Quatro suplentes devem assumir, ainda nesta semana, as vaga dos parlamentares que participam, desde o dia 1º de janeiro, do governo Tarso Genro como secretários. Os titulares tomaram posse ontem (31), mas devem solicitar seu afastamento do mandato para continuar no Executivo estadual.
Luiz Fernando Mainardi, o terceiro mais votado do PT, é o secretário da Agricultura. Stela Farias, a quinta mais votada e a primeira entre as mulheres do PT, assumiu a Secretaria da Administração. Luís Augusto Lara, o mais votado do PTB, se tornou o titular do Trabalho e Desenvolvimento Social, e Ciro Simoni, do PDT, ficou com a Secretaria da Saúde.
Os quatro parlamentares abriram vagas para os primeiros suplentes de seus partidos. No lugar de Mainardi e Stela entrarão Jeferson Fernandes e Luis Fernando Schmidt. Jurandir Maciel ocupará a vaga de Lara e Marlon Santos substituirá Ciro Simoni.
Perfis
Jeferson Fernandes trabalhou como assessor do deputado federal eleito Elvino Bohn Gass (PT) por mais de 14 anos. Em 1996, foi candidato a vereador em Santa Rosa e ficou na suplência. Natural de Santo Ângelo, é advogado e tem 40 anos. Conquistou 37.279 votos na eleição de outubro de 2010.
Luis Fernando Schmidt é cirurgião dentista formado pela Universidade Federal de Pelotas. Cursou também Administração de Empresas. Foi duas vezes vereador em Lajeado, exercendo inclusive o cargo de presidente da Câmara de Vereadores do município. Também foi deputado estadual por dois mandatos. Em 2010, fez 29.469 votos. Tem 50 anos e é natural de Lajeado.
Jurandir Maciel nasceu em Canoas e tem 55 anos. Foi três vezes vereador do município. Foi também secretário municipal de Saúde em 1998 e em 2003. Em 2004, foi eleito vice-prefeito pelo PTB com Marcos Ronchetti (PSDB). Em 2008, concorreu à prefeitura da cidade. Perdeu a disputa no segundo turno para Jairo Jorge (PT). Fez 29.564 votos para deputado estadual.
Marlon Santos é natural de Cachoeira do Sul e tem 35 anos. Em 2002, elegeu-se deputado estadual, após ter sido vereador do município. Não concluiu o mandato, pois em 2004 venceu as eleições para a prefeitura da cidade. Nas últimas eleições, recebeu 33.174 votos.