Valor histórico
Comissão aprova parecer sobre projeto que confere título ao município de Agudo
Antonio Grzybowski - MTE 13273 | PL - 10:44 - 21/10/2021 - Foto: Antonio Grzybowski
Deputado Paparico Bacchi com o prefeito Luís Henrique Kittel e vice-prefeito Pedro Álvaro Müller Jún
Deputado Paparico Bacchi com o prefeito Luís Henrique Kittel e vice-prefeito Pedro Álvaro Müller Jún

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável ao projeto de lei que confere o título de “Berço dos Dinossauros” ao município de Agudo. A proposta é do deputado Paparico Bacchi (PL). De acordo com o relatório da deputada Juliana Brizola (PDT), “os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico encontrados no município, constituem patrimônio cultural da nação, razão pela qual justifica-se a presente proposição”.

Valor histórico

Na justificativa do Projeto de Lei nº 85/2021, Paparico Bacchi destaca o valor histórico, cultural e econômico dos estratos rochosos localizados em Agudo bem como toda a região da Quarta Colônia do Rio Grande do Sul. De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal no parlamento gaúcho, são registros de fósseis preservados com origem nos dinossauros, datados de aproximadamente 233 milhões de anos, que despertam o interesse de pesquisadores, revistas científicas e de turistas. “O estudo dos fósseis permite a compreensão da evolução da vida na Terra e consequentemente, da nossa própria história”, pontua o deputado autor da proposta e que também é graduado em História pela Universidade de Passo Fundo.

Pesquisa e divulgação

Os fósseis encontrados em Agudo encontram-se salvaguardados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria, localizado no município de São João do Polêsine. Neste local são realizadas pesquisas, publicações e a divulgação do patrimônio paleontológico de toda região da Quarta Colônia. Os fósseis coletados foram publicados em renomadas revistas científicas internacionais e nacionais, além de terem sua descoberta veiculada em programas nacionais e internacionais de televisão.

Tramitação

Após ser aprovada na CCJ a proposta segue para apreciação conclusiva na Comissão de Assuntos Municipais. De acordo com resolução anterior, projetos de lei desta natureza deixam de ser obrigatoriamente apreciados em plenário.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30