Reeleita para o segundo mandato de deputada estadual, Silvana Covatti, 46 anos, tem sua trajetória política ligada à do marido, o ex-deputado estadual e atual deputado federal reeleito, Vilson Covatti. Em sua primeira eleição, em 2006, ela conquistou 65.547 votos, tendo sido a terceira mais votada em seu partido (PP), atrás de Frederico Antunes e Jerônimo Goergen. Na ocasião, o marido também conquistou o primeiro mandato na Câmara Federal. Desta vez, Silvana alcançou a maior votação de todos os eleitos para a 53ª Legislatura: 85.604 votos. E, na dobradinha de campanha, o marido também se reelegeu para um segundo mandato de deputado federal.
Silvana Franciscatto Covatti nasceu em Frederico Westphalen. Ali, cursou o magistério e casou-se com Vilson Covatti, com quem tem três filhos: Viviana, Luis Antônio e Franciele. Professora primária, não chegou a exercer a profissão. Durante 23 anos acompanhou nos bastidores os mandatos do marido como vereador no município e, posteriormente, como deputado estadual. Veio com ele a Porto Alegre onde, além de auxiliar nos trabalhos do gabinete, militou junto às mulheres do partido e desenvolveu trabalho social na área da saúde. Também presidiu o grupo Ação da Mulher Progressista. “Este envolvimento, a princípio involuntário, despertou meu desejo de trabalhar pelas famílias e mulheres gaúchas”, diz.
Afirmação
Em seu primeiro mandato na AL, integrou as comissões Saúde e Finanças, além de ser a primeira mulher a presidir a Comissão de Ética da Assembleia (em 2010). Foi relatora do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em 2009, e líder partidária por dois anos. Integrou o Conselho Político do Governo do Estado, onde acredita ter se afirmado em seu trabalho político. “Estabeleci um bom relacionamento com todos os colegas da Assembleia e tive posições firmes em relação a projetos na Casa”, analisa.
Sua grande votação, avalia, deve-se ao trabalho de base, à sua presença constante junto ao eleitorado e à busca em atender às reivindicações encaminhadas. Para o próximo mandato, pretende intensificar o trabalho de base e de gabinete. “Minha responsabilidade cresceu muito com a votação que alcancei”, diz. “Vou fazer um trabalho de muita responsabilidade, dando resposta a todos que vierem nos procurar”. O foco principal de sua atuação no próximo mandato será a educação e a saúde. “Como mulher, mãe e esposa senti e tenho visto a enorme dificuldade que o jovem enfrenta para ingressar no mercado de trabalho. Vou dar prioridade a esta causa”.
A parlamentar destaca, também, o crescimento da bancada feminina na Casa. “É uma afirmação da mulher, que participa com equilíbrio e serenidade das decisões. Acho que o eleitor aprovou a participação da mulher no contexto político, isto ficou claro nesta eleição, ele confiou mais nas mulheres”.
Votação
Silvana Covatti ampliou sua votação em vários municípios e mantém sua base maior na região do Médio Alto Uruguai. A maior votação foi obtida em sua terra natal, Frederico Westphalen, com 3.440 votos. Em seguida vem Guaporé (com 2.952 votos), Sarandi (2.676), Nonoai (1.623), Serafina Correa (1.587), Machadinho (1.422), Seberi (1.417), Porto Alegre (1.371) e Palmeira das Missões (1.350). A parlamentar do Partido Progressista recebeu mais de mil votos, também, nas cidades de Planalto, Sananduva, Constantina, Chapada, Palmitinho e Veranópolis.