BALANÇO 2021
Assembleia Legislativa lança novo site e amplia interatividade nas redes sociais
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 09:00 - 17/01/2022 - Foto: Joel Vargas
Novo site foi lançado pela Presidência da Casa em novembro
Novo site foi lançado pela Presidência da Casa em novembro

Em 2021, a Assembleia Legislativa lançou seu novo portal e ampliou sua presença nas redes sociais, estimulando a interatividade e a participação dos cidadãos. Ainda foram ampliadas as transmissões simultâneas de atividades que ocorrem na Casa.

Lançado em novembro, o novo site do Parlamento gaúcho apresenta um design moderno e ferramentas que garantem maior interatividade. Além da nova apresentação, a plataforma inclui espaços de participação, como a área para consulta pública e a seção Opine, na qual os usuários poderão deixar suas contribuições sobre os projetos que constam na Ordem do Dia. O portal ainda possui uma série de recursos visando a acessibilidade. Um dos diferenciais é a tradução simultânea dos conteúdos para libras. Basta selecionar o texto e a ferramenta VLibras – visível no lado direito da página – traduz automaticamente as informações para a língua brasileira de sinais. Também será adequado à Lei Geral de Proteção de Dados e responsivo para uso em celular e tablete.

Já nas redes sociais, o destaque é o estímulo à participação da sociedade nos temas em debate e nas decisões da Casa. No seu perfil no Instagram, a ALRS incentivou os seguidores e se manifestarem sobre os projetos que estão em discussão na casa, como nas postagens "Qual é a tua opinião". Já nas publicações do #ALtáON, as pessoas fazem perguntas que são respondidas pelos parlamentares da Casa.

E, em relação às transmissões, em 2021, a TV Assembleia aumentou de quatro para cinco os eventos simultâneos que podem ser transmitidos ao vivo no seu canal do YouTube. Isso garantiu transparência às ações da Casa enquanto o acesso ao público externo às atividades no Palácio Farroupilha ou no interior ainda seguem com limitação em função das restrições impostas pela pandemia.

Agência de Notícias
Responsável pela cobertura jornalística das atividades do Parlamento gaúcho, a Agência de Notícias da ALRS publicou, de janeiro a dezembro de 2021, 4.261 matérias, entre as produzidas pela Agência, setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares, e 33.942 fotografias. No mesmo período, o portal de notícias teve 966.839 mil acessos e o portal de fotografia, 351.630 mil acessos.

Rádio Assembleia
Em 2021, a novidade foi o podcast Ordem do Dia, lançado em maio. Com participação de deputados e convidados, os episódios abordam temas de relevância em debate no Parlamento e sociedade gaúcha. Todos os episódios estão disponíveis no portal da Rádio AL e também no Spotify.

De fevereiro a dezembro de 2021, a equipe da Rádio AL produziu 684 matérias relativas às atividades parlamentares. Ao longo do período, as matérias foram ouvidas ou baixadas  244,6 mil vezes. Além da cobertura das atividades da Casa, a Rádio transmite ao vivo, em cadeia com a TV Assembleia, as sessões plenárias, as atividades de comissões e os eventos institucionais da ALRS.

Todo o material publicado está disponível para download no formato MP3. O acesso à Rádio AL ocorre através do endereço Rádio Assembleia | Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde também é possível fazer os downloads.

TV Assembleia
De fevereiro a 10 de dezembro, a TV Assembleia exibiu mais de 972 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, além de eventos institucionais, lives do Sarau do Solar, Caravana Farroupilha e do programa Jornal da Assembleia. Na programação inédita diária, a TV AL transmitiu 79 horas de programação com o programa Democracia. Já na programação inédita semanal, foram mais de 301 horas de programação, com programas como Agro RS em Foco, Causa Animal, Diálogos Parlamentares, entre outros.

Já no YouTube da TV AL, foram realizadas 809 transmissões ao vivo de fevereiro a novembro de 2021, entre sessões plenárias, atividades de comissões, Sarau do Solar e eventos institucionais. Em média, foram realizadas 80 transmissões por mês, sendo que, em alguns dias, como os de comissões parlamentares, há pelo menos três transmissões simultâneas.

A TV AL pode ser sintonizada pelo canal aberto digital 11.2, na Região Metropolitana de Porto Alegre; pelo canal 16 da Net/Claro, na capital e cidades-polo; e pela internet, no endereço TV AL | Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs.

Redes Sociais
As atividades da Casa também são divulgadas por meio das redes sociais do Parlamento gaúcho. No Facebook (www.facebook.com/assembleiars), o número de seguidores passou de 64,5 mil em dezembro de 2020 para 66,4 em dezembro de 2021. No mesmo período, o número de seguidores no Twitter (www.twitter.com/assembleiars) passou de 47,4 mil para 50,3 mil. Já o perfil no Instagram (www.instagram.com/assembleiars/) passou de 12,4 mil para 17 mil seguidores.

Publicidade
Durante o ano de 2021, foram realizadas sete campanhas publicitárias. Elas contaram com anúncios nos veículos tradicionais e também nas redes sociais.

A campanha de posse, em fevereiro, divulgou as ideias da nova gestão e como o Legislativo iria se posicionar no ano, com agilidade, participação e interatividade. Já a campanha Valores que Ficam, realizada desde 2019, teve continuidade para estimular os gaúchos a destinar recursos do valor do Imposto de Rende devido a entidades beneficentes.

Ainda no primeiro semestre do ano foram realizadas as campanhas Guerra contra a Covid, a fim de mobilizar a sociedade gaúcha para que cada cidadão faça a sua parte na guerra contra o vírus; Pós-pandemia, que conta com seminários e pesquisas de Opinião Pública para levantar e debater temas importantes, como Educação, Saúde, Economia e Cidadania Digital, nesse momento de pandemia e pós-pandemia; e Consulta Pública, que estimula a utilização do canal direto criado para o cidadão deixar sua opinião sobre os projetos que tramitam na Casa.

No segundo semestre, foram duas as campanhas publicitárias: Novo site, para divulgação do novo portal da Casa, que foi a principal entrega da gestão em relação ao conceito Ativa e Interativa; e a Prestação de Contas, que se utilizou dos principais receios dos gaúchos apontados nas pesquisas do projeto RS Pós-pandemia para mostrar uma AL que ouviu os cidadãos e agiu.

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