Agricultor e militante sindical da região do Alto Uruguai, Altemir Tortelli (PT), 45 anos, chega pela primeira vez à Assembleia com um trabalho afinado em suas bases com a agricultura familiar e geração de renda para manter o homem do campo. Natural de Ponte Preta (RS), casado e pai de dois filhos, fundador e atual coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), Tortelli alcançou 43.484 votos em sua primeira eleição.
O novo deputado iniciou sua trajetória política no Grêmio Estudantil do colégio Érico Veríssimo e na Pastoral da Juventude do município de Jacutinga. No inicio da década de 1980, articulou a oposição sindical no município e as oposições sindicais na região do Alto Uruguai além de militar nas pastorais regionais (da juventude e rural). Em 1990 foi eleito coordenador do Departamento Estadual de Trabalhadores Rurais da CUT/RS. Em 1994, tornou-se vice-presidente da CUT nacional e, em 1997, secretário de Formação da entidade. A convite do presidente Lula, a partir de 2003, integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Conselho Nacional de Segurança Social.
Agroindústrias
Na Assembleia Legislativa, Tortelli pretende trabalhar pelo fortalecimento da agricultura familiar e por políticas públicas para saúde, educação e habitação. “Vou estar articulado com as reivindicações da agricultura familiar, combinando com as pautas das entidades – sindicatos, cooperativas - que me apoiaram em minha caminhada”, anuncia.
Segundo ele, é preciso trabalhar com dois focos, em âmbito nacional e estadual. “Na política nacional, vou continuar pleiteando do governo federal políticas de renda para os agricultores familiares, a produção de alimentos com equilíbrio ambiental - dentro do tema de serviço ambiental que o setor presta para a sociedade como um todo - e políticas de estímulo para a permanência do jovem no campo”, enfatiza. “Também estarei engajado nas pautas das entidades do setor, como a Fetraf, e por políticas de crédito agrícola para os pequenos”.
No Rio Grande do Sul, a prioridade é a assistência técnica para o agricultor. “Precisamos de estruturas melhores e mais próximas do agricultor, com mais técnicos e recursos da Emater, combinados com ações das cooperativas e sindicatos”.
O futuro parlamentar pretende atuar, também, no tema da habitação, propondo para o governo estadual ações complementares e articuladas com a política nacional e o fortalecimento das cooperativas de pequenos agricultores. Outra prioridade é a educação do jovem no campo. “Precisamos de recursos, investimentos e cursos técnicos para fortalecer as agroindústrias familiares. Segundo ele, a educação proposta hoje nos pequenos municípios estimula o abandono. “É preciso estimular o jovem para que ele possa estudar, se especializar e ficar na terra”, conclui.
Votação
Erechim, com 9.112 votos foi o principal reduto eleitoral do parlamentar. São Lourenço do Sul (1.949 votos), Getúlio Vargas (1.356), Itatiba do Sul (1.350), Barão do Cotegipe (1.312), Sananduva (1.295) e Aratiba (1.071) os maiores colégios a seguir. Também obteve boa votação em Marcelino Ramos (907), Paim Filho (860), Jacutinga (845), Sarandi (749), Dom Feliciano (724), Gaurama (711), Constantina (678) e Tenente Portela (673) também figuram entre os principais colégios eleitorais de Tortelli que contabilizou votos em 318 municípios.