SESSÃO SOLENE
Parlamento faz homenagem à Revolução Farroupilha
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 15:38 - 13/09/2022 - Foto: Paulo Garcia
Os ideais que marcaram o movimento de revolta do povo rio-grandense contra o império e que forjaram a cultura e o comportamento político dos gaúchos foram destacados nos pronunciamentos dos deputado Airton Lima e Valdeci Oliveira durante a Sessão Solene Híbrida, alusiva à Revolução Farroupilha, realizada na tarde desta terça-feira (13).

Airton Lima, em nome da bancada do Podemos, disse que a Revolução Farroupilha foi o mais longo e significativo movimento de revolta civil brasileiro e que envolveu os mais diversos segmentos sociais. "É a memória da trajetória de todos os gaúchos e da construção da história do Rio Grande do Sul", sustentou. O parlmentar atribuiu a insatisfação dos gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro como causa da revolta contra o império. Lima explicou a simbologia das cores da bandeira Rio-grandese, criada neste período. "O verde, retratando as matas e o pampa gaúcho; o vermelho, representando os ideais revolucionários e a coragem deste povo, e a cor amarela, significando as riquezas do nosso território", descreveu. O deputado afirmou que o povo gaúcho, atualmente, segue os ideais Farroupilhas através do trabalho. "Com uma economia pujante na agricultura, na indústria, no comércio e na tecnologia", declarou. Por último, ele assegurou que a busca pelo desenvolvimento econômico e social é uma luta constante e faz parte do crescimento de um povo. "A memória da Revolução Farroupilha nos traz a reflexão sobre mudanças, coragem, força, bravura de um povo guerreiro, como o gaúcho é reconhecido", concluiu.

Valdeci Oliveira, em nome da bancada do PT, disse que a data é alusiva a uma das mais importantes comemorações do povo gaúcho. "Em 20 de setembro de 1835, o Rio Grande do Sul iniciou um dos mais importantes movimentos da história do Brasil". Conforme o presidente, a Revolução Farroupilha foi muito dura com o povo rio-grandese, marcada por violência, injustiça, discriminações e tantas outras faces da crueldade de uma guerra. Valdeci afirmou ainda, que o período foi marcado pelos princípios mais nobres que acabaram por definir a identidade do povo, forjando a vida de gaúchos e gaúchas. Ele lembrou o forte papel da mulher no conflito. "Fundamentais para o desenvolvimento da vida de crianças, de famílias, da propriedade e da economia do sul do país". O presidente da Assembleia declarou, ainda, que "este estado, entre outras dívidas, precisa reconhecer o importante papel que a mulher tem em nossa história", reiterou. Valdeci Oliveira registrou que a Revolução Farroupilha era republicana em oposição à monarquia e que os ideais Farrapos despertaram a atenção de movimentos libertários de todo o mundo, em especial de Garibaldi, que tornou-se personagem no conflito ao lutar ao lado das tropas Farroupilhas. "Também é relevante destacar que o triste e vergonhoso sistema escravista, que marcou a maior parte da história do país, que estruturou as riquezas e  as relações de poder das oligarquias, teve na Revolução Farroupilha uma interface com o abolicionista com a promessa de liberdade dos escravizados que se dispusessem a lutar. Os Lanceiros Negros construíram a mais brava e corajosa frente de guerra", concluiu.

Prestigiaram a Sessão Solene, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto, o subdefensor público-geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues e o presidene do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão solene alusiva à Revolução Farroupilha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
PRÊMIO LÍDERES E VENCEDORES
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30