MANDATO
Mães do Educandário São João Batista são recebidas pelo Dr. Thiago
Luciano Medina Martins - MTE 12262 | DEM - 16:15 - 20/10/2021 - Foto: Divulgação
Na tarde desta terça-feira (19), foram recebidas pelo deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM) as representantes das mães de crianças atendidas pelo Educandário São João Batista, que fica em Ipanema, zona sul de Porto Alegre e atua na área clínica, com tratamentos especializados para crianças com deficiência, como esclerose múltipla e síndrome de Down, e, como Escola de Educação Especial e Ensino Fundamental Incompleto oferecendo aulas voltadas para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.  

As mães reclamam do corte do transporte, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, para as crianças que frequentam a escola, elas chamam a atenção para o fato de que a falta do acompanhamento pedagógico especializado colabora para o desenvolvimento de comorbidades, "minha filha já está esquecendo coisas" afirmou Flávia dos Santos, e de que a escola, localizada no topo de um aclive, apresenta dificuldade de acesso que é "uma barreira arquitetônica", o que determina a prioridade para que estas crianças recebem da Prefeitura Municipal de Porto Alegre o transporte adaptado para estas crianças, na sua imensa maioria cadeirantes. "Setenta por cento das crianças que frequentavam a escola estão sem transporte", alertou Viviane Faria. As mães também chamam a atenção para a redução no número de vans disponibilizadas, que eram quatro e agora são duas e que "as vans eram só para o educandário e agora são compartilhadas por outras entidades", afirmou Carla Neves. "Agora as vans que sobraram estão superlotadas só com o atendimento clínico", destacou Eliane de Oliveira. Estavam presentes as mães Eliane de Oliveira, Flávia dos Santos, Carla Neves, Viviane Faria e Jaqueline Andrade.

O deputado estadual Dr. Thiago Duarte, durante a reunião, contatou a Secretaria Municipal da Saúde e foi informado de que o órgão está ciente da situação e planeja solucionar a falta de transporte nas próximas semanas. Dr. Thiago ainda se comprometeu com a realização de uma audiência com o secretário municipal de saúde, Mauro Sparta, para que as mães sejam recebidas e se encaminhe a volta do fornecimento do transporte para as crianças com deficiência que frequentam a escola do Educandário São João Batista.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30