COMUNICAÇÕES
Pronunciamentos na tribuna nesta terça-feira
Marinella Peruzzo - MTE 8764 * | Agência de Notícias - 16:52 - 26/10/2021 - Foto: Vinicius Reis

Confira o resumo dos pronunciamentos dos deputados durante o período das Comunicações da sessão extraordinária híbrida do Parlamento gaúcho desta terça-feira (5). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo, em áudios das sessões.

Pepe Vargas (PT) disse entender que o acordo construído entre o Judiciário e as entidades representativas dos servidores havia sido um avanço significativo e que não era bom que a Casa desprezasse tal acordo. Lembrou que o processo de discussão aberto havia resultado em um plano de carreira que, "de fato, era um avanço limitado", mas ainda assim um avanço, "o acordo possível no momento". Disse ainda que a posição da bancada do PT era de respeitar esse acordo e lamentou que não tivessem conseguido apreciá-lo na presente sessão.

Eric Lins (DEM), dirigindo-se aos servidores do Judiciário presentes, disse que a resolução dos problemas na Casa só se dava quando havia ordem e que, em 2019, "por conta de instransigência, as coisas não aconteceram". Segundo ele, "poderiam ter acontecido se as emendas tivessem passado", mas que tudo seria resolvido "da melhor forma possível". Informou que os líderes conversavam naquele momento para decidir sobre a possibilidade de abrirem uma nova sessão para retomar a apreciação (o que não se deu, no entanto).

Jeferson Fernandes (PT) cumprimentou os servidores do Judiciário que acompanhavam da galeria o início da votação do PL 147/2021, dizendo que o inconveniente surgido durante a leitura das emendas pode ter sido um sinal positivo para todos os lados envolvidos no debate do tema, que trata da estruturação da carreira dos servidores, não só das comarcas mas de todo o serviço do Judiciário. Explicou que a divergência é da natureza da democracia, em ambiente de respeito e ouvindo todas as partes. E observou que é um tema que vem de longos anos de construção, razão pela qual a proposta de última hora, sem ouvir o contraponto e construir alternativa, pode prejudicar o que foi alcançado até agora. Elogiou o clima de harmonia entre as entidades dos servidores e a presidência do Tribunal de Justiça, garantindo que a Assembleia saberá respeitar essa construção. 

* Com Francis Maia

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Extraordinária Híbrida

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA
COMISSÃO DE REPRESENTAÇÃO EXTERNA PARA TRATAR SOBRE O PROGRAMA ASSISTIR
PODCAST
03/12/2021 16:52 Semana AL em 60 segundos
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30