BALANÇO 2021
Assembleia Legislativa promove a arte, a cultura e o talento gaúchos
Luiz Osellame -MTE 9500 | Solar dos Câmara - 09:30 - 30/12/2021 - Foto: Vinicius Reis
Encerramento da temporada 2021 do Sarau do Solar teve shows de Nei Lisboa e Nelson Coelho de Castro
Encerramento da temporada 2021 do Sarau do Solar teve shows de Nei Lisboa e Nelson Coelho de Castro

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, mesmo durante a pandemia de COVID-19, com muita criatividade, continuou oferecendo à comunidade gaúcha, em 2021, acesso gratuito a espetáculos musicais, mostras e premiações, propiciando a participação e fruição de diversas formas de manifestações culturais.

A Superintendência de Comunicação e Cultura do Parlamento, através do Departamento de Cultura e da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, trabalha para levar aos gaúchos espetáculos gratuitos e de altíssima qualidade, merecendo o reconhecimento público e ocupando lugar de destaque na agenda cultural do estado.

Projeto Sarau do Solar – espetáculos musicais
Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar, criado em 1993, completou 29 anos de existência, mantendo o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende por todo o ano. O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e hoje integra a agenda cultural da Capital gaúcha. Também conquistou o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

Com o advento da pandemia do COVID-19, o Sarau do Solar se reinventou e passou a ser realizado virtualmente, com transmissões ao vivo, depois no formato híbrido, mas mantendo sempre a qualidade dos espetáculos, que ficaram ainda mais sofisticados, proporcionando aos gaúchos os melhores shows musicais, apoiando e valorizando os artistas dos mais diversos gêneros musicais.

Novo edital e valorização dos artistas gaúchos
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul lançou, no dia 3 de março, um novo edital para seleção e contratação de artistas para a temporada 2021 do Projeto Sarau do Solar.

Aprovado pela Mesa Diretora no final de 2020, o novo edital previu a valorização dos artistas em termos financeiros, com cachês de R$ 3.500,00 para o Sarau do Solar e de R$ 10.000,00 para o Sarau Especial. Para a edição deste ano, estabelecemos um aumento substancial para a participação dos artistas – um acréscimo de 169% e 76% nos valores do Sarau Solar e do Sarau Especial, respectivamente.

O terceiro edital público do projeto Sarau do Solar recebeu um número recorde de inscrições de espetáculos musicais para a temporada 2021. Foram inscritos 427 projetos musicais de diversos ritmos e gêneros.

"Como cidadão e como agente político, sempre considerei a cultura, assim como a educação, marcos civilizatórios que merecem a nossa mais atenta vigilância. Em meio a uma pandemia sem precedentes na história recente, essa atenção deve ser redobrada, razão pela qual fiz questão de reposicionar o Sarau do Solar no cenário cultural do nosso estado. A idéia do Parlamento gaúcho é valorizar o artista, levar ao público música de qualidade em espetáculos gratuitos e também servir de baliza para outros projetos que envolvam a cultura das artes em nosso país", destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB).

Para a diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Mariana Abascal, o incremento expressivo no número de inscritos demonstra que o Parlamento gaúcho e os artistas estão conectados. "De um lado a Assembleia Legislativa realiza um importante aumento de cachês artísticos e, de outro, os artistas aderem fortemente ao edital. Essa conexão revela a dimensão da arte e a responsabilidade do presidente da Assembleia no momento que decidiu reposicionar o Sarau do Solar."

Sarau do Solar - 29ª Temporada
A abertura da Temporada 2021 do Sarau do Solar, realizada em 9 de junho, no Teatro Dante Barone, ficou a cargo da Banda Ultramen, com o espetáculo intitulado "Ultramen 30 Anos".

O Sarau do Solar Especial de homenagem aos 163 Anos do Theatro São Pedro, realizado no dia 23 de junho, recebeu o show de Cíntia De Los Santos Trio, Voz & Piano. O espetáculo de música erudita manteve os protocolos de distanciamento social, mas permitiu que o público presencial ocupasse 30% da platéia e pudesse se deliciar com as músicas, mas também com o retorno, ainda que cauteloso, de apresentações musicais.

Transmitido pela TV AL e mídias sociais da Assembleia Legislativa, o espetáculo também recolheu doações através do ingresso solidário. O Trio, formado pela Soprano Cintia De Los Santos, o Barítono Francis Padilha e o pianista Rodolfo Wulfhorst, nasceu de uma parceria musical de longa data, através do encontro dos artistas para a preparação de performances do repertório erudito dentro e fora do Estado do Rio Grande do Sul.

O Sarau do Solar de 14 de julho,no jardim do Solar dos Câmara, apresentou o espetáculo musical "Capricórnio", com os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes. O show foi transmitido ao vivo pela TV AL e mídias sociais do Parlamento gaúcho.

O Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha recebeu, no dia 21 de julho o Sarau do Solar Especial HeForShe, com as cantoras Loma e Tatiéli Bueno, no espetáculo "ELAS".

O espetáculo musical foi uma parceria com o Comitê Gaúcho HeForShe, na campanha "Máscara Roxa", que possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias, justamente para que se combata o elevado número de casos verificados neste período de pandemia, quando as mulheres convivem mais tempo com os agressores.

O movimento HeForShe foi criado pela ONU Mulheres e entidades das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, num esforço global para envolver a sociedade na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

O Sarau do Solar do dia 4 de agosto recebeu a rapper Negra Jaque, no espetáculo virtual comemorativo dos seus 15 anos de carreira, com músicas dos discos "Sou"; "Deus que Dança"; "Diário de Obá" e "Projeto Qu4rto". Pedro Longes com o espetáculo “Sinestesias” foi a atração do Sarau do Solar de 18 de agosto. 

Em homenagem aos 100 anos do Palácio Piratini, o Sarau do Solar apresentou o show Zé Caradípia – Acústico, no dia 1º de setembro. A apresentação solo de Zé Caradípia, voz e violão, interpretando músicas do CD Zé Caradípia – Acústico, teve seu pré-lançamento em 2019 na França.

O cantor e compositor Mauro Moraes subiu ao palco do Sarau do Solar em 8 de setembro. Mauro busca compartilhar com o público uma musicalidade conquistada em mais de 30 anos de um movimento cultural diferenciado, proporcionando a todos uma estética regional moderna, contemporânea e de fácil compreensão de tudo aquilo que expressamos através de nosso linguajar.

O Sarau do Solar Especial Farroupilha recebeu, no dia 22 de setembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa o show “Chamamé”, de Luiz Carlos Borges, acompanhado por Yuri Menezes, Neuro Júnior e Leandro Rodrigues. O espetáculo foi aberto ao público, com lotação de 40% da capacidade total do Teatro Dante Barone.

Bibiana Petek se apresentou no Sarau do Solar com o show "Músicas para segunda-feira Vol.1". O show virtual de 29 de setembro foi transmitido ao vivo pelas diversas mídias do Parlamento gaúcho.

O Sarau do Solar de 13 de outubro, às 18h30, no Salão Júlio de Castilhos da ALRS, com Cláudio Barulho, marcou a entrega do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2021. O espetáculo “Cláudio Barulho - 60 Anos de Trabalho” é uma homenagem aos maiores compositores e cantores do samba.

O jazz da banda Marmota integrou a solenidade de entrega do Prêmio Jovem Cientista 2019 e 2020, que aconteceu no dia 10 de novembro, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS. .

O Sarau do Solar Especial da XII Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho acontece no dia 17 de novembro, às 19 horas, no Jardim do Solar dos Câmara. A atração foi o músico, compositor, percussionista e poeta gaúcho Dona Conceição.

O encerramento da temporada 2021 do Projeto Sarau do Solar recebeu, no dia 1º de dezembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da ALRS o espetáculo musical com Nei Lisboa e Nelson Coelho de Castro.

Prêmios 

Troféu Mulher Cidadã 2021
Instituído pela RES nº 2.703, de 16/07/1997, o Troféu “Mulher Cidadã” é concedido anualmente, em Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a sete personalidades femininas que se distinguirem, na sociedade rio-grandense, por relevantes serviços prestados.

As indicações são feitas pelas Bancadas Partidárias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Vencedoras 2021

  • Atividade Comunitária em Prol da Mulher - Paula Togni
  • Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Contra a Mulher - Maria Helena Sartori
  • Educação da Mulher - Nadine Oliveira Clausell
  • Mulher na Cultura - Giane Vargas Escobar
  • Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher - Jane Margarete Costa
  • Promoção da Participação Política da Mulher - Jacqueline Camargo dos Santos
  • Saúde da Mulher - Erica Zang Michaelsen

 Prêmio Lila Ripoll 2021
O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2004, tem o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários.

A entrega da premiação ocorreu no dia 13 de outubro, às 18:30, no Salão Júlio de Castilhos, com a apresentação musical de Cláudio Barulho.

A Comissão Organizadora foi encabeçada pelo deputado Luiz Marenco (PDT) e a Comissão Julgadora da 15ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia foi composta por Gabriela Semensato Ferreira, Marco Antônio Gotuzzo Antunes (Xirú Antunes), Maria Valesca Santos de Assis Brasil, Oscar Henrique Marques Cardoso e Paulo Coimbra Guedes.

Os três primeiros colocados foram agraciados com medalha e diploma, e os autores de outros dez poemas receberam menções honrosas.

O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, recebeu, na sua 15ª edição, a inscrição de 344 poesias, de 161 autores diferentes.

 Vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2021

  • 1º Lugar: “FILHO DA LUTA", de Cândido Brasil (Cachoeirinha / RS)
  • 2º Lugar: “COSTUREIRA”, de Edileuza Bezerra de Lima Longo (São Paulo / SP)
  • 3º Lugar: “DO PÃO QUE NÃO ME CABE", de Daniel Conte (Porto Alegre / RS)

Menção Honrosa

  •  “TANTO”, de Otavio Lisboa (Pelotas / RS)
  •  “ESCAFANDRO", de Victor Azulay Leite (São Luís / MA)
  •  “FELIZ DIA DAS MULHERES (e Mal-Amadas)”, de Marina Barrichello Marone (São Paulo / SP)
  •  “AFRICANAS", de Rudimar Nunes Fraga (Porto Alegre / RS)
  •  “INOCÊNCIA VENDIDA”, de Jerson Lima de Brito (Porto Velho / RO)
  • “OS MEDÍOCRES”, de Delmar Bertuol Alves da Silva (Feliz / RS)
  •  “DEPOIS DAS 7”, de Otavio Lisboa (Pelotas / RS)
  •  “TARDE DEMAIS”, de Amábile Almeida Alves (Lavras do Sul / RS)
  •  “DEPOIS QUE FECHA O SINAL”, de Antonio Lucena Guadalupe Júnior (Pelotas / RS)
  •  “OS CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS”, de Phillipe Tadao Sakai (Curitiba / PR)

A poetisa Lila Ripoll
Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o Correio do Povo, A Tribuna Gaúcha e a Revista Horizontes. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a autora a receber o Prêmio Pablo Neruda da Paz.

Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema- Mostra Gaúcha de Curtas 2021
No dia 21 de agosto (sábado), às 16 horas, ocorreu a cerimônia de premiação dos ganhadores do 18º Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2021. A cerimônia de premiação foi transmitida pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube e Site) na TV AL, em cadeia com a TVE-RS.

A Comissão Organizadora do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas é integrada por representantes do Parlamento gaúcho, Gramadotur/Prefeitura Municipal de Gramado, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), Fundação Cinema RS (FUNDACINE), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV-RS), Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e Instituto Estadual de Cinema (IECINE).

Integraram a Comissão de Seleção da 18ª edição do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas Richard Tavares, Leo Tabosa, Amanda Grimaldi, Pedro Henrique Gomes e Camila de Moraes.

A Comissão Julgadora foi composta por Daniela Bertolini, Fernando Alves Pinto, Humberto Pereira da Silva e Natália Tereza.

Vencedores do Prêmio AL de Cinema 2021

  • Melhor Filme - "Desvirtude" - Direção de Gautier Lee
  • Melhor Produção/Produção Executiva - Álvaro Rosa Costa, Carmen Fernandes, Fernanda Kern, Laura Cohen, Lisiane Cohen e Maurício Borges de Medeiros - "Era uma vez uma Princesa"
  • Melhor Desenho de Som - Kiko Ferraz e Cristian Vaz em "Um Dia de Primavera"
  • Melhor Trilha Sonora - Renan Franzen - "Noite Macabra"
  • Melhor Direção de Arte - "Eu não sou um Robô"
  • Melhor Montagem - "Desvirtude"
  • Melhor Ator - Álvaro Rosa Costa (Rufus)
  • Melhor Fotografia - Lívia Pascoal (Eu não sou Robô)
  • Melhor Roteiro - Felipe Yurgel, Gabriela Lamas e Maurílio Almeida (Eu não sou Robô)
  • Melhor Atriz - Evelin Santos (Desvirtude)
  • Melhor Direção - Gautier Lee (Desvirtude)

Além dos troféus, foram distribuídos R$ 48 mil (R$ 8 mil para o melhor filme e R$ 4 mil para as demais categorias). O melhor filme ganhou o Prêmio Edina Fujii, no valor de R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da empresa NAYMOVIE, com validade de 1 ano.

O prêmio júri da Crítica - Prêmio ACCIRS de Cinema foi para o curta "Eu não sou Robô", e a menção honrosa para "Rota", de Mariane Ferreira.

Na cerimônia de premiação foi feita uma homenagem ao ator João Acaiabe, vencedor como melhor ator da edição do Prêmio AL de Cinema de 1986 com o filme "O Dia em que Dorival encarou a Guarda". O ator faleceu de Covid no dia 31 de março.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza (MDB), saudou e agradeceu a todos que contribuíram para o êxito do Prêmio Assembleia de Cinema e destacou que a premiação é um reconhecimento à produção audiovisual no Rio Grande do Sul, além de integrar uma série de ações da Casa para o fomento da arte em 2021 – eleito como ano cultural do Parlamento gaúcho. “A iniciativa da Assembleia visa contribuir com a valorização dos produtores e entusiastas do cinema do nosso estado, além de apoiar este importante setor, que movimenta uma cadeia de outros segmentos, promovendo emprego e geração de renda”, destacou.


Prêmio Líderes & Vencedores 2021
Uma cerimônia híbrida, realizada na noite de terça-feira (9), no Teatro Dante Barone da ALRS, marcou a entrega da 27ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores. Foram revelados os grandes vencedores das seis categorias, cada uma com três finalistas. Mais de 170 empresas e organizações foram indicadas para a distinção. A parte musical do evento teve apresentação do cantor e compositor Duca Leindecker.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), agradeceu a presença de parlamentares, autoridades, agraciados e representantes de entidades e empresas. Gabriel sublinhou que a edição 2021 do prêmio teve o desafio da pandemia como diferencial, e a Assembleia Legislativa recebia com muita alegria e orgulho a comemoração e entrega do prêmio no Dante Barone, tradicional espaço cultural de realização de encontros e eventos importantes do estado. “O ano de 2021 e a 27ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores são diferentes devido ao fato de ainda estarmos vivendo uma epidemia de nível global. Mas já estamos percebendo a luz no fim do túnel deste processo terrível e dramático pelo qual passou a humanidade. Julgo e reputo que a possibilidade do final da pandemia é fruto das vitórias e avanços que a ciência conquistou e ao alto nível de vacinação que a população gaúcha e brasileira vem conquistando".

O presidente do Legislativo avaliou que já se pode ter um melhor entendimento do que se passou e os impactos causados no país e no mundo. "Já se pode vislumbrar um pouco do futuro que se avizinha. Temos que preparar a sociedade, o estado, o poder público e a iniciativa privada para as mudanças que impactarão o comportamento humano”.

O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, destacou a importância da realização do Prêmio, especialmente ao longo deste período de pandemia, que apresentou tantos desafios para a sociedade. "Choramos muitas mortes, e o luto permanecerá em nossos corações. Mas também trazemos uma mensagem de esperança e solidariedade".

Trautman registrou o novo formato da cerimônia, em que 18 finalistas - três para cada uma das seis categorias - são selecionados, e o grande agraciado de cada categoria é revelado apenas nesta noite de premiação. "Foram mais de 170 indicações para se chegar aos 18 finalistas desta noite", celebrou, "empresas e personalidades que superaram os desafios e estão sendo reconhecidas pela contribuição para o desenvolvimento do nosso estado”. E concluiu: “É um grande sonho estarmos aqui comemorando projetos que demonstraram a iniciativa e resiliência das empresas e organizações gaúchas. Temos desafios e estamos lutando arduamente para superá-los. E esta é uma noite para celebrar a superação".

 Vencedores de 2021

  • Referência Educacional
    ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz – Porto Alegre
  • Expressão Cultural
    Maestro Antônio Carlos Borges Cunha – Porto Alegre
  • Destaque Comunitário
    Alfredo Guilherme Englert (Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre) – Porto Alegre
  • Sucesso Empresarial – Micro e Pequena Empresa
    Fernando Maldaner – Nova Petrópolis
  • Sucesso Empresarial – Média e Grande Empresa
    Randon Participações – Caxias do Sul
  • Mérito Político
    Sebastião Melo – prefeito de Porto Alegre – Porto Alegre


Prêmio Jovem Cientista 2019 e 2020
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou o Prêmio Jovem Cientista 2019 e 2020 no dia 10 de novembro, às 18 horas, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS. A música do Sarau do Solar para o evento esteve sob responsabilidade da banda Marmota.

Foram agraciados com a distinção as estudantes Bruna Letícia Land, Jaime Carlos Renck Neto e Gabriela Klein Dietrich, vencedores da edição de 2019 e Bruno Kayser da Silva Machado, Jayana da Silva e Lorenza Pabst Botton, vencedores de 2020.

Instituído em 2009 pelo Parlamento gaúcho, o Prêmio Jovem Cientista é conferido anualmente a estudantes das escolas de ensino médio e/ou da educação profissional de nível técnico do Estado com as melhores pontuações na da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

A premiação visa reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. Os vencedores recebem como premiação as passagens aéreas e hospedagem para participarem da Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2022.

Agraciados de 2019

  • 1º Lugar: Bruna Letícia Land (Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha) - Relieve to Live - Dispositivo que auxilia na redução das dores causadas pela Fibromialgia
  • 2º Lugar: Jaime Carlos Renck Neto (QI Escola de Educação Profissional) - Sistema R-Mattos de Transcrição Sonoro-Háptica para Deficientes Auditivos
  • 3º Lugar: Gabriela Klein Dietrich (Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha) - Desenvolvimento e caracterização de nanoemulsões contendo o fármaco Cloridrato de Clorpromazina

Agraciados de 2020

  • 1º Lugar: Bruno Kayser da Silva Machado (Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha) - Turtle Tech: Dispositivo eletroeletrônico Auxiliar na Preservação da Espécie de Quelônio Mesoclemmys hogei
  • 2º Lugar: Jayana da Silva (Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha) - Avaliação do uso de resíduos de milho como substrato para a produção de Celulose Bacteriana
  • 3º Lugar: Lorenza Pabst Botton (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves) - Razão e Paixões na Moralidade em Hume. No dia 17 de novembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, ocorreu a Sessão Solene da Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho. Na solenidade foram entregues os Troféus Deputado Carlos Santos e das Medalhas Zumbi dos Palmares.

Troféu Deputado Carlos Santos
No dia 17 de novembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, ocorreu a Sessão Solene da Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho. Na solenidade foram entregues os Troféus Deputado Carlos Santos e as Medalhas Zumbi dos Palmares.

O troféu Deputado Carlos Santos foi instituído pela resolução da AL nº 3.045, de 1º de outubro de 2009, mesma resolução que instituiu a Semana Estadual da Consciência Negra da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Agraciados com o Troféu Deputado Carlos Santos

  • Manoel Francisco Antonio
  • Claudia Cardinali dos Santos Fontoura
  • Elvino Santos
  • Vagner Garcez Soares
  • Eva Maria Dutra Pinheiro

 Agraciados com a Medalha Zumbi dos Palmares

  • Área Cultural - Movimento Negro Raízes
  • Área Social - Associação Comunitária Quilombola dos Teixeiras de Mostardas/RS

Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2021
O Teatro Dante Barone da ALRS recebeu, na noite de 9 de dezembro, a solenidade de entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2021, na sua 15ª edição. Parlamentares, autoridades e agraciados foram presenteados com o show musical de Shana Muller.

O deputado Eric Lins (DEM), que no evento representou o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB), saudou e agradeceu a presença de todos e destacou que mesmo não sendo gaúcho, veio para cá e se apaixonou pelo Rio Grande do Sul. “Não existe nenhum lugar no Brasil e, talvez no mundo onde o orgulho de ser natural de algum lugar tenha sido desenvolvido com tanta maestria. E digo com muita certeza que grande parte dos responsáveis por isso são aqueles que botaram a música nativista para frente e todo o movimento nativista”.

Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto subiram ao palco para interpretar “Agora eu canto para você”, composição feita em homenagem a Vitor Mateus Teixeira.

A distinção
O prêmio foi instituído por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Vitor Mateus Teixeira. O prêmio busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

Comissão Julgadora 2021
Compuseram a Comissão julgadora da premiação a senhora Márcia Bernadeth Teixeira dos Santos (Fundação Vitor Mateus Teixeira), Thiago Savaris (Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG), Izabel L’Aryan e Neir Nunes Alves (Sindicato dos Compositores Musicais do RS – SICOM RS).

Agraciados

  • Cantor - Renato Fagundes
  • Cantora - Janaína Cavalheiro
  • Declamador - Ariel Pereira
  • Declamadora - Patricia Lautert
  • Trovador - Paulo Rogerio Lima Chaves (Cravinho Chaves)
  • Trovadora - Maria Iraci Ramires Cavalheiro (Chiquinha)
  • Compositor (a) - Vaine Darde
  • Instrumentista - Eliandro da Luz da Rosa
  • Arranjador (a) - Antonio Flores
  • Pajador (a) - Orlei Carames
  • Cineasta - Luiz Alberto Cassol
  • Produtor (a) Musical - Luciano Fagundes
  • Capa de Disco - Somos Anita Vinícius Siqueira
  • Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho (a) Rádio Liberdade FM de Porto Alegre - Rede Pampa
  • Grupo de Show - “Mas Bah!”
  • Grupo de Baile - Os Tropeiros de Passo Fundo
  • Grupo de dança Gaúcha - Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha
  • Bandinha Típica Alemã - Banda Musikfest
  • Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-Riograndense - Délcio Tavares

Troféu José Mendes 2021
O Troféu José Mendes 2021 – primeira edição - que integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional.

O agraciado da primeira edição do Prêmio José Mendes foi o radialista Jaime Ribeiro.

2021 - Ano Cultural do Parlamento gaúcho
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul apresentou, no dia 15 de setembro, dentro da programação do Ano Cultural do Parlamento Gaúcho no Teatro Dante Barone, o espetáculo "Clássicos Gaúchos", com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência de Evandro Matté e com o solista Victor Hugo.

Califórnia da Canção Nativa – 50 Anos do Nativismo
Para marcar os 50 Anos da Califórnia da Canção Nativa, a Assembleia Legislativa reuniu no Teatro Dante Barone, na noite de 22 de dezembro, para um espetáculo musical, grandes nomes da música nativista.

O governador Eduardo Leite sancionou a lei que institui 2021 como Ano do Nativismo Gaúcho, em homenagem aos 50 anos do surgimento da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, festival precursor do Movimento Nativista Gaúcho.

Exposição virtual “RE-Criar” explora objetos e materiais descartados
Obras feitas com ferro e madeira pelo artista Alexandre Barcelos, inspiradas no conceito de “upcycling”, puderam ser apreciadas no portal do Departamento de Cultura da ALRS. Em suas obras, os temas são bem diversificados, abordando personagens da literatura clássica, temas africanos, animais e a figura humana em geral.

"Nessa exposição, quando resíduos se transformam em Arte, podemos trazer uma reflexão sobre a sustentabilidade e nossa relação com o meio ambiente", destaca Alexandre.

Materiais
As esculturas em ferro têm sua origem em ferro velho, do descarte de oficinas mecânicas, da construção civil, da seleção de sucatas em geral.

Quanto às esculturas em madeira, o artista transforma troncos e raízes que encontra na natureza, em suas caminhadas pelas estradas no interior e nas ruas de São Francisco de Paula, onde mantém seu ateliê. Limpar, lixar, cortar as peças, valorizando os próprios elementos naturais. Sua intenção é intervir o mínimo possível no que a natureza já criou, é expressar a própria beleza da madeira, projetando apenas composições e formas.

O artista
Alexandre Barcelos, nascido em 1973 na cidade de Porto Alegre, apresentou desde cedo aptidão para o desenho e pintura. Mestre em História, nunca deixou de estudar e praticar atividades relacionadas com as Artes, como a pintura a óleo e escultura.

Na pintura, o artista utiliza como tema para suas telas a paisagem e a natureza morta, expressando sentimentos e romantismo, num jogo de cores, luz e sombra. Na escultura, que aprendeu com Xico Stockinger, utiliza materiais como bronze, alumínio, ferro, terracota e mais recentemente, a madeira.

Semana da Consciência Negra 2021
A XII Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa RS – 16 a 19 de novembro – celebrou em 20 de novembro o Cinquentenário do Dia da Consciência Negra. Um Sarau do Solar Especial para a data ficou a cargo de Dona Conceição.

Na programação deste ano, em que se comemora os 50 anos da instituição do Dia da Consciência Negra no Brasil, além da Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro, com a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, ocorreram uma exposição fotográfica coletiva, uma mostra intitulada “Fronteiras do Baú” uma nova forma de se contar uma velha história” e o painel “20 DE NOVEMBRO – Cinquentenário do Dia da Consciência Negra”.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sarau do Solar Especial

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA
COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO
COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30