Presidência
Prêmio Assembleia Legislativa: Sinal de Alerta Lory F é o melhor filme na Mostra Gaúcha de Curtas
Marcelo Antunes - MTE 8511 | Presidência - 09:30 - 15/08/2022 - Foto: Joaquim Moura

"Sinal de Alerta Lory F", de Fredericco Restori, que levou às telas a história de uma das mais importantes figuras do underground musical gaúcho, a compositora e contrabaixista Lory Finocchiaro, foi escolhido como a melhor película de curtametragem do Prêmio Assembleia Legislativa — Mostra Gaúcha de Curtas, cuja noite de premiação ocorreu no domingo (14), durante a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado.

Restori montou seu mosaico - por vezes experimental, mas sempre carregado de poesia e sensibilidade -, a partir de imagens registradas em fitas de VHS, K7 e depoimentos de familiares e amigos da artista. O trabalho de Fredericco Restori e dos outros 16 realizadores dos curtas concorrentes foram exibidos ao público no sábado e domingo. Além das categorias vencidas por Sinal de Alerta Lory F - filme e montagem -, estavam em disputa os prêmios de melhor ator, atriz, direção, roteiro, fotografia, direção de arte, trilha sonora, desenho de som, produção executiva, de crítica e menção honrosa. "A gente não sabe muito bem, a gente apenas imagina o quão foi difícil nesses útimos dois anos (de pandemia), principalmente para os profissionais que tiveram suas oportunidades de trabalho ceifadas, numa área (da cultura) que foi a primeira a parar e a última a retornar", destacou o Superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Tiago Machado. "Apesar do Parlamento ser uma casa política, do seu jeito e nas suas condições busca também ser uma casa de cultura, que mobiliza e impulsiona esse setor", completou, destacando nesse rol os 30 anos do Sarau do Solar, iniciativa que durante todo ano apresenta shows musicais de artistas gaúchos, e o Prêmio Lila Ripoll de Poesia, que se encontra em sua 16ª edição.

Ainda durante a apresentação inicial, Machado anunciou para a edição de 2023, dentro do Prêmio Assembleia Legislativa de curtas, o Trofèu Simar Antunes, em homenagem ao ator falecido no último dia 6. Presença constante no Festival de Gramado, seja como jurado ou ator, o Lanceiro Negro das Artes marcou profundamente a hstória do cimena e do teatro gaúchos em quase meio século de carreira. "É um dever nosso e acredito não haver palco mais apropriado para isso que este aqui", afirmou. Machado ainda fez questão de finalizar sua fala destacando que "a Cultura e o Cinema não podem jamais serem encarados como simples e meras despesas, pois cultura é investimento, é saúde, é vida, educação, diversidade, emprego e renda, é desenvolvimento. E é isso que temos que incutir nos corações e mentes".

Confira a lista de vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa — Mostra Gaúcha de Curtas:

Melhor filme: Sinal de Alerta Lory F

Melhor direção: Jonatas Rubert - Diferença entre Mongóis e Mongoloides

Melhor ator: Victor Di Marco - Possa Poder

Melhor atriz: Valéria Barcellos - Possa Poder

Melhor roteiro: Jonatas Rubert, - A Diferença entre Mongóis e Mongoloides

Melhor fotografia: Flora Fecske - O Abraço

Melhor montagem: Frederico Restori - Sinal de Alerta Lory F

Melhor direção de arte: Gabriela Burck - A Diferença entre Mongóis e Mongoloides

Melhor trilha sonora: Gutcha Ramil, Andressa Ferreira e Ian Gonçalves Kuaray - Mby Á Nhendu - O Som do Espírito Guarani

Melhor desenho de som: Andrez Machado - Fagulha

Melhor produção executiva: Henrique Lahude - Drapo A Menção honrosa: Drapo A Prêmio da crítica: Apenas para Registro

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Prêmio Assembleia Legislativa de Curtas Gauchos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30