Deputado que representa as causas da juventude na Assembleia Legislativa, Mano Changes (PP) teve sua atuação como parlamentar aprovada pelas urnas: ao receber 42.220 votos, será um dos 55 membros da 53ª Legislatura. “Eu me sinto motivado por encerrar um ciclo onde aprendi muito. Fazendo uma análise, eu sou o primeiro músico a me reeleger deputado no nosso país”, comemora. A reeleição possibilitará a Mano Changes dar continuidade a ações em áreas como educação, cultura, geração de emprego e renda, entre outras.
Educação e internet
Nos próximos quatro anos, irão compor a pauta de trabalho do deputados temas presentes no mandato atual como a luta pela educação integral, a construção de uma escola atrativa para as crianças e jovens e o combate às drogas, trabalhados sob um ponto de vista inovador. “Como cidadão fora da política, não via ninguém falando que a escola não pode ser chata, que tem que ter música na escola, que a internet precisa estar na escola. Nós começamos a pautar esses temas”, explica.
Outra ação que terá continuidade no segundo mandato de Mano Changes é a defesa de uma rede de internet pública para todo o estado. O deputado foi o relator de uma subcomissão que tratou do tema e, em agosto deste ano, organizou o seminário Internet para Todos, com o objetivo de debater as possibilidades da internet gratuita como instrumento de informação e geração de renda. Na oportunidade, os candidatos ao governo do Estado se comprometeram com a construção de um plano estadual de banda larga que chegue até os jovens de baixa renda.
Conforme o parlamentar, a internet pode ser o diferencial do jovem no mercado de trabalho. “Precisamos entender que por detrás de uma colheitadeira tem um GPS, que em qualquer atividade produtiva a tecnologia está inserida nos meios de produção. Qual é a grande dificuldade que o jovem tem para entrar no mercado de trabalho? É a falta de experiência. E o que pode nivelar a falta de experiência? É justamente essa facilidade de assimilar a tecnologia. Então, quanto mais tecnologia colocarmos para dentro da escola, mais condições ele vai ter de dominar um mercado. Se o jovem da periferia não tiver essa mesma referência, ele já sai perdendo”, defendeu.
Copa do Mundo
Como coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Obras da Copa de 2014 no Rio Grande do Sul, o deputado também pretende contribuir com os debates e com o trabalho de preparação do estado para receber o evento esportivo. Segundo ele, a atuação da frente também será fiscalizatória. “É só olhar o Pan-americano, onde tu tinhas um orçamento que foi extrapolado em cinco vezes. Criamos essa frente parlamentar para trabalhar o compromisso com o dinheiro público” disse.
Perfil
Diogo Paz Bier, conhecido como Mano Changes, tem 35 anos e é de Porto Alegre. Em 2010, nasceu seu primeiro filho, também Diogo. Iniciou os curso de Engenharia Mecânica na UFRGS e Direito na PUCRS. Ficou conhecido como o vocalista da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, atividade que exerce paralelamente ao seu trabalho parlamentar.
Um dos mais jovens parlamentares da 52ª Legislatura, durante seu primeiro mandato, Mano Changes foi 3º Secretário da Mesa Diretora em 2008, relator das subcomissões da Educação Integral e da Internet para Todos. É presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e membro titular da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Nessas eleições para a Assembleia Legislativa foi eleito com 42.220 votos, a maioria obtida em Porto Alegre (7.639) e Santo Antônio da Patrulha (6.543).