SAÚDE
AL sedia exposição fotográfica sobre Outubro Rosa e Novembro Azul
Olga Arnt - MTE 144323 | Agência de Notícias - 14:52 - 25/10/2021 - Foto: Vinicius Reis

O Parlamento gaúcho inaugurou, no início da tarde desta segunda-feira (25), a exposição de fotografia Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação é uma iniciativa conjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher e Associação de Apoio a Pessoas com Câncer e tem como objetivo incentivar a prevenção.

Além de fotografias de homens e mulheres que superaram o câncer, a mostra traz painéis com mensagens de incentivo ao autocuidado e apelo à realização dos exames preventivos. Cartilhas e folders alertando sobre a incidência da doença, fatores de risco, sintomas, mudança de estilo de vida e escolhas saudáveis estão à disposição dos visitantes da exposição, que ficará aberta até dia 5 de novembro no Espaço Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha.

A procuradora da Mulher e presidente da Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher, deputada Franciane Bayer (PSB), afirmou que o propósito do evento é chamar a atenção de todos os que ingressam na Assembleia sobre a importância de “prevenir doenças que têm altos índices de cura, desde que diagnosticadas e tratadas precocemente”. Ela alertou que a pandemia pode ter agravado o cenário no Rio Grande do Sul e no Brasil, na medida em que muitas pessoas deixaram de procurar os serviços de saúde para fazer seus exames de rotina com medo de se infectarem com o novo coronavírus.

Material elaborado pelo mandato da parlamentar, à disposição da população, apresenta uma estimativa da incidência de novos casos de câncer no Brasil para o biênio 2021/2022 . Dados contidos no folder apontam 66.280 casos de câncer de mama, 20.470 de colo retal, 12.440 de pulmão e 11.950 da glândula tireóide. Lista também hábitos que devem ser incorporados ao cotidiano para prevenir à doença, como a realização de exercícios físicos, redução do consumo de álcool e de carnes processadas.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, a presidente da Comissão de Saúde e Ambiente Ambiente, Zilá Breitenbach (PSDB), frisou que o papel do Parlamento é o de divulgar informações que colabore para que a sociedade adote uma conduta preventiva em relação à doença. Além disso, a deputada considera fundamental que a instituição esteja sempre atenta para saber se o número de exames disponíveis é suficiente para atender a demanda e se a população está tendo dificuldades de acesso a tratamentos efetivos para a doença.

Entre os materiais disponíveis para a população na exposição, está a Cartilha Câncer de Mama – Cuidados, Prevenção e Direitos Sociais, elaborado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, com informações sobre sintomas e sinais, fatores de risco, estatísticas, formas de tratamento, leis que protegem os doentes e formas de exigir a concessão de benefícios e direitos.

Também participaram da abertura da exposição a deputada Fran Somensi (Republicanos), o deputado Edegar Pretto (PT) e o presidente da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Conrado Galo.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Exposição

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA
COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA PARA TRATAR SOBRE O PROGRAMA ASSISTIR
PODCAST
03/12/2021 16:52 Semana AL em 60 segundos
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30