AGENDA DA SEMANA
Atividades da Assembleia Legislativa de 27 de junho a 1º de julho
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 11:38 - 24/06/2022 - Foto: Paulo Garcia
Sete audiências públicas estão entre os eventos programados no Legislativo gaúcho na semana de 27 de junho a 1º de julho. A retomada das votações em plenário também é destaque na programação de atividades da Casa.

Das sete audiências, três ocorrem no interior, nos municípios de Montenegro, Maçambará e Quaraí. Entre os temas em debate estão o projeto que altera a chamada Lei Kiss, a situação do Hospital Universitário de Canoas e o saneamento básico em Barra do Ribeiro.

Em plenário, as votações serão retomadas, já que, na última terça-feira (21), não houve Ordem do Dia na sessão por definição dos líderes. Constam oito matérias a serem deliberadas pelos parlamentares. 

SEGUNDA-FEIRA (27)
 
Comissões
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), realiza audiência pública, às 14h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Por proposição do deputado Paparico Bacchi (PL), será debatido o PLC 39/2020, que altera a Lei Complementar n.º 14.376/2013, que estabelece normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no RS e dá outras providências. 

A Comissão Especial para Monitorar o Plano Estadual de Educação, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realiza reunião, às 16h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo, em formato híbrido. No período de Assuntos Gerais, será debatido o tema "Metas para a garantia do direito à educação básica com qualidade", com enfoque nas metas 1; 2; 3; 5; 6; 7; 11.

Exposição
De 27 de junho a 1º de julho, das 8h30 às 18h30, o Espaço Deputado Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha, sedia exposição Pelas mãos do Pampa, com mostra de artigos e moda em lã. A abertura oficial ocorre na terça-feira (28), às 10h30, e a iniciativa é do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). 

Rio Grande contra a Fome
A ALRS e os demais poderes e órgãos autônomos estão promovendo o Movimento Rio Grande contra a Fome para ampliar o enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional no RS. As doações de alimentos podem ser feitas no posto localizado na entrada do Palácio Farroupilha e nos shows do projeto Sarau do Solar. Mais informações sobre a iniciativa estão em https://riograndecontrafome.al.rs.gov.br/

Campanha do Agasalho
A Assembleia Legislativa é um dos locais de coleta de donativos para a Campanha do Agasalho 2022. Itens de vestuário em bom estado de conservação podem ser doados nos pontos localizados no hall de entrada do Palácio Farroupilha e próximo à sala do Fórum Democrático. 

Prêmio Lila Ripoll de Poesia
Até 25 de julho, estão abertas as inscrições para a edição 2022 do Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Cada autor poderá apresentar, no máximo, três trabalhos, que deverão ser inéditos. O resultado do concurso deve ser divulgado até 16 de agosto. Confira aqui o regulamento completo e as orientações para as inscrições.

Junho Vermelho
Até 30 de junho, a fachada da Assembleia Legislativa estará iluminada com a cor vermelha em alusão ao Junho Vermelho, dedicado ao desenvolvimento de ações de incentivo à doação de sangue.

TERÇA-FEIRA (28)
 
Comissões
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar, em formato híbrido.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Beto Fantinel (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar, em formato híbrido. No período de Assuntos Gerais, haverá participação da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.
 
A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar, em formato híbrido.

Reuniões de Mesa e Líderes
Às 10h30, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Às 11h30, reúnem-se os líderes de bancada, de partido e do governo.

Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária em formato presencial. O período do Grande Expediente será ocupado pela deputada Fran Somensi (Republicanos), que abordará o tema "Instituto Elisabetha Randon: Programa Florescer - 20 anos de impacto social". Na Ordem do Dia, há oito proposições a serem deliberadas (confira a pauta completa de votações).

QUARTA-FEIRA (29)
 
Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), realiza reunião ordinária às 9h, em formato virtual. Às 9h45, promove audiência pública, proposta pelo deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), para debater a situação do Hospital Universitário de Canoas para garantia do atendimento da 
população na estrutura hospitalar do município.
 
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Paparico Bacchi (PL), realiza reunião ordinária às 9h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo, em formato híbrido. Às 9h30, também em formato híbrido, promove audiência pública para debater sobre o processo de eleição do Conselho Estadual dos Direitos da Mulheres do RS e seus impactos nas políticas públicas e na vida das mulheres gaúchas. A proposição é da deputada Sofia Cavedon (PT).

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, em formato virtual. 

Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), realiza reunião ordinária às 11h, em formato virtual. 

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Issur Koch (PP), realiza reunião ordinária às 11h, em formato virtual.

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza audiência pública às 18h, na Câmara de Vereadores de Montenegro. Por proposição da deputada Juliana Brizola (PDT), será discutido o possível fechamento da unidade da UERGS naquele município.

Medalha do Mérito Farroupilha
Às 11h, no Salão Júlio de Castilhos, o advogado Fabio Brun Goldschmidt recebe a Medalha do Mérito Farroupilha por proposição do deputado Adolfo Brito (PP).
 
Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária em formato híbrido. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Issur Koch (PP), que prestará homenagem aos 130 anos do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo.

Presidência
Às 17h, por iniciativa da Presidência da ALRS, ocorre reunião sobre o piso salarial da Enfermagem. A atividade será no Espaço da Convergência Adão Pretto, no térreo do Palácio Farroupilha. 

Feira Agroecológica
Todas as quartas-feiras, das 12h às 18h, na entrada do Palácio Farroupilha, ocorre a Feira Agroecológica de Produtos Orgânicos na Assembleia Legislativa.

QUINTA-FEIRA (30)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala José Lutzenberger, no 4º andar, em formato híbrido. 
 
A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), realiza reunião ordinária às 9h, em formato virtual. Às 10h, promove audiência pública, em formato híbrido, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar. Por proposição da deputada Stela Farias (PT), será discutida a questão do saneamento básico em Barra do Ribeiro.

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Elizandro Sabino (PTB) , realiza reunião ordinária às 9h, em formato virtual.

Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária em formato híbrido. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Frederico Antunes (PP).

Fórum Democrático
Às 14h, na Câmara de Vereadores de Pelotas, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública, em conjunto com a Frente Parlamentar em defesa das vítimas da Covid-19, presidida pelo deputado Pepe Vargas (PT), para debater o atendimento de quem ficou com sequelas da doença. 

SEXTA-FEIRA (1º)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza audiência pública às 10h, na Câmara de Vereadores de Maçambará. Por proposição da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), serão discutidas as ações governamentais conjuntas visando a valorização da produção de grãos perante a alta de insumos e os prejuízos causados por severos eventos climáticos na região da fronteira.  

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Paparico Bacchi (PL), realiza audiência pública às 18h30, na Câmara de Vereadores de Quaraí. Por proposição do deputado Airton Lima (Podemos), será discutido o feminicídio e a violência doméstica naquele município.

Fórum Democrático
O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional é um dos promotores do evento que trata dos desafios para os biomas do RS. A atividade ocorre das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. 

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

** Atualizada em 28/06.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fachada AL - Junho Vermelho

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30