Identificação do Portal da Radio Assembleia
Notícia
POSSE DA 53ª LEGISLATURA
Íntegra do discurso de posse de Adão Villaverde na presidência da ALRS
Agência de Notícias - 15:58 - 31/01/2011

A história política rio-grandense é marcada por um par de séculos de disputas com o Império e o poder central e recorrentes embates locais, acerca dos rumos que o Estado deveria seguir.

Nós, gaúchos, com as legítimas e plurais diferenças que nos são singulares, temos uma cultura de autenticidade, de identidades ideológicas e de afirmação da Justiça. Defendemos valores democráticos, reafirmamos o Estado de direito, cultuamos a solidariedade, defendemos a ética na política, propugnamos o bem comum e defendemos a dignidade humana.

Isto é herança da construção da democracia contemporânea, que remonta à Grécia de Aristóteles; à lucidez, à capacidade crítica e ao pressuposto da soberania popular como legado iluminista; à Revolução Farroupilha, que dá nome a este palácio; à revolução de 1930, indiscutivelmente o movimento político mais transcendente de nossa história e, por decorrência, à grande Era Vargas. Reside aí a enorme contribuição dos ideais da identidade republicana gaúcha na formação do pensamento econômico, social, político e cultural brasileiro.

Mas deita também raízes na maior e mais intransigente resistência popular que este Estado já produziu em defesa da ordem constitucional, para que Jango assumisse a presidência do país, que foi o grande movimento democrático e, porque não, épico, em defesa da Legalidade, em 1961.
Também remonta à resistência aos anos de chumbo, à luta pela anistia, pelos direitos humanos e à redemocratização. A luta de uma geração que, sem rancor e sem ressentimentos, chegou ao poder e a duras penas foi protagonista da reconstrução da democracia, aprendendo e vivenciando o valor universal que ela tem.

Remete ao contraponto do caminho único neoliberal excludente, baseado na financeirização, no qual sempre, nós gaúchos, buscamos alternativas inclusivas, a exemplo de quando Porto Alegre e nosso Estado acolheram o Fórum Social Mundial e desfraldaram a bandeira de que “um novo mundo seria possível”.

E como não poderia ser diferente, remete ainda a este momento singular em que vivemos, quando o Brasil retoma seu crescimento e desenvolvimento, gera emprego e renda, implementa fortes e necessárias políticas de inclusão e sustentabilidade, recupera funções públicas de Estado e se afirma do ponto de vista soberano na mundialização. E, pela primeira vez na história, tem uma mulher como presidenta, a nossa companheira Dilma que possui profundo vínculo com o nosso Estado, nosso povo e com esta Casa. É relevante lembrarmos que Dilma atuou aqui neste espaço como assessora do trabalhismo em plena campanha da Anistia e na luta pela redemocratização no final da década de 70. Tudo isto exige dos gaúchos um grande esforço para recolocar o Rio Grande do Sul na posição estratégica, que já ocupou outrora, mas que precisa voltar a recuperar no novo concerto federativo brasileiro que emerge da “Era Lula”.

Sei que estamos sendo investidos a assumir a presidência de um poder que se funde e se confunde com esta história. Uma instituição que nos seus grandes momentos converteu-se num extraordinário anteparo moral e ético para seu povo e foi ao mesmo tempo uma trincheira na proteção dos seus mais altos valores, na luta pela democracia e pelas liberdades.

Sei que vamos presidir um Parlamento, prezados futuros presidentes, deputados Postal, Westphalen e Sossella, cujos primeiros debates remontam aos farrapos. Em que expressões públicas que marcaram época, cada uma ao seu tempo, deixaram legados, que estão por nos orientar e nos iluminar.

Sei que vamos comandar um poder que alcançou tamanho e notoriedade porque, sempre que foi exigido, pautou-se por posições firmes, por destemor frente às ameaças, por fundamentos consistentes e pelo denodo inquebrantável, das convicções dos que por aqui passaram.

Sabemos que o nó a desatar, ou a busca da saída do complexo labirinto da representação no nosso tempo, no âmbito do sistema democrático, está intimamente associado à legitimidade que adquirem ou não as relações representante-representado. Tanto do ponto de vista da aproximação com a sociedade, quanto da resposta qualificada e relevante que é dada para os cidadãos e cidadãs.

Assumimos num momento em que a Constituição e os próprios parlamentos contribuíram para reduzir seu papel: seja a meros homologadores dos Executivos, seja ao outro extremo de tentar interditar gestões. Ou até mesmo, como muitas vezes ocorre, de substituir o Parlamento na sua essência da ação política, pela judicialização dela. E suas prerrogativas de fiscalização, anteriormente exclusivas, foram sendo assumidas, ainda que legitimamente, pelos tribunais de contas, ministérios públicos e outros órgãos de controle e mesmo de investigação.

Sabemos que hoje, associado aos limites e às dificuldades que a representação vive, existe uma dinâmica subliminar de desconstituição da política e, por decorrência, da esfera pública. Ora nem tão ingênuas, ora deliberadas, são tentativas de desmoralização da representação. Isto fragiliza a democracia e reforça a despolitização da política. Aqui não vai nenhuma tentativa de suprimir críticas. Ao contrário, para quem sempre lutou pelas liberdades de expressão e de opinião, a censura de qualquer tipo é inaceitável. Esperamos que não volte nunca mais, como aconteceu outrora, quando este Parlamento resistiu e se rebelou contra ela. Aliás, foi nestas condições que conheci esta Casa, na consentida eleição ao Senado em 1974. Guardo vivos em minha memória os momentos de acolhimento que ela dava às prodígias ideias de uma geração que nascia amordaçada. Porque lutava por paz, democracia e liberdade. E cobrava dos aparelhos repressivos o desaparecimento do militante Luís Eurico Tejera Lisboa e se mobilizava forte pela volta dos três Flávio(a)s.  Cito aqui dois amigos e companheiros que não estão mais entre nós, o Zezinho Oliveira e o Marcos Klasmann, para estender e homenagear toda essa geração.

Temos presente, Governador Tarso Genro, que presidiremos esta Casa, no exato momento em que V. Excia. assume a enorme tarefa de sintonizar o Rio Grande com o Brasil. Não poderia ser diferente, nos postaremos com a independência e a autonomia que nossa carta máxima requer, mas com a harmonia, o denodo, a responsabilidade e os compromissos que, tenho certeza, o povo gaúcho espera da representação que nos delegou.

Temos consciência que comandar este Parlamento é enfrentar dissensos, conflitos e contenciosos, inerentes a sua plural natureza. Entretanto isto não pode ser problema. Aqui, ao contrário, de forma respeitosa e pacienciosa, vamos confrontar opiniões e posições e resolvê-las em bases argumentativas qualificadas, capazes de partir de posições antagônicas e produzirem sínteses urgentes e necessárias de políticas públicas para o Rio Grande.

Sabemos que vivemos um tempo em que, da mesma forma que a democracia é desafiada a se atualizar, a representação também o é. Um mandato parlamentar não pode mais apenas se considerar detentor de uma delegação a ser renovada periodicamente pelo calendário eleitoral. A sua legitimidade será tanto maior quanto mais ele se aproximar e compartilhar, através do diálogo, da inspiração e de propostas, com os seus representados e, sobretudo, com a sociedade. Este é um elemento decisivo para o resgate da política e de valorização das instituições democráticas.

O Parlamento precisa compreender que um passo adiante se faz necessário. Que o Brasil e o Rio Grande nos desafiam para que reconquistemos o apreço de nossos cidadãos. Para a superação da cultura autoritária, pressupõe-se a defesa permanente de nossa jovem democracia, que tem menos de uma geração a construí-la. No entanto, é fundamental que identifiquemos que nossa história política também é marcada pela exclusão social. E que a ação parlamentar e institucional tem que estar no centro desta superação. As bandeiras e as propostas para remover a exclusão, Sras e Srs deputado(a)s, devem ser encaradas como  indissociáveis da ação parlamentar. Isto confere um caráter substantivo à nossa democracia.

Sabemos que vivemos um tempo em que a frase do sociólogo Manuel Castells, grande estudioso das relações da comunicação com a política e seus efeitos na era moderna, sintetiza de forma lapidar: “nunca mais os governos, instituições, corporações, empresas, entidades etc.... poderão estar seguros de manter seus cidadãos na ignorância de suas manobras”. A informação e a comunicação, num tempo de revolução digital, transformam profundamente o mundo em que vivemos, tendo enorme impacto na política e nas relações em sociedade, principalmente com o surgimento das novas mídias.      

Temos convicção, Sr. Governador, que assumimos num momento em que o Estado “está maduro para dar um salto afirmativo na sua cultura política”, como enunciou V. Excia. na sua posse ao conjunto das forças políticas gaúchas. No entanto, isto deve ocorrer sem agredir as identidades político-partidárias ou descaracterizar as especificidades de cada poder.

Por isto, as experiências participativas, ao oferecerem espaços de discussão e diálogo para os diferentes setores da sociedade, fortalecem a representação. Posto que as diretrizes gerais, debatidas e deliberadas nessas instâncias, precisam do Legislativo para ganharem a força de lei e se realizarem como avanços democráticos duradouros. Tenho convicção que o debate qualificado, mediado pelo interesse público, no qual todos os contendores legítimos que disputam opinião na sociedade tenham oportunidade de apresentar suas razões, por si só, desafiam o mito de que a participação e a representação são conceitos antagônicos. Ao contrário, a participação robustece a representação e, por conseguinte, a democracia. Uma e outra podem e devem interagir de forma virtuosa.

É neste contexto que a combinação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social com o Parlamento pode reforçar ambos. O primeiro, como órgão de governo, de assessoramento imediato do governador, formado por V. Excia a partir do legítimo resultado que as urnas lhe conferiram. O segundo, como sistema representativo de Estado universal, que expressa a totalidade das sensibilidades político-ideológicas, indispensáveis para a construção e consolidação da democracia e, sobretudo, para adquirir a necessária legitimação de suas ações. É assim que a representação que nos é delegada adquire grandeza frente à sociedade e reconquista a relevância que cada momento histórico exige.

Assumimos num destes momentos exigentes, em que as melhores tradições de nosso povo necessitam servir de amálgama para a construção de um projeto capaz de alçar nosso Estado a um patamar político, social, cultural, econômico e administrativo que lhe é de justiça.

Peço a compreensão, a colaboração e o apoio de meus pares da mesa que ora assumem esta casa, dos líderes de bancadas e do conjunto do Parlamento gaúcho para que sejamos solidários e parceiros na ressignificação deste fundamental Espaço Público, que é o Poder Legislativo. Recuperando e atualizando seu papel frente às tarefas imediatas e de futuro do Estado. Posso afirmar aqui que este pacto de valorização do Legislativo Gaúcho já está acordado com os próximos presidentes da Assembleia.

Por sua natureza e pluralidade, pela convivência permanente do contraditório e pela coexistência de todas as ideias e credos, cabe a nós captarmos e fazermos dele o espaço político institucional dos temas fundantes do Estado. Superando ações que pareçam particularistas e fragmentadas, que levam a sociedade a ter uma opinião simplificada e reduzida das funções e da ação parlamentar.

Quero pois, então, dirigir-me aos deputado(a)s, aos partidos, às bancadas, aos demais poderes, aos movimentos sociais de trabalhadores e empresários da cidade e do campo, às mulheres, à juventude, à terceira idade, aos negros, à intelectualidade, aos ambientalistas, ao movimento comunitário, às populações mais vulneráveis, enfim, a todos os gaúchos, para que soldemos dois compromissos, que julgo fundamentais para o futuro do nosso Parlamento e, por decorrência, para a democracia e para o Estado.

Um de conteúdo, outro de forma, mas do ponto de vista do método, inseparáveis:

O primeiro deles é político, para que esta Casa retome o papel e as funções de ser o Espaço Público por excelência dos grandes debates e grandes temas que dizem respeito à sociedade gaúcha, sem interdição. Buscando totalizar desde as questões mais imediatas e, portanto, mais sentidas pelo nosso mais simples cidadão, até àquelas que dão sentido e perspectiva de futuro para o Estado gaúcho. Que criem as condições para que possamos nos reinserir, com um papel central, como já o fizemos outrora, agora no novo concerto federativo que emerge da “Era Lula”.

Construindo junto com todos estes atores uma agenda que combine o presente com a visão de longo prazo. Combine ousadia que o momento determina com a capacidade de planejamento que exigem as percepções inovadoras e modernas de ação parlamentar e de gestão pública. Aprofundando a abertura do Parlamento para a sociedade, dando ao processo representativo a necessária e permanente legitimidade. Abrindo-se enquanto Espaço Público para a participação direta, não só para ouvir, mas um convite ao protagonismo. Isto só confere à representação uma credibilidade que, por si só, ela não adquiriria.

A decorrência é o fortalecimento da democracia representativa que, construída pelo voto universal, vê calçada a possibilidade da universalização das necessárias demandas sociais. E, creditando ao Parlamento, o sentido estratégico próprio de suas reais realizações.

É momento do Parlamento pensar e se repensar, comprometer-se com o Rio Grande por inteiro, principalmente, quando esta Casa junto com os demais poderes e a sociedade têm um diagnóstico comum das dificuldades e  limites do Estado.

Portanto, conclamo os meus pares, que toda nossa estrutura, das comissões de mérito ao plenário, dos grupos de trabalho às subcomissões, dos seminários aos debates, do Fórum Democrático às comissões transitórias, da mesa diretiva aos gabinetes do(a)s deputado(a)s, todos estes espaços devem estar abertos e a serviço de uma grande pauta com temas inadiáveis.

Que parta da valorização das funções democráticas das instituições e, através do diálogo permanente, aprofunde o debate sobre qual é de fato nossa visão das funções públicas de Estado. Qual o desenvolvimento com sustentabilidade que o RS necessita? Que enfrente o tema da miséria, desenvolvendo fortes iniciativas de inclusão social e tenha na inovação um eixo irrenunciável por onde passam, hoje, as melhores práticas das políticas e gestões modernas.

Tudo isto como suporte para dar sentido às demandas mais imediatas e estratégicas para o Rio Grande. Um projeto, portanto, para a instituição e não para o seu presidente. Neste sentido, explicito alguns temas, sem prejuízo de outros, que consideramos imprescindíveis de serem debatidos com profundidade:

  • O enfrentamento da erradicação da pobreza no RS;
  • O desenvolvimento regional sustentável que o RS requer;
  • A infraestrurura e logística que o RS necessita;
  • Prevenção aos fenômenos (des)naturais e os efeitos climáticos;
  • Educação para todos e a inclusão digital;
  • O Sistema Único de Saúde: qualificação do atendimento e financiamento;
  • A segurança alimentar como direito: da produção à comercialização e ao consumidor;
  • Que modelo de Segurança Pública queremos; 
  • 50 anos da Legalidade: democracia, reforma política e papel dos legislativos;

O segundo compromisso é de gestão, para superar uma dificuldade que a correta alternância democrática dos presidentes, mesmo que não deliberada enseja, a perda de continuidade administrativa. Criando um comitê gestor permanente para toda a Legislatura, que trate dos temas centrais da administração da Casa, cujas tarefas são:

  • Junto com a 1ª secretaria, separar bem as questões de ordem política das de gestão;
  • Consolidar e implementar um novo Plano Diretor da Casa;
  • Democratizar, renovar e inovar o processo legislativo do Parlamento gaúcho e regimento interno;
  • Estudar as alternativas para superar as limitações do ato de legislar;
  • Fortalecer as dinâmicas de comissões e debates de plenário, do ponto de vista do processo legislativo;
  • Compatibilizar também as agendas das comissões e das audiências públicas com a agenda da presidência e da mesa da Casa, também do ponto de vista do processo legislativo;
  • Implantar a TV digital em canal aberto;
  • Qualificar os servidores e consolidar o Plano de Carreira;
  • Antecipar e acompanhar as licitações e prestações de serviços; 

Sras e Srs, expusemos aqui, ainda que de forma inicial, as linhas gerais de um projeto de fortalecimento da instituição Parlamento Gaúcho e de recuperação de sua legitimidade junto à sociedade, que lhe confere a delegação que tem.

Conclamo os meus colegas que assumem a mesa comigo hoje, a coordenarmos este processo. Conclamo as comissões, peço empenho ao Fórum Democrático e todos os demais Espaços Públicos desta Casa, para que funcionemos de forma articulada implementando esta agenda comum.

Conclamo os meus colegas deputado(a)s para compartilharmos juntos esta caminhada, pois tenho certeza que suas pautas específicas ganharão mais alcance e mais dimensão, se tivermos um Parlamento forte, respeitado socialmente e legitimado nas suas ações. E conclamo também os partidos, as bancadas, os legítimos blocos de situação e oposição, os nossos servidores e as entidades da sociedade para assumirmos juntos este enorme desafio.

Sras e Srs, Sr. Governador, colegas deputado(a)s, o Parlamento gaúcho, por onde passaram líderes farroupilhas, por onde passou um ex-presidente de nosso país, que esteve ao lado do movimento épico da legalidade, que resistiu aos anos de chumbo, que foi fundamental na redemocratização, agora está frente a um momento de sintonizar o RS com o Brasil e superar as mazelas de uma sociedade ainda excludente. Vai, tenho certeza, a um só tempo ter humildade e grandeza, para ressignificar o seu papel e recuperar a condição que teve outrora, de um Espaço Público permanente de grandes debates, grandes discussões, de mediação política e, sobretudo, de capacidade resolutiva.

O nosso Parlamento não faltará ao Rio Grande e nem ao povo gaúcho !!

Muito obrigado!!                                                       

 

    
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Últimas Notícias
  2025


  2024


  2023


  2022

29/12/2022 - 09:10 - Parlamento 2023 - Gilmar Sossella (PDT)
29/12/2022 - 08:55 - Parlamento 2023 - Claudio Tatsch (PL)
28/12/2022 - 16:00 - Parlamento 2023 - Kaká D’Ávila (PSDB)
28/12/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Adriana Lara (PL)
28/12/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Gerson Burmann (PDT)
28/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Capitão Martim (Republicanos)
28/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Professor Cláudio (Podemos)
27/12/2022 - 16:00 - Parlamento 2023 - Joel de Igrejinha (PP)
27/12/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Eliana Bayer (Republicanos)
27/12/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Luiz Marenco (PDT)
27/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Dr. Thiago Duarte (União)
27/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Adolfo Brito (PP)
26/12/2022 - 16:00 - Parlamento 2023 - Ronaldo Santini (Podemos)
26/12/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Marcus Vinícius (PP)
26/12/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Aloísio Classmann (União)
26/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Edivilson Brum (MDB)
26/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Guilherme Pasin (PP)
20/12/2022 - 09:52 - Deputados da 56ª Legislatura são diplomados pelo TRE/RS
09/12/2022 - 09:47 - Parlamento 2023 - Pedro Pereira (PSDB)
09/12/2022 - 09:45 - Parlamento 2023 - Elizandro Sabino (PTB)
08/12/2022 - 16:18 - Parlamento 2023 - Gaúcho da Geral (PSD)
08/12/2022 - 16:15 - Parlamento 2023 - Neri, o Carteiro (PSDB)
08/12/2022 - 10:15 - Parlamento 2023 - Laura Sito (PT)
08/12/2022 - 10:15 - Parlamento 2023 - Elton Weber (PSB)
05/12/2022 - 17:35 - Parlamento 2023 - Miguel Rossetto (PT)
05/12/2022 - 17:30 - Parlamento 2023 - Frederico Antunes (PP)
05/12/2022 - 14:50 - Parlamento 2023 - Luciano Silveira (MDB)
05/12/2022 - 14:30 - Parlamento 2023 - Stela Farias (PT)
02/12/2022 - 18:15 - Parlamento 2023 - Sofia Cavedon (PT)
02/12/2022 - 18:10 - Parlamento 2023 - Felipe Camozzato (Novo)
02/12/2022 - 13:20 - Parlamento 2023 - Paparico Bacchi (PL)
02/12/2022 - 13:15 - Parlamento 2023 - Delegada Nadine (PSDB)
02/12/2022 - 09:05 - Parlamento 2023 - Zé Nunes (PT)
02/12/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Kelly Moraes (PL)
01/12/2022 - 15:50 - Parlamento 2023 - Vilmar Zanchin (MDB)
01/12/2022 - 15:45 - Parlamento 2023 - Leonel Radde (PT)
01/12/2022 - 08:50 - Parlamento 2023 - Professor Bonatto (PSDB)
01/12/2022 - 08:45 - Parlamento 2023 - Patrícia Alba (MDB)
30/11/2022 - 17:00 - Parlamento 2023 - Bruna Rodrigues (PCdoB)
30/11/2022 - 16:55 - Parlamento 2023 - Beto Fantinel (MDB)
29/11/2022 - 17:05 - Parlamento 2023 - Luiz Fernando Mainardi (PT)
29/11/2022 - 17:00 - Parlamento 2023 - Eduardo Loureiro (PDT)
25/11/2022 - 16:40 - Parlamento 2023 - Delegado Zucco (Rep)
25/11/2022 - 15:40 - Parlamento 2023 - Adão Pretto (PT)
25/11/2022 - 10:30 - Parlamento 2023 - Ernani Polo (PP)
25/11/2022 - 10:00 - Parlamento 2023 - Jeferson Fernandes (PT)
24/11/2022 - 16:14 - Parlamento 2023 - Silvana Covatti (PP)
24/11/2022 - 13:00 - Parlamento 2023 - Rodrigo Lorenzoni (PL)
21/11/2022 - 14:00 - Parlamento 2023 - Dirceu Franciscon (União)
21/11/2022 - 13:30 - Parlamento 2023 - Pepe Vargas (PT)
21/11/2022 - 09:45 - Parlamento 2023 - Valdeci Oliveira (PT)
21/11/2022 - 09:45 - Parlamento 2023 - Juvir Costella (MDB)
18/11/2022 - 14:20 - Parlamento 2023 - Matheus Gomes (PSOL)
18/11/2022 - 14:15 - Parlamento 2023 - Sergio Peres (Rep)
18/11/2022 - 09:00 - Parlamento 2023 - Luciana Genro (PSOL)
17/11/2022 - 16:15 - Parlamento 2023 - Gustavo Victorino (Republicanos)
17/11/2022 - 10:00 - Agência de Notícias começa a publicar perfis dos integrantes da 56ª Legislatura
30/10/2022 - 20:35 - TV Assembleia transmite boletins ao vivo na apuração do resultado do segundo turno das eleições
05/10/2022 - 15:30 - Eleições definem também a lista de suplentes para cada bancada
03/10/2022 - 17:40 - Próxima legislatura começará com mais mulheres e negros do que em 2018
03/10/2022 - 15:30 - ALRS manterá número atual de bancadas na 56ª Legislatura
03/10/2022 - 15:20 - Os dez deputados mais votados para o Parlamento gaúcho
03/10/2022 - 11:00 - 31 dos atuais deputados estaduais foram reeleitos para a próxima legislatura
02/10/2022 - 23:00 - Definida a composição da 56ª Legislatura do Parlamento gaúcho
23/09/2022 - 09:00 - Nove suplentes assumiram vaga no Parlamento gaúcho durante a 55ª Legislatura
08/09/2022 - 11:07 - Candidatos ao governo apresentam três prioridades de suas gestões em programa especial da TV AL
06/09/2022 - 10:55 - Assembleia e TRE-RS promovem ações conjuntas para estimular participação cidadã nas eleições
02/09/2022 - 09:20 - Perfil médio dos candidatos à AL segue padrão de pleitos anteriores, com pequeno avanço de minorias
26/08/2022 - 09:30 - Parlamento gaúcho tem 20 partidos e 3 federações na disputa pelas 55 vagas
04/04/2022 - 12:35 - Troca de partido e volta de secretários à Assembleia alteram composição de bancadas
31/03/2022 - 18:55 - Assembleia Legislativa dá posse a Ranolfo Vieira Júnior como governador do RS
30/03/2022 - 16:00 - Presidente da AL convoca sessão solene para posse de Ranolfo Vieira Júnior no governo do RS
24/03/2022 - 15:40 - Composição das bancadas da ALRS vem se modificando em função da janela partidária
15/03/2022 - 16:00 - Stela Farias assume cadeira no Parlamento gaúcho
11/03/2022 - 09:45 - Janela partidária já produz impacto em bancadas do parlamento gaúcho
09/03/2022 - 17:50 - Stela Farias deve voltar a ocupar vaga na Assembleia Legislativa

  2021


  2020


  2019


  2018

28/12/2018 - 11:00 - Assembleia Legislativa dá posse a governador e vice-governador em sessão solene no dia 1º de janeiro
26/12/2018 - 11:00 - Informações para imprensa e público – sessão solene de posse do governador e vice-governador
20/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Airton Lima (PR)
20/12/2018 - 08:30 - Parlamentares da nova legislatura são diplomados em sessão solene do TRE
19/12/2018 - 16:30 - PARLAMENTO 2019 - Rodrigo Maroni (Podemos)
19/12/2018 - 08:30 - TV AL transmite ao vivo nesta quarta-feira a cerimônia de diplomação dos deputados
18/12/2018 - 13:00 - PARLAMENTO 2019 - Giuseppe Riesgo (Novo)
18/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Capitão Macedo (PSL)
18/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Elizandro Sabino (PTB)
17/12/2018 - 15:00 - PARLAMENTO 2019 - Vilmar Lourenço (PSL)
17/12/2018 - 13:00 - PARLAMENTO 2019 - Eric Lins (Democratas)
17/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Professor Issur Koch (PP)
17/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Ruy Irigaray (PSL)
14/12/2018 - 15:00 - PARLAMENTO 2019 - Dalciso Oliveira (PSB)
14/12/2018 - 13:00 - PARLAMENTO 2019 - Doutor Thiago (DEM)
14/12/2018 - 11:15 - PARLAMENTO 2019 - Paparico Bacchi (PR)
14/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Pepe Vargas (PT)
13/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE)
13/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral (PSD)
12/12/2018 - 10:50 - PARLAMENTO 2019 - Luiz Henrique Viana (PSDB)
12/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Kelly Moraes (PTB)
10/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Fran Somensi (PRB)
10/12/2018 - 08:31 - PARLAMENTO 2019 - Luiz Marenco (PDT)
07/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Zilá Breitenbach (PSDB)
07/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Sofia Cavedon (PT)
06/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Mateus Wesp (PSDB)
06/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Franciane Bayer (PSB)
05/12/2018 - 11:00 - PARLAMENTO 2019 - Fernando Marroni (PT)
05/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Frederico Antunes (PP)
04/12/2018 - 11:44 - PARLAMENTO 2019 - Sebastião Melo (MDB)
04/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Gerson Burmann (PDT)
03/12/2018 - 11:30 - PARLAMENTO 2019 - Zé Nunes (PT)
03/12/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Gilberto Capoani (MDB)
30/11/2018 - 11:20 - PARLAMENTO 2019 - Vilmar Zanchin (MDB)
30/11/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Dirceu Franciscon (PTB)
29/11/2018 - 11:30 - PARLAMENTO 2019 - Aloísio Classmann (PTB)
29/11/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Fábio Branco (MDB)
28/11/2018 - 11:30 - PARLAMENTO 2019 - Luiz Fernando Mainardi (PT)
28/11/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Juvir Costella (MDB)
27/11/2018 - 11:24 - PARLAMENTO 2019 - Adolfo Brito (PP)
27/11/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Juliana Brizola (PDT)
26/11/2018 - 11:30 - PARLAMENTO 2019 - Sérgio Turra (PP)
26/11/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Jeferson Fernandes (PT)
23/11/2018 - 11:30 - PARLAMENTO 2019 - Edson Brum (MDB)
23/11/2018 - 08:30 - PARLAMENTO 2019 - Ernani Polo (PP)
22/11/2018 - 16:00 - PARLAMENTO 2019 - Tiago Simon (MDB)
21/11/2018 - 16:15 - PARLAMENTO 2019 - Elton Weber (PSB)
20/11/2018 - 16:00 - PARLAMENTO 2019 - Fábio Ostermann (Novo)
19/11/2018 - 16:00 - PARLAMENTO 2019 - Sérgio Peres (PRB)
16/11/2018 - 13:00 - PARLAMENTO 2019 - Valdeci Oliveira (PT)
15/11/2018 - 13:00 - PARLAMENTO 2019 - Silvana Covatti (PP)
14/11/2018 - 16:00 - PARLAMENTO 2019 - Luis Augusto Lara (PTB)
13/11/2018 - 16:00 - PARLAMENTO 2019 - Luciana Genro (PSOL)
12/11/2018 - 15:00 - PARLAMENTO 2019 - Pedro Pereira (PSDB)
09/11/2018 - 14:00 - PARLAMENTO 2019 - Eduardo Loureiro (PDT)
08/11/2018 - 14:50 - PARLAMENTO 2019 - Gabriel Souza (MDB)
07/11/2018 - 15:30 - PARLAMENTO 2019 - Edegar Pretto (PT)
06/11/2018 - 16:00 - PARLAMENTO 2019 - Any Ortiz (PPS)
05/11/2018 - 15:40 - PARLAMENTO 2019 - Tenente-coronel Zucco (PSL)
05/11/2018 - 15:30 - Agência de Notícias da AL inicia série com perfil dos eleitos para a 55ª Legislatura
11/10/2018 - 12:10 - Próxima legislatura inicia com mais bancadas, mais mulheres e nomes novos na política
10/10/2018 - 08:30 - Eleição do dia 7 definiu também a ordem de suplência da 55ª Legislatura
08/10/2018 - 18:00 - Seis deputados da atual legislatura foram eleitos para a Câmara dos Deputados
08/10/2018 - 15:12 - Nove mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa
08/10/2018 - 15:00 - Os dez deputados mais votados para a Assembleia Legislativa
08/10/2018 - 01:18 - Definida a composição da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa
01/10/2018 - 15:34 - Onze suplentes assumiram cadeiras no Parlamento gaúcho na 54ª Legislatura
28/09/2018 - 15:30 - Perfil dos candidatos a deputado estadual no RS permanece inalterado
28/09/2018 - 13:00 - Eleitorado gaúcho envelhece e tem pequena redução; mulheres seguem como maioria
26/09/2018 - 15:50 - Parlamento gaúcho tem 15,5 candidatos para cada uma das 55 cadeiras
25/09/2018 - 15:00 - 8,3 milhões de gaúchos estão aptos para exercer o direito de voto, a arma da democracia
02/08/2018 - 12:41 - Seminário destaca condutas vedadas a agentes público nas eleições 2018
04/05/2018 - 09:00 - Parlamento lança campanha para estimular voto de jovens com 16 e 17 anos

  2017


  2016


  2015


  2014

19/12/2014 - 08:40 - Candidatos eleitos são diplomados em sessão solene da Justiça Eleitoral
17/12/2014 - 08:30 - Candidatos eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira
16/12/2014 - 09:00 - Anúncio de deputados como secretários do governo Sartori abre vagas para suplentes
12/12/2014 - 12:10 - Parlamento 2015 - Edson Brum (PMDB)
12/12/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Luís Augusto Lara (PTB)
05/12/2014 - 14:20 - Parlamento 2015 - Gilberto Capoani (PMDB)
05/12/2014 - 12:15 - Suplentes tomarão posse em janeiro no lugar de deputados anunciados para secretariado de Sartori
05/12/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Gilmar Sossella (PDT)
01/12/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Silvana Covatti (PP)
28/11/2014 - 12:18 - Parlamento 2015 - Ronaldo Santini (PTB)
28/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Regina Becker (PDT)
27/11/2014 - 14:50 - Parlamento 2015 - Ênio Bacci (PDT)
27/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Alexandre Postal (PMDB)
26/11/2014 - 14:30 - Parlamento 2015 - Pedro Westphalen (PP)
24/11/2014 - 12:02 - Parlamento 2015 - Gerson Burmann (PDT)
24/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Valdeci Oliveira (PT)
21/11/2014 - 12:08 - Parlamento 2015 - Juliano Roso (PCdoB)
21/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Miriam Marroni (PT)
21/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Frederico Antunes (PP)
20/11/2014 - 13:44 - Parlamento 2015 - Stela Farias (PT)
20/11/2014 - 12:00 - Parlamento 2015 - Álvaro Boessio (PMDB)
20/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Ernani Polo (PP)
19/11/2014 - 14:40 - Parlamento 2015 - Nelsinho Metalúrgico (PT)
19/11/2014 - 11:28 - Parlamento 2015 - Miki Breier (PSB)
19/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Jorge Pozzobom (PSDB)
17/11/2014 - 13:16 - Parlamento 2015 - Marcelo Moraes (PTB)
17/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Marlon Santos (PDT)
14/11/2014 - 12:30 - Parlamento 2015 - João Fischer (PP)
14/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Aloísio Classmann (PTB)
14/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Adilson Troca (PSDB)
10/11/2014 - 13:00 - Parlamento 2015 - Adolfo Brito (PP)
10/11/2014 - 13:00 - Parlamento 2015 - Ciro Simoni (PDT)
10/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - João Reinelli (PV)
10/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Pedro Pereira (PSDB)
07/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Tarcísio Zimmermann (PT)
07/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Mario Jardel (PSD)
06/11/2014 - 15:00 - Parlamento 2015 - Lucas Redecker (PSDB)
06/11/2014 - 12:50 - Parlamento 2015 - Luiz Fernando Mainardi (PT)
05/11/2014 - 13:00 - Parlamento 2015 - Miguel Bianchini (PPL)
05/11/2014 - 13:00 - Parlamento 2015 - Gabriel Souza (PMDB)
05/11/2014 - 11:00 - Deputados da 54ª Legislatura serão diplomados no dia 18 de dezembro
03/11/2014 - 15:00 - Parlamento 2015 - Missionário Volnei (PR)
03/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Manuela D’Ávila (PCdoB)
03/11/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Fábio Branco (PMDB)
29/10/2014 - 17:23 - Parlamento 2015 - Vilmar Zanchin (PMDB)
29/10/2014 - 17:22 - Parlamento 2015 - Edegar Pretto (PT)
27/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Liziane Bayer (PSB)
27/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Jeferson Fernandes (PT)
24/10/2014 - 13:45 - Parlamento 2015 - Sergio Peres (PRB)
24/10/2014 - 13:30 - Parlamento 2015 - Dr. Basegio (PDT)
24/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Altemir Tortelli (PT)
24/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Any Ortiz (PPS)
23/10/2014 - 14:40 - Parlamento 2015 - Zé Nunes (PT)
23/10/2014 - 13:00 - Parlamento 2015 - Pedro Ruas (PSOL)
23/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Tiago Simon (PMDB)
23/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Elton Weber (PSB)
22/10/2014 - 16:00 - Parlamento 2015 - Maurício Dziedricki (PTB)
22/10/2014 - 15:00 - Parlamento 2015 - Sérgio Turra (PP)
22/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Adão Villaverde (PT)
22/10/2014 - 08:30 - Parlamento 2015 - Eduardo Loureiro (PDT)
22/10/2014 - 08:29 - Agência de Notícias da AL publica série de matérias com perfis dos parlamentares da 54ª Legislatura
09/10/2014 - 16:50 - Deputados da 54ª Legislatura estarão em série especial do Assembleia Entrevista da TV AL
06/10/2014 - 17:04 - 54ª Legislatura terá mais bancadas, menos mulheres e manterá renovação de 40% das cadeiras
06/10/2014 - 16:45 - Pleito define também a ordem de suplência ao Parlamento
06/10/2014 - 14:56 - Parlamento ganha cinco novas bancadas
05/10/2014 - 22:45 - Definida a composição da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa
05/10/2014 - 22:02 - RS terá segundo turno para governo do Estado
05/10/2014 - 21:55 - Quatro deputados deixam a Assembleia para atuar na Câmara Federal
03/10/2014 - 08:30 - Programa Democracia ao vivo na TVAL analisará a nova composição do Parlamento gaúcho
02/10/2014 - 16:10 - População prepara-se para as eleições gerais de 5 de outubro
01/10/2014 - 16:00 - Legislativo gaúcho representa a população, elabora leis e fiscaliza atos do Executivo
30/09/2014 - 16:30 - TV e Rádio Assembleia realizam cobertura das eleições
29/09/2014 - 11:30 - Dezenove regiões do RS estão representadas na 53ª Legislatura do Parlamento gaúcho
25/09/2014 - 17:00 - Lista dos deputados mais votados no RS desde 1947 reflete as mudanças na política brasileira
24/09/2014 - 12:00 - Treze suplentes assumiram cadeiras no Parlamento gaúcho durante a 53ª Legislatura
18/09/2014 - 12:30 - Maioria do eleitorado gaúcho é de mulheres, solteiros e com ensino fundamental incompleto
17/09/2014 - 12:45 - Número de candidaturas ao Parlamento gaúcho cresce quase 5 vezes mais que eleitorado
12/09/2014 - 12:45 - Jornalismo da AL lança portal das eleições nesta segunda-feira
12/09/2014 - 09:00 - Preenchimento de cadeiras no Parlamento gaúcho obedece regras do sistema proporcional
11/09/2014 - 08:30 - Cadeiras do Parlamento gaúcho estão em disputa por 7 coligações e 8 partidos
10/09/2014 - 13:00 - Brasileiros e gaúchos preparam-se para definir os rumos do País e do Rio Grande do Sul

  2012


  2011

03/02/2011 - 14:42 - Jeferson Fernandes e Luis Fernando Schmidt assumem vagas no Parlamento
01/02/2011 - 09:08 - Suplentes assumem no lugar de deputados que são secretários estaduais
31/01/2011 - 18:27 - “Parlamento deve estar à frente dos grandes debates”, diz Villaverde em coletiva à imprensa
31/01/2011 - 16:39 - Nova presidência da Assembleia e parlamentares recebem cumprimentos no Vestíbulo Nobre
31/01/2011 - 16:36 - Sessão solene dá posse aos novos deputados estaduais
31/01/2011 - 16:06 - Villaverde encerra cerimônia de posse e segue para coletiva à imprensa
31/01/2011 - 15:58 - Íntegra do discurso de posse de Adão Villaverde na presidência da ALRS
31/01/2011 - 15:50 - Comitivas de todo o RS lotam Teatro Dante Barone para assistir cerimônia de posse
31/01/2011 - 15:42 - Adão Villaverde profere seu primeiro discurso como presidente da Assembleia Legislativa
31/01/2011 - 15:26 - Villaverde presta homenagem a Cherini e dá início a seu discurso como presidente da ALRS
31/01/2011 - 15:18 - Eleita e empossada nova Mesa Diretora do Parlamento gaúcho
31/01/2011 - 15:11 - Instalada a 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa
31/01/2011 - 15:10 - Cherini credita à cooperação entre parlamentares e servidores os resultados positivos de sua gestão
31/01/2011 - 15:01 - Parlamentares da 53ª Legislatura prestam juramento
31/01/2011 - 14:57 - Íntegra do discurso de despedida de Giovani Cherini na presidência da ALRS
31/01/2011 - 14:53 - Giovani Cherini faz último discurso como presidente da Assembleia
31/01/2011 - 14:42 - Autoridades prestigiam posse da nova Legislatura
31/01/2011 - 14:29 - Começa sessão solene que instala a 53ª Legislatura e dá posse aos parlamentares
31/01/2011 - 13:49 - Cherini afirma que novo presidente da ALRS valorizará o diálogo
31/01/2011 - 13:03 - Anunciada composição da chapa única da Mesa Diretora 2011-2013
31/01/2011 - 11:07 - Mesa Diretora concede coletiva após cerimônia de posse
31/01/2011 - 10:39 - Villaverde assume a presidência do primeiro ano da 53ª Legislatura
31/01/2011 - 09:00 - Sessão solene dá posse a deputados da 53ª Legislatura do Parlamento gaúcho
31/01/2011 - 08:45 - Composição da 53ª Legislatura apresenta renovação de 40%
31/01/2011 - 08:40 - Com 14 parlamentares, PT terá a maior bancada da Assembleia
31/01/2011 - 08:39 - PMDB formou a segunda maior bancada da Assembleia
31/01/2011 - 08:38 - Bancada do PDT mantém sete cadeiras no Parlamento
31/01/2011 - 08:37 - Com sete parlamentares, PP tem a deputada estadual mais votada
31/01/2011 - 08:36 - PTB aumentou sua representatividade na Assembleia
31/01/2011 - 08:35 - PSDB mantém bancada de cinco deputados
31/01/2011 - 08:34 - Com três deputados, PSB terá o parlamentar mais jovem da Assembleia
31/01/2011 - 08:33 - Com dois deputados eleitos, PPS terá diminuição de metade da bancada
31/01/2011 - 08:32 - Democratas perdem duas cadeiras na Assembleia Legislativa
31/01/2011 - 08:31 - Raul Carrion permanece como representante do PCdoB na Assembleia
31/01/2011 - 08:30 - Carlos Gomes será o representante do PRB na Assembleia Legislativa
28/01/2011 - 09:25 - Veículos da Assembleia farão cobertura em tempo real da posse da 53ª Legislatura
26/01/2011 - 09:55 - Acesso de jornalistas e do público na cerimônia de posse da nova legislatura
07/01/2011 - 14:19 - Cassiá Carpes: o desenvolvimento do estado depende da qualificação profissional
07/01/2011 - 08:50 - No primeiro mandato, Catarina quer trabalhar por políticas públicas para a juventude
06/01/2011 - 15:14 - José Sperotto volta ao Parlamento e acredita na política com resultados
06/01/2011 - 09:00 - Marcelo Moraes vai defender a bandeira da fumicultura
05/01/2011 - 15:16 - Jorge Pozzobom pretende defender ações visando o desenvolvimento regional
05/01/2011 - 09:00 - Zilá Breitenbach foca seu segundo mandato na infraestrutura e agricultura
04/01/2011 - 14:35 - Ronaldo Santini chega para seu primeiro mandato com experiência na bagagem
04/01/2011 - 09:00 - Reeleito, Miki Breier seguirá com projetos ligados à infância e ao bem-estar social
03/01/2011 - 08:45 - Ciro Simoni credita sua reeleição ao apoio do litoral norte
01/01/2011 - 10:31 - No primeiro discurso como governador, Tarso destaca o diálogo entre partidos políticos e poderes
01/01/2011 - 09:32 - Tarso presta compromisso constitucional e toma posse como governador do RS

  2010

30/12/2010 - 09:09 - Dr. Basegio: saúde e agricultura serão alguns dos temas em seu primeiro mandato
29/12/2010 - 15:00 - Campeão em relatorias orçamentárias, Adilson Troca vai para quarto mandato
29/12/2010 - 09:33 - Nelsinho Metalúrgico, um mandato dos trabalhadores da região metropolitana
28/12/2010 - 14:09 - Qualificação profissional e geração de emprego serão bandeiras de Álvaro Boessio
27/12/2010 - 15:09 - Pedro Pereira: “Faremos uma oposição responsável, votando a favor do Rio Grande”
27/12/2010 - 10:00 - Educação será principal bandeira do primeiro mandato de Ana Affonso
23/12/2010 - 15:07 - Alexandre Lindenmeyer aposta na inclusão pelo esporte e no desenvolvimento regional
23/12/2010 - 13:15 - Implementar políticas públicas eficientes é o desafio a que se propõe Maria Helena Sartori
22/12/2010 - 10:32 - Educação, Internet e Copa do Mundo estão entre os temas de Mano Changes para o segundo mandato
20/12/2010 - 14:37 - No primeiro mandato, Chicão quer atuar para o desenvolvimento regional
18/12/2010 - 16:21 - Deputados eleitos falam sobre expectativas para seus mandatos
18/12/2010 - 14:56 - Candidatos eleitos são diplomados pelo TRE/RS
17/12/2010 - 13:53 - No primeiro mandato, Alceu Barbosa Velho defenderá novo modelo de pedágios
17/12/2010 - 08:55 - Candidatos eleitos no RS serão diplomados nesta sexta-feira
16/12/2010 - 10:42 - No quinto mandato parlamentar, Aloísio Classmann continuará defendendo o municipalismo
14/12/2010 - 16:03 - Adroaldo Loureiro manterá linha de atuação durante quarto mandato consecutivo na ALRS
13/12/2010 - 13:00 - Altemir Tortelli vai defender a agricultura familiar e a permanência do homem no campo
10/12/2010 - 12:00 - Com apoio da Serra, Marisa Formolo é reeleita para segundo mandato parlamentar
09/12/2010 - 09:44 - João Fischer conquista quinto mandato e mantém defesa ao setor produtivo
08/12/2010 - 13:53 - Miriam Marroni defende novo modelo cultural e escola de tempo integral
07/12/2010 - 16:12 - Reeleito para o quinto mandato, Alexandre Postal promete oposição consciente
06/12/2010 - 14:47 - Gerson Burmann conquista terceiro mandato com foco na educação e desenvolvimento regional
03/12/2010 - 14:30 - Reeleito para o quarto mandato, Frederico Antunes mantém foco no campo e na Fronteira
02/12/2010 - 16:13 - Luis Lauermann defenderá a economia dos Vales do Sinos e do Paranhana
01/12/2010 - 13:28 - Infraestrutura e meio ambiente serão prioridades do segundo mandato de Daniel Bordignon
29/11/2010 - 15:12 - Villaverde chega ao terceiro mandato ampliando votação e atuação
26/11/2010 - 12:00 - Stela Farias é reeleita e direciona atuação em políticas públicas, ética e transparência
25/11/2010 - 13:47 - Atenção constante às comunidades e ao eleitorado norteiam mandatos de Adolfo Brito
24/11/2010 - 11:00 - Gilmar Sossella é reeleito e quer infraestrutura de qualidade para pequenos municípios
22/11/2010 - 16:03 - Gilberto Capoani manterá o foco em saúde, segurança e infraestrutura
19/11/2010 - 10:03 - Após dez anos, Giovani Feltes retorna ao Parlamento para terceiro mandato
18/11/2010 - 09:51 - Eleito para o quarto mandato, Luís Augusto Lara é o mais votado do PTB
17/11/2010 - 11:50 - Márcio Biolchi: “É importante ter a liberdade de não fazer oposição pela oposição”
16/11/2010 - 12:00 - No segundo mandato, Luciano Azevedo seguirá defendendo os interesses da região de Passo Fundo
12/11/2010 - 14:36 - Valdeci de Oliveira: de operário e prefeito a “soldado do governo”
11/11/2010 - 13:32 - Raul Pont assumirá o quarto mandato, agora como situação
10/11/2010 - 14:15 - Paulo Borges, reeleito para 2º mandato, inovou com gabinete itinerante
08/11/2010 - 14:00 - Luiz Fernando Mainardi defenderá Fronteira em primeiro mandato no Legislativo gaúcho
05/11/2010 - 11:13 - Em seu terceiro mandato, Edson Brum seguirá atuando em defesa da agricultura
04/11/2010 - 10:32 - Pedro Westphalen continuará defendendo a saúde como sua principal bandeira
03/11/2010 - 11:23 - Em segundo mandato na Assembleia, Raul Carrion segue priorizando a reforma urbana
01/11/2010 - 10:27 - Dilma Rousseff é a primeira mulher a presidir o Brasil
29/10/2010 - 11:54 - Carlos Gomes: defesa dos excluídos e foco na estruturação da cadeia produtiva da piscicultura
28/10/2010 - 14:00 - Juliana Brizola: “O Rio Grande do Sul precisa voltar a ser referência em educação”
27/10/2010 - 13:52 - Heitor Schuch conquista terceiro mandato consecutivo em defesa do setor primário
25/10/2010 - 10:05 - Paulo Odone focará seu novo mandato na Assembleia em questões estruturais do Estado
22/10/2010 - 09:37 - Deputado mais votado do PSDB, Lucas Redecker quer continuar trabalho do pai
21/10/2010 - 14:00 - Edegar Pretto, o mais votado do PT: “Vou continuar o legado do meu pai”
20/10/2010 - 11:19 - Segundo deputado mais votado, Marco Alba é reeleito para terceiro mandato
18/10/2010 - 14:55 - Silvana Covatti, maior votação do Parlamento gaúcho: “Responsabilidade aumentou”
18/10/2010 - 11:10 - Agência de Notícias apresenta deputados eleitos para 53ª Legislatura
08/10/2010 - 17:00 - Deputados não reeleitos estão entre os suplentes para a 53ª Legislatura
08/10/2010 - 14:00 - Líderes na AL avaliam resultados da eleição e futuras composições - II
08/10/2010 - 09:05 - Líderes na AL avaliam resultados da eleição e possibilidades de futuras composições - I
04/10/2010 - 16:40 - 53ª Legislatura terá mais mulheres, jovens e novos deputados com herança política
04/10/2010 - 13:00 - Aumenta a representação do PT, PTB e PSB no Parlamento gaúcho
04/10/2010 - 00:08 - Assembleia Legislativa tem renovação de 40%
03/10/2010 - 23:48 - Silvana Covatti (PP) é a deputada mais votada para a Assembleia Legislativa
03/10/2010 - 21:55 - Com oito eleitos, PMDB perde duas cadeiras
03/10/2010 - 21:43 - Sete deputados estaduais desta Legislatura vão integrar bancada federal gaúcha
03/10/2010 - 21:41 - Progressistas garantem sete vagas e a deputada mais votada da 53ª Legislatura
03/10/2010 - 20:22 - Bancada do PDT com três novos parlamentares
03/10/2010 - 20:14 - PT está formando maior bancada com vários nomes novos
03/10/2010 - 20:03 - Com mais de 80% das urnas apuradas, Tarso Genro é o novo governador do RS em primeiro turno
03/10/2010 - 19:53 - Bancada do DEM tem um representante

  2006


Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30