COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
Comissão entrega certificado de distinção a cinco destilarias gaúchas
Vicente Romano MTE 4920 | Agência de Notícias - 12:01 - 27/10/2021 - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS
Reunida na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), entregou um certificado de distinção a cinco cachaçarias gaúchas premiadas no 20 º Concurso de Vinho e Destilados e no 10º Concurso Anual e Nacional de Cachaças e outros destilados produzidos no Brasil (Expocachaça).

Receberam o certificado Guilherme Bockorny, da Cachaçaria Bockorny, de Ivoti; Moacir Menegotto, da  Casa Bucco, de Bento Gonçalves; Leandro Hilgert, da Harmonie Schnaps, de Harmonia; Evandro Weber, da destilaria H. Weber, de Ivoti e Paulo Ramos, da Associação dos Produtores de Cana e Seus Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), representando a Cachaçaria Maria João, de Santa Rosa.

O deputado Zé Nunes afirmou que o certificado é uma homenagem aos produtores de cachaça do Rio Grande do Sul e ao seu esforço em elaborar um produto que se distingue prioritariamente pela qualidade. "Essas empresas têm nos orgulhado e ajudado ao desenvolvimento do RS", reforçou. Nunes colocou a Comissão à disposição da cadeia produtiva da cachaça para discutir suas demandas e gargalos que representem dificuldades para o setor.

O representante da Aprodecana, em nome dos homenageados, agradeceu a distinção e o apoio da Assembleia Legislativa ao segmento produtivo. Ele solicitou que o colegiado auxilie na retirada da cobrança do mecanismo de Substituição Tributária (ST) do ICMS, cobrado antecipadamente das empresas.

O empresário Evandro Weber, da Destilaria H. Weber, também pediu a retirada da ST dos produtos alcoólicos. Segundo ele, as empresas não tem capital de giro para suportar a antecipação do ICMS.

O vice-presidente da Comissão, deputado Dalciso Oliveira (PSB), parabenizou os homenageados e destacou a importância do setor na geração de oportunidades e renda e na sua inclusão no siste de turismo do Estado.

O deputado Adolfo Brito (PP), também presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, disse acreditar que o setor tem espaço para se desenvolver. Ele lembrou a tradição de qualidade da cachaça gaúcha.

O deputado Fernando Marroni (PT) argumentou que é importante para o RS contrariar as tradições de que na região sul não é possível produzir cana e seus derivados, especialmente a cachaça, reconhecida internacionalmente como a bebida genuinamente brasileira.

Presenças
Participaram da reunião os deputados Adolfo Brito (PP), Aloísio Classmann (PTB), Dalciso Oliveira (PSB), Eduardo Loureiro (PDT), Fernando Marroni (PT), Pepe Vargas (PT) e Zé Nunes (PT), presidente.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, reunião virtual

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
SEMINÁRIO - PROCURADORIA DA MULHER
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30