Natural de Veranópolis, Álvaro Davi Boessio, 50 anos, iniciou sua trajetória no movimento sindical em 1980, quando foi eleito para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuário de Farroupilha. Em 2010 Boessio foi eleito deputado titular para uma cadeira na Assembleia RS.
Boessio disputou sua primeira eleição para Assembleia em 2002, conquistando a suplência da bancada do PMDB. Exerceu o mandato por onze meses na vaga deixada por João Osório. Nas eleições de 2006 ficou novamente na suplência, assumindo o mandato na Assembleia por três anos e dois meses na vaga do deputado Luiz Fernando Záchia, que assumira a chefia da Casa Civil do governo estadual. Em 2010, com o crescimento da sua votação, Boessio é eleito para a titularidade no Parlamento gaúcho com 37.971 votos.
Para Boessio, sua eleição em 2010 deve-se a um conjunto de fatores, mas, principalmente, à sua atuação política no Parlamento, fortalecendo o partido nos municípios, auxiliando os prefeitos, vices e vereadores.
Sindicalismo
Defensor dos direitos do trabalhador e da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), Boessio foi presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calcado e Vestuário do RS, juiz classista no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de 1995 a 2001 e, hoje, preside o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçado e de Vestuário de Farroupilha.
Atuação
Boessio tem uma expectativa positiva para a próxima legislatura, pois vai estrear como deputado titular. “Trabalharei pela qualificação profissional do trabalhador visando a geração de emprego e renda, pelo fortalecimento da agricultura, principalmente, o setor da uva e do vinho. Merecerão minha atenção também os setores moveleiro, do calçado e do vestuário, além de levar adiante as discussões sobre um novo modelo de pedágios no RS e a duplicação do anel viário da Serra gaúcha".
Votação
O parlamentar, eleito em 2010, fez votos em 279 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, com destaque para a Região da Serra, onde concentra sua maior base eleitoral. Boessio obteve sua maior votação na cidade de Farroupilha, com 14.676 votos, seguida por São Sebastião do Caí (2.209), Carlos Barbosa (2.105) e Bento Gonçalves (1.142).