trabalho. “Embora o setor tenha experimentado uma recuperação de preços ao produtor durante a pandemia, é preciso que o Estado estruture uma política específica para a cadeia, que aponte para a sustentabilidade da produção no período pós- pandemia”, alertou.

O Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite 2021, da Emater, apresentou redução do número de produtores de leite vinculados à indústria de 52,28%, saindo de 84.199, em 2015, para 40.182, em 2021.

Mostrou também a maior redução do número de produtores ligados à agricultura familiar, que produzem volume diário de até 150 litros. Como coordenador do GT do Leite da Assembleia, temos acompanhado de perto a situação. Os pequenos produtores têm se movimentado entre pagar para produzir e empatar, não sendo possível reinvestir na terra, nem tampouco em equipamentos.

Zé Nunes reiterou a necessidade de um projeto de desenvolvimento econômico, que considere os arranjos produtivos locais para causar ganhos de escala e produtividade, uma política específica para esta cadeia. “É necessário exigir de Eduardo Leite comprometimento e um planejamento para o setor”, criticou.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30