Voltando para a Assembleia Legislativa, agora em seu segundo mandato (o primeiro foi de 2003 a 2007), a deputada eleita Maria Helena Sartori (PMDB) destaca que seu trabalho será baseado na defesa da igualdade de oportunidades, na ampliação das políticas de inclusão social e de prevenção na área da saúde, e na busca de investimentos na infraestrutura dos municípios da Serra gaúcha. Nas eleições deste ano, pela terceira vez consecutiva, Maria Helena foi a mulher mais votada do PMDB gaúcho nas eleições proporcionais, quando conquistou cerca de 39 mil votos.
Os projetos de sucesso empreendidos pela prefeitura de Caxias do Sul também deverão pautar a atuação de Maria Helena. "São inúmeras as ações da prefeitura de Caxias que modificam realidades de quem mais precisa do poder público, e várias delas podem ser aplicadas de forma gradual no Estado", conclui a deputada eleita. Focando quais projetos sociais implantados em Caxias do Sul podem se tornar estaduais, Maria Helena fala do programa de prevenção à gravidez na adolescência, denominado “Bebê tem Hora Certa”, entre outros que tiveram sucesso.
Nas eleições de 2002, Maria Helena ficou na suplência, mas assumiu vaga em fevereiro de 2003, permanecendo até o final da legislatura e, agora, ao retornar, credita sua vitória ao trabalho que desenvolve junto à comunidade em Caxias do Sul, sua terra natal, administrada pelo seu marido, José Ivo Sartori. Observa que “algumas conquistas, especialmente na área social de Caxias, podem ser levadas para outros municípios do Estado”. Do total de 38.958 votos recebidos nesta eleição, 30.518 votos foram em Caxias do Sul, “o que nos honra e nos faz comprometidos ainda mais com o município”, enfatiza.
Em seu primeiro mandato exerceu a liderança do governo Germano Rigotto na Assembleia, “tornando-se um marco muito importante, pois em 170 anos de Parlamento, foi a primeira vez que uma mulher exerceu esta função”, admite Maria Helena. Na ocasião, recebeu também o título de “Mulher Cidadã”, distinção “pelo trabalho realizado em várias áreas, inclusive na organização das mulheres no setor político”, observa. Foi presidente do PMDB/Mulher do Rio Grande do Sul e vice-presidente nacional da entidade.
Trajetória
Iniciou sua militância política quando cursava a faculdade. É formada em Filosofia e pós graduada em História da América Latina pela Universidade de Caxias do Sul. Professora aposentada, 58 anos, em 2002 concorreu pela primeira vez a deputada estadual, assumindo como suplente. Sua atuação tem sido pautada pela defesa dos espaços conquistados pelas mulheres, no sentido de reafirmar que “a construção dos avanços da sociedade se concretiza com o trabalho da mulher e do homem, a partir da determinação e da convivência harmoniosa”. Casada com o ex-deputado José Ivo Sartori, tem dois filhos, Marcos e Carolina.
Votação
A deputada eleita recebeu votos em 195 municípios, sendo que em Caxias do sul foram mais de trinta mil votos. A cidade de Antônio Prado contemplou a parlamentar com 1.143 votos, e nos demais municípios, a votação ajudou a completar o total de 39.958 votos recebidos por Maria Helena Sartori.