Com 14 deputados eleitos, o Partido dos Trabalhadores (PT) terá a maior bancada da Assembleia Legislativa na 53ª Legislatura. São quatro parlamentares eleitos a mais do que em 2006. Desses, cinco conquistaram a reeleição e nove ingressam pela primeira vez ou retornam ao Parlamento gaúcho. E caberá ao PT a presidência da Casa em 2011, com o deputado Adão Villaverde (PT).
Dois dos parlamentares – Luiz Fernando Mainardi e Stela Farias – tomam posse, mas não ocuparão suas vagas no Parlamento, pois, desde o dia 1º de janeiro, integram o secretariado do governo Tarso Genro. Mainardi é secretário da Agricultura, enquanto Stela comanda a pasta da Administração. Assumem nos seus lugares, respectivamente, os suplentes Jeferson Fernandes e Luis Fernando Schmidt.
Foram eleitos pelo PT os deputados:
(Para foto individual do parlamentar, clique no nome)
Edegar Pretto, com 69.233 votos. Natural de Miraguaí, 39 anos, tem suas origens na agricultura familiar, tendo trabalhado na roça até os 15 anos com seus oito irmãos. Depois, seguiu os passos do pai, Adão Pretto, primeiro agricultor vinculado ao MST a ocupar uma cadeira na Assembleia. Foi secretário da Fazenda de Novo Barreiro e chefe de gabinete do deputado Dionilso Marcon nas três últimas legislaturas. Organizou o acampamento em Sarandi que culminou com a criação do Movimento dos Pequenos Agricultores. É formado em Gestão Pública e integra o grupo Cantadores da Luta do Povo.
Raul Pont, com 65.430 votos. Natural de Uruguaiana, 66 anos, mora há 40 anos em Porto Alegre. Fundador do PT, foi deputado estadual constituinte, deputado federal, prefeito de Porto Alegre e candidato a senador. No terceiro mandato como deputado estadual, foi líder da Bancada do PT, coordenou a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul, atuou no Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal e nas comissões de Finanças, de Educação e de Participação Legislativa Popular. Foi eleito em 2009 presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.
Luiz Fernando Mainardi, com 64.375 votos . Ex-Prefeito de Bagé por duas legislaturas (2001-2008), foi responsável pela implantação de mais de 60 programas sociais no município. Vereador por duas legislaturas e deputado federal de 1995 a 2000, criou o movimento que resultou na criação da Universidade do Pampa. Empresário e advogado natural de Sobradinho (RS), 49 anos, tem seu trabalho focado na educação, cultura, segurança pública e fortalecimentos dos sistemas produtivos regionais. Em março de 2009 assumiu como Secretário de Inovação e Estratégia de Canoas.
Valdeci Oliveira, com 64.163 votos. Ex-deputado federal e prefeito de Santa Maria por duas gestões Valdeci Antônio de Oliveira tem 53 anos e mais de 20 deles dedicados à vida pública e a política. Oriundo dos movimentos comunitário e sindical, o metalúrgico se elegeu vereador pela primeira vez em 1988 em Santa Maria pelo PT. Depois foi novamente vereador em 1992, deputado federal em 1996 e 2000 e prefeito eleito em 2000. Em 2004, se tornou o primeiro prefeito reeleito da história da cidade. Esta será a primeira vez que assumirá mandato de deputado estadual.
Stela Farias, com 48.070 votos. Natural de Ibirubá, 46 anos, reeleita para seu segundo mandato como deputada estadual. Ex-prefeita de Alvorada por duas gestões, tem suas origens na Pastoral da Juventude daquele município. Graduada em História, trabalhou como professora e ingressou no CPERS Sindicato. Em 1989, presidiu o PT em Alvorada e em 1992 foi eleita a primeira vereadora do partido no município. Foi presidente da Comissão Serviços Públicos, integrante da CPI do Detran e presidente da CPI da Corrupção.
Adão Villaverde, com 47.758 votos. Natural de Alegrete, 52 anos, reelege-se para seu terceiro mandato como deputado estadual. Engenheiro civil e professor universitário, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980. Foi secretário estadual da Ciência e Tecnologia e titular da pasta da Coordenação e Planejamento, de 1999 a 2002. Foi um dos construtores do Ceitec e da Uergs. É autor da lei de controle do enriquecimento ilícito do gestor público, o projeto de lei de incentivo à inovação tecnológica, a lei do artesanato gaúcho e a emenda 49 da Constituição do RS.
Daniel Bordignon, com 46.828 votos Natural de São Jorge, interior de Nova Prata, 51 anos. Formado em história pela Fapa. Ex-prefeito de Gravataí por duas gestões, reelege-se para seu segundo mandato para o Parlamento gaúcho. Em Gravataí, foi metalúrgico e dirigente sindical, além de professor da rede estadual e militante do Cpers-RS. Iniciou militância na Igreja Católica, foi fundador do PT e elegeu-se prefeito de Gravataí em 1996 e em 2000. Antes disso, tornou-se o segundo vereador mais votado em 1988, gestão na qual foi presidente da Câmara Municipal de Gravataí em 1989.
Luis Lauermann, com 46.541 votos. Natural de Ivoti, 45 anos, foi fundador do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti, vereador e candidato a prefeito do município. É formado em Ciências Sociais. Foi Chefe de gabinete do ex-deputado federal Tarcísio Zimmermann, atual prefeito de Novo Hamburgo. Em 2008, Lauermann assumiu a Secretaria Geral do Governo de Novo Hamburgo. Eleito para seu primeiro mandato.
Miriam Marroni, com 45.450 votos. Ex-deputada estadual (2005-2006), 54, psicóloga especialista em Educação, servidora da Universidade Federal de Pelotas e vereadora em quarto mandato no município. Casada com o ex-prefeito e deputado federal Fernando Marroni, foca seu trabalho no combate à violência doméstica e discriminações de gênero e sexual. Em seu curto mandato na Assembleia, questionou o modelo de concessões de pedágios no RS e ajudou a articular a instalação do Pólo Naval em Rio Grande. É fundadora do grupo Mães Contra o Crack.
Marisa Formolo, com 43.860 votos. Natural de Caxias do Sul, 64 anos, reelege-se para o segundo mandato na Assembleia. É formada em Filosofia e em Pedagogia. Atuou no movimento estudantil, nas organizações de estudantes católicos, foi presidente de diretórios e associações e coordenadora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos. Foi eleita vice-prefeita de Caxias do Sul em 1997. No primeiro mandato como deputada estadual, atuou na CPI dos Pedágios e foi presidente da Comissão de Educação, da Subcomissão da UERGS e da Comissão de Ensino Profissionalizante.
Altemir Tortelli, com 43.484 votos. Agricultor, 45 anos, criador e coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) até 2010. Natural de Ponte Preta (RS), iniciou sua trajetória política na Pastoral da Juventude do município de Jacutinga. Em 1990 foi eleito Coordenador do Departamento Estadual de Trabalhadores Rurais da CUT/RS. Em 94, tornou-se vice-Presidente da CUT nacional e, em 1997, Secretário de Formação da entidade. A convite do presidente Lula, integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Conselho Nacional de Segurança Social.
Alexandre Lindenmeyer, com 38.740 votos. Advogado. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG no ano de 1984. Ex-Conselheiro da Seccional da OAB/RS e ex-Conselheiro da AGETRA. Em mandato de vereador do Município do Rio Grande 2008/2012, tendo obtido a maior votação da história do município. Com atuação na área do Direito Social, em especial nas questões relacionadas à política de representação das categorias de trabalhadores públicos e privados.
Ana Affonso, com 38.525 votos. Vereadora há dois mandatos em São Leopoldo, primeira mulher eleita para o legislativo do município, em 2004, reeleita com a maior votação entre os candidatos, em 2008 (3.976 votos), presidiu aquela Casa legislativa em 2009. Professora municipal, 37 anos, iniciou na licenciatura em 1992, na escola Dilza Flores, no bairro Feitoria, onde foi eleita diretora em 1997. Tornou-se presidente do Ceprol-Sindicato dos professores municipais em 2000. Como presidente do Legislativo de São Leopoldo instituiu os projetos Câmara Cidadão e Parlamento Popular.
Nelsinho Metalúrgico, com 37.483 votos. Nelson Luiz da Silva, 50 anos, nasceu em Esteio e vive em Canoas. É economista e desde os 15 anos trabalha como metalúrgico. Concorreu pela primeira vez a vereador em 1982, em Esteio. Desde 1999, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Em 2004, foi eleito vereador em Canoas, sendo o mais votado do PT. Em 2008 foi reeleito com mais 4 mil votos, reafirmando a aprovação popular a um trabalho voltado aos direitos dos trabalhadores. Ao tomar posse em janeiro de 2009, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores.
*Com Aline Tyska, Berenice Pacheco, Gilmar Eitelwein, Luiz Osellame, Simone Fernandes e Vanessa Canciam. |
|