A partir desta segunda-feira (18), a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa começa a publicar o perfil dos 55 deputados eleitos em 3 de outubro. A 53ª Legislatura, que se inicia em 31 de janeiro de 2011, terá 22 novos deputados e 33 parlamentares que já detêm mandato na Casa e conquistaram a reeleição.
A série, que está sendo produzida pela equipe de jornalistas da Agência de Notícias, apresentará a trajetória pessoal e política dos eleitos, além das propostas a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos. O primeiro perfil é o da recordista de votos desta eleição: a atual deputada estadual Silvana Covatti (PP). Ela recebeu 85.604 votos, conquistando a maior votação entre os eleitos para o Parlamento gaúcho. Em sua cidade natal, Frederico Westphalen, a parlamentar fez 3.440 votos.
Em comparação com a atual legislatura, a próxima terá mais mulheres e mais jovens, além de uma presença marcante de novos parlamentares com uma herança política familiar. A representação feminina irá dobrar em relação a 2006, quando quatro deputadas foram eleitas. Serão oito mulheres a ocupar uma vaga na Assembleia.
O resultado das urnas também trará ao Legislativo estadual uma representação considerável de jovens. Seis dos novos parlamentares têm menos de 36 anos e a média etária da 53ª Legislatura é de 49,19 anos.
Outra peculiaridade são os eleitos para o primeiro mandato parlamentar que trazem consigo uma herança política familiar. É o caso de Edegar Pretto (PT), filho do ex-deputado Adão Pretto; Juliana Brizola (PDT), neta de Leonel Brizola; Lucas Redecker (PSDB), filho do ex-deputado federal Júlio Redecker; e Marcelo Moraes (PTB), filho do deputado federal Sérgio Moraes.
* Com informações da Equipe da Redação da Agência de Notícias