Reeleito com 43.266 votos, o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) irá desempenhar o quarto mandato consecutivo no Legislativo estadual durante a 53ª Legislatura. “Credito minha reeleição ao trabalho que temos desenvolvido. Trata-se da aprovação de um mandato. Temos procurado sempre estar junto das comunidades, com a nossa base eleitoral, que é a região das Missões e a cidade de Santo Ângelo. Também tenho projetos importantes aprovados na Assembleia Legislativa”. Entre as proposições apresentadas, Loureiro já tem mais de duas dezenas de leis sancionadas. Nesse conjunto, destacam-se a que institui o Programa de Renda Mínima Familiar, a que cria a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal, a Lei dos Desmanches e a Lei Antibullying.
53ª Legislatura
O deputado reeleito pretende manter o foco de atuação direcionado a bandeiras que o acompanham em sua trajetória política. “Já venho trabalhando em áreas específicas, como a agricultura, que é a base da nossa economia regional, a infraestrutura do nosso estado, os acessos asfálticos, a melhoria das condições de transporte e de tráfego. Também luto por uma educação de qualidade, que é uma prioridade do nosso partido, incluindo a questão do piso nacional para o magistério, as condições de trabalho, a escola de tempo integral”, enumera.
Quanto ao relacionamento entre o governo do Estado eleito e a Assembleia Legislativa, Loureiro tem boas expectativas. “Espero que seja uma relação respeitosa e profícua: que o Executivo cumpra com as suas atribuições específicas e que a Assembleia também, dentro das suas competências, possa fazer o seu trabalho, num clima de cooperação”.
Para o parlamentar, o alinhamento político entre os governos estadual e federal pode trazer resultados favoráveis ao estado. “Vivemos um momento muito especial: temos um governo estadual eleito que está construindo maioria na Assembleia e que tem relação com o governo federal. Precisamos ser colaborativos para que o Rio Grande possa recuperar muitas coisas que perdeu ao longo do tempo e possa receber recursos que existem para bons projetos e para investimentos na infraestrutura, no desenvolvimento, na educação, na ciência e tecnologia”, disse.
Trajetória
Adroaldo Loureiro nasceu em Santo Ângelo em 15 de março de 1948. Casado com Neiva Debacco, é pai de Saulo, Roberto e Eduardo. Formado em Odontologia e Direito, é empresário e produtor rural. Fundador do PDT em Santo Ângelo e nas Missões, elegeu-se vereador em 1982. Em 1991, assumiu a Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social e a presidência da Companhia Estadual de Habitação (Cohab). Um ano depois, foi eleito prefeito de Santo Ângelo.
Conquistou seu primeiro mandato como deputado estadual em 1998, reelegendo-se em 2002, 2006 e agora, em 2010. Loureiro presidiu as Comissão de Economia e Desenvolvimento, de 2003 a 2006, e a Comissão de Assuntos Municipais, em 2002. Na 52ª Legislatura, desempenhou a função de líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa.
Votação
Adroaldo Loureiro tem importante apoio da região das Missões, em especial, do município de Santo Ângelo. Foi lá que o parlamentar fez a maior votação - 15.345 - total que representa quase 30% dos votos que recebeu. O deputado também teve expressivo apoio de Porto Alegre (2.689 votos), Giruá (1.403 votos), São Luiz Gonzaga (1.346 votos), São Borja (1.135 votos) e Entre-Ijuís (1.120 votos).